PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivera, Alejandra Isabel Vargas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa, Mondragón-Sánchez, Edna Johana, Silva, Kelanne Lima da, Vasconcelos, Fatima Karine Apolonio, Costa, Maria Isabelly Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117
Resumo: Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da cartilha educativa “Prevenção da violência sexual na escola” para a realidade da Costa Rica.Método: estudo metodológico realizado com 61 adolescentes entre 10 e 13 anos; dois tradutores costarriquenhos, dois tradutores brasileiros, um profissional em linguística espanhola, um profissional em linguística brasileira e sete juízes. O período de coleta de dados foi realizado entre os meses de junho a dezembro 2017.Resultados: verificaram-se incongruências no uso de pronomes pessoais em espanhol (“vos”, “tu” e “usted”), ausência de “linguagem inclusiva”, emprego de linguagem e palavras não utilizadas pela população-alvo e discrepâncias em temas, imagens e acerca da realidade cultural da Costa Rica. A decisão foi “necessita de reformas” na aparência e na homogeneização de pronomes.Conclusão: a cartilha poderá ser utilizada em vários ambientes para a realização de ações de educação em saúde, no caso deste estudo, nas escolas. Parte fundamental dos profissionais em enfermagem é ser educador brindando ferramentas aos adolescentes por meio de materiais avaliados cientificamente e facilitando o ensino e aprendizagem.
id UFPR-15_4483333210890fb98ef89ae9084fdff6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84117
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVAAdolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria.Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da cartilha educativa “Prevenção da violência sexual na escola” para a realidade da Costa Rica.Método: estudo metodológico realizado com 61 adolescentes entre 10 e 13 anos; dois tradutores costarriquenhos, dois tradutores brasileiros, um profissional em linguística espanhola, um profissional em linguística brasileira e sete juízes. O período de coleta de dados foi realizado entre os meses de junho a dezembro 2017.Resultados: verificaram-se incongruências no uso de pronomes pessoais em espanhol (“vos”, “tu” e “usted”), ausência de “linguagem inclusiva”, emprego de linguagem e palavras não utilizadas pela população-alvo e discrepâncias em temas, imagens e acerca da realidade cultural da Costa Rica. A decisão foi “necessita de reformas” na aparência e na homogeneização de pronomes.Conclusão: a cartilha poderá ser utilizada em vários ambientes para a realização de ações de educação em saúde, no caso deste estudo, nas escolas. Parte fundamental dos profissionais em enfermagem é ser educador brindando ferramentas aos adolescentes por meio de materiais avaliados cientificamente e facilitando o ensino e aprendizagem.Universidade Federal do ParanáRivera, Alejandra Isabel VargasPinheiro, Patrícia Neyva da CostaMondragón-Sánchez, Edna JohanaSilva, Kelanne Lima daVasconcelos, Fatima Karine ApolonioCosta, Maria Isabelly Fernandes da2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8411710.5380/ce.v27i0.84117Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51313https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51314https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51315https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52125https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52128https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52129https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52130https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52495https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52497https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52498https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/54944https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/54967Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-30T16:27:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/84117Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-11-30T16:27:06Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
title PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
spellingShingle PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
Rivera, Alejandra Isabel Vargas
Adolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria.
title_short PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
title_full PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
title_fullStr PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
title_full_unstemmed PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
title_sort PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
author Rivera, Alejandra Isabel Vargas
author_facet Rivera, Alejandra Isabel Vargas
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Mondragón-Sánchez, Edna Johana
Silva, Kelanne Lima da
Vasconcelos, Fatima Karine Apolonio
Costa, Maria Isabelly Fernandes da
author_role author
author2 Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Mondragón-Sánchez, Edna Johana
Silva, Kelanne Lima da
Vasconcelos, Fatima Karine Apolonio
Costa, Maria Isabelly Fernandes da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivera, Alejandra Isabel Vargas
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Mondragón-Sánchez, Edna Johana
Silva, Kelanne Lima da
Vasconcelos, Fatima Karine Apolonio
Costa, Maria Isabelly Fernandes da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria.
topic Adolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria.
description Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da cartilha educativa “Prevenção da violência sexual na escola” para a realidade da Costa Rica.Método: estudo metodológico realizado com 61 adolescentes entre 10 e 13 anos; dois tradutores costarriquenhos, dois tradutores brasileiros, um profissional em linguística espanhola, um profissional em linguística brasileira e sete juízes. O período de coleta de dados foi realizado entre os meses de junho a dezembro 2017.Resultados: verificaram-se incongruências no uso de pronomes pessoais em espanhol (“vos”, “tu” e “usted”), ausência de “linguagem inclusiva”, emprego de linguagem e palavras não utilizadas pela população-alvo e discrepâncias em temas, imagens e acerca da realidade cultural da Costa Rica. A decisão foi “necessita de reformas” na aparência e na homogeneização de pronomes.Conclusão: a cartilha poderá ser utilizada em vários ambientes para a realização de ações de educação em saúde, no caso deste estudo, nas escolas. Parte fundamental dos profissionais em enfermagem é ser educador brindando ferramentas aos adolescentes por meio de materiais avaliados cientificamente e facilitando o ensino e aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117
10.5380/ce.v27i0.84117
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117
identifier_str_mv 10.5380/ce.v27i0.84117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51313
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51314
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51315
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52125
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52128
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52129
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52130
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52495
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52497
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52498
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/54944
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/54967
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v27i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068305999069184