PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117 |
Resumo: | Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da cartilha educativa “Prevenção da violência sexual na escola” para a realidade da Costa Rica.Método: estudo metodológico realizado com 61 adolescentes entre 10 e 13 anos; dois tradutores costarriquenhos, dois tradutores brasileiros, um profissional em linguística espanhola, um profissional em linguística brasileira e sete juízes. O período de coleta de dados foi realizado entre os meses de junho a dezembro 2017.Resultados: verificaram-se incongruências no uso de pronomes pessoais em espanhol (“vos”, “tu” e “usted”), ausência de “linguagem inclusiva”, emprego de linguagem e palavras não utilizadas pela população-alvo e discrepâncias em temas, imagens e acerca da realidade cultural da Costa Rica. A decisão foi “necessita de reformas” na aparência e na homogeneização de pronomes.Conclusão: a cartilha poderá ser utilizada em vários ambientes para a realização de ações de educação em saúde, no caso deste estudo, nas escolas. Parte fundamental dos profissionais em enfermagem é ser educador brindando ferramentas aos adolescentes por meio de materiais avaliados cientificamente e facilitando o ensino e aprendizagem. |
id |
UFPR-15_4483333210890fb98ef89ae9084fdff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84117 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVAAdolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria.Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da cartilha educativa “Prevenção da violência sexual na escola” para a realidade da Costa Rica.Método: estudo metodológico realizado com 61 adolescentes entre 10 e 13 anos; dois tradutores costarriquenhos, dois tradutores brasileiros, um profissional em linguística espanhola, um profissional em linguística brasileira e sete juízes. O período de coleta de dados foi realizado entre os meses de junho a dezembro 2017.Resultados: verificaram-se incongruências no uso de pronomes pessoais em espanhol (“vos”, “tu” e “usted”), ausência de “linguagem inclusiva”, emprego de linguagem e palavras não utilizadas pela população-alvo e discrepâncias em temas, imagens e acerca da realidade cultural da Costa Rica. A decisão foi “necessita de reformas” na aparência e na homogeneização de pronomes.Conclusão: a cartilha poderá ser utilizada em vários ambientes para a realização de ações de educação em saúde, no caso deste estudo, nas escolas. Parte fundamental dos profissionais em enfermagem é ser educador brindando ferramentas aos adolescentes por meio de materiais avaliados cientificamente e facilitando o ensino e aprendizagem.Universidade Federal do ParanáRivera, Alejandra Isabel VargasPinheiro, Patrícia Neyva da CostaMondragón-Sánchez, Edna JohanaSilva, Kelanne Lima daVasconcelos, Fatima Karine ApolonioCosta, Maria Isabelly Fernandes da2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8411710.5380/ce.v27i0.84117Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51313https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51314https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51315https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52125https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52128https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52129https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52130https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52495https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52497https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52498https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/54944https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/54967Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-30T16:27:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/84117Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-11-30T16:27:06Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA |
title |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA |
spellingShingle |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA Rivera, Alejandra Isabel Vargas Adolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria. |
title_short |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA |
title_full |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA |
title_fullStr |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA |
title_full_unstemmed |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA |
title_sort |
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA |
author |
Rivera, Alejandra Isabel Vargas |
author_facet |
Rivera, Alejandra Isabel Vargas Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa Mondragón-Sánchez, Edna Johana Silva, Kelanne Lima da Vasconcelos, Fatima Karine Apolonio Costa, Maria Isabelly Fernandes da |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa Mondragón-Sánchez, Edna Johana Silva, Kelanne Lima da Vasconcelos, Fatima Karine Apolonio Costa, Maria Isabelly Fernandes da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rivera, Alejandra Isabel Vargas Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa Mondragón-Sánchez, Edna Johana Silva, Kelanne Lima da Vasconcelos, Fatima Karine Apolonio Costa, Maria Isabelly Fernandes da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria. |
topic |
Adolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria. |
description |
Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da cartilha educativa “Prevenção da violência sexual na escola” para a realidade da Costa Rica.Método: estudo metodológico realizado com 61 adolescentes entre 10 e 13 anos; dois tradutores costarriquenhos, dois tradutores brasileiros, um profissional em linguística espanhola, um profissional em linguística brasileira e sete juízes. O período de coleta de dados foi realizado entre os meses de junho a dezembro 2017.Resultados: verificaram-se incongruências no uso de pronomes pessoais em espanhol (“vos”, “tu” e “usted”), ausência de “linguagem inclusiva”, emprego de linguagem e palavras não utilizadas pela população-alvo e discrepâncias em temas, imagens e acerca da realidade cultural da Costa Rica. A decisão foi “necessita de reformas” na aparência e na homogeneização de pronomes.Conclusão: a cartilha poderá ser utilizada em vários ambientes para a realização de ações de educação em saúde, no caso deste estudo, nas escolas. Parte fundamental dos profissionais em enfermagem é ser educador brindando ferramentas aos adolescentes por meio de materiais avaliados cientificamente e facilitando o ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117 10.5380/ce.v27i0.84117 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.84117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84117/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51313 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51314 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/51315 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52125 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52128 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52129 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52130 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52495 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52497 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/52498 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/54944 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84117/54967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068305999069184 |