Construção e avaliação de uma cartilha educacional sobre enfrentamento da violência sexual para mulheres trans
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51811 |
Resumo: | Pessoas trans e travestis são as maiores vítimas de homicídios no Brasil quando comparadas as demais da diversidade sexual e de gênero. Atribui-se a esse fato, muitas das vezes, por causa de assumirem a identidade de gênero oposta ao padrão cis hetero, em que se considera “homem é homem” e “mulher é mulher”. Assim objetivou-se com esse estudo construir uma cartilha educacional válida para mulheres trans sobre o enfrentamento da violência sexual. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos (CAAE 57111622.8.0000.5208), precedido por uma revisão integrativa de literatura sobre a temática em estudo, e, um estudo qualitativo e descritivo objetivando analisar o conhecimento das mulheres trans sobre violência sexual e subsidiar os conteúdos para o desenvolvimento da cartilha, cumprindo-se as seguintes etapas: a) identificação dos conteúdos para o desenvolvimento da cartilha; b) desenvolvimento da cartilha com base na revisão da literatura e entrevistas realizadas com as mulheres trans; c) avaliação de conteúdo e aparência com juízes especialistas; d) avaliação de aparência e semântica com a população-alvo do estudo. Participaram desse estudo, cinco mulheres trans, na faixa etária dos 18 aos 45 anos de idade, negras, pardas, brancas, mestiças, de religião cristã e de matriz africana, residentes no Brasil ou no exterior, alfabetizadas, com curso superior completo ou incompleto, ensino fundamental ou médio completo ou incompleto, heterossexuais, pansexual, acompanhadas em dois ambulatórios especializados no cuidado e acolhimento. Para analisar as informações do estudo qualitativo, empregou-se a análise textual lexicográfica por meio do software gratuito IRAMUTEQ versão 7.0, utilizando a Classificação Hierárquica Descendente, gerando as categorias analíticas: “Realidade do cotidiano de mulheres transexuais e travestis”; “Autonomia das mulheres transexuais e travestis sobre seu corpo e liberdade de expressão”; “Dificuldade em ocupar cargos importantes e espaço na sociedade e consequências da marginalização”; “Processo de transição e questões envoltas”; “Socialização no ambiente em que vive”. Para a organização e processamento dos dados referente à avaliação de conteúdo e de aparência por sete juízes especialistas, foi utilizado o software IBM® SPSS® Statistics. Para verificar a congruência entre eles em relação ao grau de relevância dos itens foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo estabelecido por um nível de concordância mínimo de 80% entre os avaliadores. Os resultados mostraram que a “Cartilha educacional para o enfrentamento da violência sexual” foi avaliada com índice geral de concordância 0,88, IVC superior a 0,78 pelos juízes especialistas, nas dimensões objetivos, estrutura e apresentação e relevância. No processo de avaliação pelas mulheres trans, o índice geral de concordância na dimensão semântica foi obtido com o IVC de 0,95. Assim, consideramos que a cartilha poderá ser usada e compartilhada com as mulheres trans e profissionais que atuam no processo de educação em saúde, minimizando os efeitos das violências perpetradas contra as mulheres trans, visto ser um problema de saúde pública mundial. |
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SILVA, Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/9383575541231761http://lattes.cnpq.br/7392652886296731ARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de2023-08-08T13:15:43Z2023-08-08T13:15:43Z2023-03-29SILVA, Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da. Construção e avaliação de uma cartilha educacional sobre enfrentamento da violência sexual para mulheres trans. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51811Pessoas trans e travestis são as maiores vítimas de homicídios no Brasil quando comparadas as demais da diversidade sexual e de gênero. Atribui-se a esse fato, muitas das vezes, por causa de assumirem a identidade de gênero oposta ao padrão cis hetero, em que se considera “homem é homem” e “mulher é mulher”. Assim objetivou-se com esse estudo construir uma cartilha educacional válida para mulheres trans sobre o enfrentamento da violência sexual. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos (CAAE 57111622.8.0000.5208), precedido por uma revisão integrativa de literatura sobre a temática em estudo, e, um estudo qualitativo e descritivo objetivando analisar o conhecimento das mulheres trans sobre violência sexual e subsidiar os conteúdos para o desenvolvimento da cartilha, cumprindo-se as seguintes etapas: a) identificação dos conteúdos para o desenvolvimento da cartilha; b) desenvolvimento da cartilha com base na revisão da literatura e entrevistas realizadas com as mulheres trans; c) avaliação de conteúdo e aparência com juízes especialistas; d) avaliação de aparência e semântica com a população-alvo do estudo. Participaram desse estudo, cinco mulheres trans, na faixa etária dos 18 aos 45 anos de idade, negras, pardas, brancas, mestiças, de religião cristã e de matriz africana, residentes no Brasil ou no exterior, alfabetizadas, com curso superior completo ou incompleto, ensino fundamental ou médio completo ou incompleto, heterossexuais, pansexual, acompanhadas em dois ambulatórios especializados no cuidado e acolhimento. Para analisar as informações do estudo qualitativo, empregou-se a análise textual lexicográfica por meio do software gratuito IRAMUTEQ versão 7.0, utilizando a Classificação Hierárquica Descendente, gerando as categorias analíticas: “Realidade do cotidiano de mulheres transexuais e travestis”; “Autonomia das mulheres transexuais e travestis sobre seu corpo e liberdade de expressão”; “Dificuldade em ocupar cargos importantes e espaço na sociedade e consequências da marginalização”; “Processo de transição e questões envoltas”; “Socialização no ambiente em que vive”. Para a organização e processamento dos dados referente à avaliação de conteúdo e de aparência por sete juízes especialistas, foi utilizado o software IBM® SPSS® Statistics. Para verificar a congruência entre eles em relação ao grau de relevância dos itens foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo estabelecido por um nível de concordância mínimo de 80% entre os avaliadores. Os resultados mostraram que a “Cartilha educacional para o enfrentamento da violência sexual” foi avaliada com índice geral de concordância 0,88, IVC superior a 0,78 pelos juízes especialistas, nas dimensões objetivos, estrutura e apresentação e relevância. No processo de avaliação pelas mulheres trans, o índice geral de concordância na dimensão semântica foi obtido com o IVC de 0,95. Assim, consideramos que a cartilha poderá ser usada e compartilhada com as mulheres trans e profissionais que atuam no processo de educação em saúde, minimizando os efeitos das violências perpetradas contra as mulheres trans, visto ser um problema de saúde pública mundial.CAPESTrans people and transvestites are the main victims of homicides in Brazil when compared to others of sexual and gender diversity. This fact is often attributed to the fact that they assume the opposite gender identity to the hetero cis pattern, in which “man is man” and “woman is woman”. Thus, the objective of this study is to build an educational booklet on the prevention of sexual violence for trans women that is valid in terms of content and appearance. This is a methodological, qualitative and descriptive development study, approved by the Ethics Committee and Research with Human Beings (CAAE 57111622.8.0000.5208), fulfilling the following steps: a) qualitative and descriptive study aiming to analyze the knowledge of women trans on sexual violence and subsidize the contents for the development of the booklet; b) integrative literature review on the subject under study; c) identification of contents for the development of the booklet; d) development of the booklet based on the literature review and interviews with trans women; e) evaluation of content and appearance with expert judges; f) evaluation of appearance and semantics with the target population of the study. Five trans women participated in this study, aged between 18 and 45 years old, black, brown, white, mestizo, of Christian religion and of African origin, residing in the state of Pernambuco or abroad, literate, with a complete higher education or incomplete, primary or secondary education, complete or incomplete, heterosexual, pansexual, accompanied in two outpatient clinics specialized in the care and reception of them, in the state of Pernambuco, northeastern Brazil. To analyze the information from the qualitative study, lexicographic textual analysis was used using the free software IRAMUTEQ version 7.0, using the Descending Hierarchical Classification, generating the analytical categories: “Reality of the daily life of transsexual and transvestite women”; “Autonomy of transsexual and transvestite women over their bodies and freedom of expression”; “Difficulty in occupying important positions and space in society and consequences of marginalization”; “Transition process and issues involved”; “Socialization in the environment in which it lives”. For the organization and processing of data referring to the evaluation of content and appearance by seven expert judges, the IBM® SPSS® Statistics software was used. To verify the congruence between them in relation to the degree of relevance of the items, the Content Validity Index established by a minimum level of agreement of 80% among the evaluators was used. The results showed that the “Educational booklet for coping with sexual violence” was evaluated with a general agreement index of 0.88, CVI greater than 0.78 by the expert judges, in the objective dimensions, structure and presentation and relevance. In the evaluation process by trans women, the general index of agreement in the semantic dimension was obtained with a CVI of 0.95. Thus, we consider that the booklet can be used and shared with trans women and professionals who work in the health education process, minimizing the effects of violence perpetrated against trans women, as it is a global public health problem.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEnfermagemEducação em SaúdeTecnologia educacionalPessoas TransgênerosDelitos sexuaisConstrução e avaliação de uma cartilha educacional sobre enfrentamento da violência sexual para mulheres transinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da Silva.pdfapplication/pdf4670678https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51811/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adrian%20Tha%c3%ads%20Cardoso%20Santos%20Gomes%20da%20Silva.pdfc98cf2875b7f10440d200487d3756422MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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