SIMULAÇÃO CLÍNICA NA RETENÇÃO TARDIA DE CONHECIMENTO E AUTOCONFIANÇA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81568 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar o efeito tardio do uso da simulação combinada a aula expositiva dialogada em comparação ao uso exclusivo da simulação na autoconfiança e no conhecimento de profissionais de enfermagem diante de situações de parada cardiopulmonar. Método: Quase experimento com pré e pós-teste. Amostra de conveniência de 53 profissionais de enfermagem divididos em grupos controle e experimental. Foram aplicados um questionário semiestruturado e a dimensão Autoconfiança da Escala de Satisfação e Autoconfiança na Aprendizagem. Q testes foram utilizados com valor de p≤ 0,05. Resultados: A autoconfiança aumentou de forma significativa entre os profissionais do grupo experimental (p=0,007) em relação ao controle (p=0,06). Nenhum dos grupos mostrou ganho significativo de conhecimento retido ao longo do tempo. Conclusão: Independentemente da forma como o método de simulação é empregado, ele representa uma estratégia pedagógica que pode possibilitar desenvolvimento e aprimoramento de autoconfiança e fixação tardia do conhecimento em relação a situações de parada cardiopulmonar. |
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SIMULAÇÃO CLÍNICA NA RETENÇÃO TARDIA DE CONHECIMENTO E AUTOCONFIANÇA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: ESTUDO QUASE-EXPERIMENTALEnfermagem; Educação em EnfermagemTreinamento por Simulação; Aprendizagem; Conhecimento; Confiança; Profissionais de Enfermagem.Objetivo: Avaliar o efeito tardio do uso da simulação combinada a aula expositiva dialogada em comparação ao uso exclusivo da simulação na autoconfiança e no conhecimento de profissionais de enfermagem diante de situações de parada cardiopulmonar. Método: Quase experimento com pré e pós-teste. Amostra de conveniência de 53 profissionais de enfermagem divididos em grupos controle e experimental. Foram aplicados um questionário semiestruturado e a dimensão Autoconfiança da Escala de Satisfação e Autoconfiança na Aprendizagem. Q testes foram utilizados com valor de p≤ 0,05. Resultados: A autoconfiança aumentou de forma significativa entre os profissionais do grupo experimental (p=0,007) em relação ao controle (p=0,06). Nenhum dos grupos mostrou ganho significativo de conhecimento retido ao longo do tempo. Conclusão: Independentemente da forma como o método de simulação é empregado, ele representa uma estratégia pedagógica que pode possibilitar desenvolvimento e aprimoramento de autoconfiança e fixação tardia do conhecimento em relação a situações de parada cardiopulmonar.Universidade Federal do ParanáAraújo, Paula Roberta Silvade Sousa Santana, Brenoda Silva Nogueira, Jane Walkíriada Silva Magro, Marcia Cristina2022-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8156810.5380/ce.v27i0.81568Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81568/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81568/49037https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81568/49038https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81568/49039https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81568/49040https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81568/52761Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T16:26:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/81568Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-12T16:26:47Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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