ENSINO DA AIDS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A COMPLEXIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillo, Simone de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maiorino, Fabiana Tavolaro, da Silva, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/34945
Resumo: Estudo cujo objetivo foi investigar a percepção dos docentes de Enfermagem sobre a sua prática pedagógica em HIV/Aids, tendo como referencial teórico o Pensamento Complexo. Trata-se de pesquisa qualitativa com treze docentes graduados em Enfermagem, entre janeiro e julho de 2010, pertencentes a sete Instituições de Ensino Superior de São Paulo. O estudo obedeceu aos princípios éticos e a coleta de dados se deu por meio da Entrevista em Profundidade. Os resultados foram trabalhados pela análise de conteúdo. As categorias evidenciaram que o processo de ensino em HIV/Aids, com base no modelo biomédico, não restringiu o ensino da ética e da cidadania, do estímulo à curiosidade e da criatividade, muito menos, da compreensão do humano com HIV/Aids como um ser complexo, por parte dos docentes. Este estudo mostra a importância da valorização do ensino em relação ao tema HIV/Aids pautado na condição e na solidariedade humana.
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