ENSINO DA AIDS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A COMPLEXIDADE
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/34945 |
Resumo: | Estudo cujo objetivo foi investigar a percepção dos docentes de Enfermagem sobre a sua prática pedagógica em HIV/Aids, tendo como referencial teórico o Pensamento Complexo. Trata-se de pesquisa qualitativa com treze docentes graduados em Enfermagem, entre janeiro e julho de 2010, pertencentes a sete Instituições de Ensino Superior de São Paulo. O estudo obedeceu aos princípios éticos e a coleta de dados se deu por meio da Entrevista em Profundidade. Os resultados foram trabalhados pela análise de conteúdo. As categorias evidenciaram que o processo de ensino em HIV/Aids, com base no modelo biomédico, não restringiu o ensino da ética e da cidadania, do estímulo à curiosidade e da criatividade, muito menos, da compreensão do humano com HIV/Aids como um ser complexo, por parte dos docentes. Este estudo mostra a importância da valorização do ensino em relação ao tema HIV/Aids pautado na condição e na solidariedade humana. |
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ENSINO DA AIDS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A COMPLEXIDADEENSEÑANZA DE SIDA EN LA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ENFERMERÍA Y SU RELACIÓN CON LA COMPLEJIDADTHE TEACHING OF AIDS IN THE VIEW OF LECTURERS OF NURSING AND ITS RELATIONSHIP WITH COMPLEXITYEducación en enfermería; Filosofía en enfermería; Educación superior; Conocimiento; Síndrome de inmunodeficiencia adquirida.Education in nursing; Philosophy in nursing; Higher education; Knowledge; Acquired immunodeficiency syndromeEducação em enferEducação em enfermagem; Filosofia em enfermagem; Educação superior; Conhecimento; Síndrome de imunodeficiência adquirida.Estudo cujo objetivo foi investigar a percepção dos docentes de Enfermagem sobre a sua prática pedagógica em HIV/Aids, tendo como referencial teórico o Pensamento Complexo. Trata-se de pesquisa qualitativa com treze docentes graduados em Enfermagem, entre janeiro e julho de 2010, pertencentes a sete Instituições de Ensino Superior de São Paulo. O estudo obedeceu aos princípios éticos e a coleta de dados se deu por meio da Entrevista em Profundidade. Os resultados foram trabalhados pela análise de conteúdo. As categorias evidenciaram que o processo de ensino em HIV/Aids, com base no modelo biomédico, não restringiu o ensino da ética e da cidadania, do estímulo à curiosidade e da criatividade, muito menos, da compreensão do humano com HIV/Aids como um ser complexo, por parte dos docentes. Este estudo mostra a importância da valorização do ensino em relação ao tema HIV/Aids pautado na condição e na solidariedade humana.Estudio cuyo objetivo fue investigar la percepción de los docentes de Enfermería sobre su práctica pedagógica en HIV/Sida, utilizando como referencial teórico el Pensamiento Complejo. Es una investigación cualitativa, realizada entre enero y julio de 2010, con trece docentes graduados en Enfermería de siete Instituciones de Enseñanza Superior de São Paulo. El estudio obedeció a los principios éticos y los datos fueron obtenidos por medio de la Entrevista en Profundidad. Los resultados fueron trabajados por el análisis de contenido. Las categorías evidenciaron que el proceso de enseñanza en HIV/Sida, con base en el modelo biomédico, no restringió la enseñanza de la ética y de la ciudadanía, del estímulo a la curiosidad y de la creatividad, mucho menos, de la comprensión del humano con HIV/Sida como un ser complejo, por parte de los docentes. Este estudio muestra la importancia de la valoración de la enseñanza acerca del tema HIV/Sida pautado en la condición y en la solidaridad humana.This study aimed to investigate nursing lecturers’ perception regarding their pedagogical practice regarding HIV/AIDS, using Complex Thought as the theoretical framework. This is qualitative research with 13 lecturers who graduated in Nursing, belonging to seven Higher Education Institutions in São Paulo, and was undertaken between January and July 2010. The study respected ethical principles and the data collection occurred through In-depth Interviews. The results were treated using content analysis. The categories evidenced that the teaching process in HIV/AIDS, based in the biomedical model, did not restrict the teaching of ethics, citizenship, encouragement for curiosity, and creativity, much less the understanding of the person with HIV/AIDS as a complex being, on the part of the lecturers. This study shows the importance of valuing teaching in relation to the issue of HIV/AIDS grounded in the human condition and in human solidarity.Universidade Federal do ParanáCamillo, Simone de OliveiraMaiorino, Fabiana Tavolaroda Silva, Ana Lúcia2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3494510.5380/ce.v19i3.34945Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 3 (2014)Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 3 (2014)Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 3 (2014)2176-91331414-853610.5380/ce.v19i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/34945/23224https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/34945/23223https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/34945/17225https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/34945/17226https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/34945/17227https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/34945/17228https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/34945/17229info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:39:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/34945Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:39:27Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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