DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Carla de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caminha, Maria de Fátima Costa, Coutinho, Ana Cláudia Ferreira Pinheiro, Ventura, Claudiane Maria Urbano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897
Resumo: Avaliar conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem no manejo da dor no recém-nascido, segundo a formação profissional. Estudo transversal, realizado na Unidade Neonatal em hospital de referência em Recife, estado de Pernambuco, com 105 profissionais, entre agosto e outubro de 2014. Análise realizada no Stata 12.1, utilizado teste t-Student e considerado p<0,05. Quando comparado conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem, houve melhor desempenho para atitude, embora não tenha sido estatisticamente significante. Em conhecimento e prática, no nível superior, o valor foi significativo para os que receberam treinamento sobre manejo da dor. No nível médio, todas as diferenças de médias foram significantes (p<0,05). Para todos os profissionais, a atitude apresentou maiores médias. Conclui-se que os profissionais que trabalham com o recém-nascido devem ser capacitados e treinados continuamente, para que o conhecimento teórico reflita sobre a prática profissional.
id UFPR-15_5f2bdf6d09ada2aa32f1bd7e567836f2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/42897
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEMDOLOR EN UNIDAD NEONATAL: CONOCIMIENTO, ACTITUD Y PRÁCTICA DEL EQUIPO DE ENFERMERÍAPAIN IN THE NEONATAL UNIT: THE KNOWLEDGE, ATTITUDE AND PRACTICE OF THE NURSING TEAMPain Management; Infant, newborn; Nursing, team; Intensive care units, neonatal.Manejo del dolor; Recién nacido; Equipo de Enfermería; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.Manejo da dor; Recém-nascido; Equipe de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.Avaliar conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem no manejo da dor no recém-nascido, segundo a formação profissional. Estudo transversal, realizado na Unidade Neonatal em hospital de referência em Recife, estado de Pernambuco, com 105 profissionais, entre agosto e outubro de 2014. Análise realizada no Stata 12.1, utilizado teste t-Student e considerado p<0,05. Quando comparado conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem, houve melhor desempenho para atitude, embora não tenha sido estatisticamente significante. Em conhecimento e prática, no nível superior, o valor foi significativo para os que receberam treinamento sobre manejo da dor. No nível médio, todas as diferenças de médias foram significantes (p<0,05). Para todos os profissionais, a atitude apresentou maiores médias. Conclui-se que os profissionais que trabalham com o recém-nascido devem ser capacitados e treinados continuamente, para que o conhecimento teórico reflita sobre a prática profissional.Estudio cuya finalidad fue evaluar conocimiento, actitud y práctica del equipo de enfermería en el manejo del dolor del recién nacido, de acuerdo con la formación profesional. Estudio transversal, realizado en Unidad Neonatal en hospital de referencia en Recife, estado de Pernambuco, con 105 profesionales, entre agosto y octubre de 2014. Análisis realizado en el Stata 12.1, utilizando test t-Student y considerando p<0,05. Si comparados conocimiento, actitud y práctica del equipo de enfermería, hubo mejor desempeño para actitud, a pesar de no ser estadísticamente significante. Acerca de conocimiento y práctica, en nivel superior, el valor fue significativo para los que tuvieron entrenamiento del manejo del dor. En nivel medio, todas las diferencias de medias fueron significantes (p<0,05). Para todos los profesionales, la actitude presentó medias mayores. Se concluye que los profesionales que trabajan con el recién nacido deben ser habilitados y entrenados continuamente, para que el conocimiento teórico sea reflejo sobre la práctica profesional.This study aims to evaluate the knowledge, attitude and practice of the nursing team in the management of pain in the newborn, in terms of professional training. It is a transversal study, undertaken in the Neonatal Unit of a specialist hospital in Recife in the Brazilian state of Pernambuco, with 105 professionals, between August and October 2014. Analysis was undertaken using the Stata 12.1 software, Student’s t-test was used and p<0.05 was considered. When the knowledge, attitude and practice of the nursing team was compared, there was better performance for attitude, although this was not statistically significant. In knowledge and practice, among those with higher education, the value was significant for those who had received training on pain management. For those educated to high school level only, all of the differences of means were significant (p<0.05). For all the professionals, attitude presented higher means. It is concluded that the professionals who work with the newborn must be continuously empowered and trained, such that theoretical knowledge may be reflected in the professional practice.Universidade Federal do ParanáSoares, Ana Carla de OliveiraCaminha, Maria de Fátima CostaCoutinho, Ana Cláudia Ferreira PinheiroVentura, Claudiane Maria Urbano2016-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4289710.5380/ce.v21i2.42897Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)2176-91331414-853610.5380/ce.v21i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897/28163https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897/28164https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22091https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22092https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22745https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22746https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22982https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25028https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25029https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25065https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25066https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25077https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25078Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:36:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/42897Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:36:43Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
DOLOR EN UNIDAD NEONATAL: CONOCIMIENTO, ACTITUD Y PRÁCTICA DEL EQUIPO DE ENFERMERÍA
PAIN IN THE NEONATAL UNIT: THE KNOWLEDGE, ATTITUDE AND PRACTICE OF THE NURSING TEAM
title DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
spellingShingle DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Soares, Ana Carla de Oliveira
Pain Management; Infant, newborn; Nursing, team; Intensive care units, neonatal.
Manejo del dolor; Recién nacido; Equipo de Enfermería; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
Manejo da dor; Recém-nascido; Equipe de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
title_short DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
title_full DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
title_fullStr DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
title_sort DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
author Soares, Ana Carla de Oliveira
author_facet Soares, Ana Carla de Oliveira
Caminha, Maria de Fátima Costa
Coutinho, Ana Cláudia Ferreira Pinheiro
Ventura, Claudiane Maria Urbano
author_role author
author2 Caminha, Maria de Fátima Costa
Coutinho, Ana Cláudia Ferreira Pinheiro
Ventura, Claudiane Maria Urbano
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Carla de Oliveira
Caminha, Maria de Fátima Costa
Coutinho, Ana Cláudia Ferreira Pinheiro
Ventura, Claudiane Maria Urbano
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Pain Management; Infant, newborn; Nursing, team; Intensive care units, neonatal.
Manejo del dolor; Recién nacido; Equipo de Enfermería; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
Manejo da dor; Recém-nascido; Equipe de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
topic Pain Management; Infant, newborn; Nursing, team; Intensive care units, neonatal.
Manejo del dolor; Recién nacido; Equipo de Enfermería; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
Manejo da dor; Recém-nascido; Equipe de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
description Avaliar conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem no manejo da dor no recém-nascido, segundo a formação profissional. Estudo transversal, realizado na Unidade Neonatal em hospital de referência em Recife, estado de Pernambuco, com 105 profissionais, entre agosto e outubro de 2014. Análise realizada no Stata 12.1, utilizado teste t-Student e considerado p<0,05. Quando comparado conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem, houve melhor desempenho para atitude, embora não tenha sido estatisticamente significante. Em conhecimento e prática, no nível superior, o valor foi significativo para os que receberam treinamento sobre manejo da dor. No nível médio, todas as diferenças de médias foram significantes (p<0,05). Para todos os profissionais, a atitude apresentou maiores médias. Conclui-se que os profissionais que trabalham com o recém-nascido devem ser capacitados e treinados continuamente, para que o conhecimento teórico reflita sobre a prática profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-24
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897
10.5380/ce.v21i2.42897
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897
identifier_str_mv 10.5380/ce.v21i2.42897
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897/28163
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897/28164
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22091
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22092
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22745
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22746
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22982
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25028
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25029
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25065
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25066
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25077
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25078
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)
Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)
Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v21i2
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068299847073792