DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897 |
Resumo: | Avaliar conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem no manejo da dor no recém-nascido, segundo a formação profissional. Estudo transversal, realizado na Unidade Neonatal em hospital de referência em Recife, estado de Pernambuco, com 105 profissionais, entre agosto e outubro de 2014. Análise realizada no Stata 12.1, utilizado teste t-Student e considerado p<0,05. Quando comparado conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem, houve melhor desempenho para atitude, embora não tenha sido estatisticamente significante. Em conhecimento e prática, no nível superior, o valor foi significativo para os que receberam treinamento sobre manejo da dor. No nível médio, todas as diferenças de médias foram significantes (p<0,05). Para todos os profissionais, a atitude apresentou maiores médias. Conclui-se que os profissionais que trabalham com o recém-nascido devem ser capacitados e treinados continuamente, para que o conhecimento teórico reflita sobre a prática profissional. |
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DOR EM UNIDADE NEONATAL: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEMDOLOR EN UNIDAD NEONATAL: CONOCIMIENTO, ACTITUD Y PRÁCTICA DEL EQUIPO DE ENFERMERÍAPAIN IN THE NEONATAL UNIT: THE KNOWLEDGE, ATTITUDE AND PRACTICE OF THE NURSING TEAMPain Management; Infant, newborn; Nursing, team; Intensive care units, neonatal.Manejo del dolor; Recién nacido; Equipo de Enfermería; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.Manejo da dor; Recém-nascido; Equipe de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.Avaliar conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem no manejo da dor no recém-nascido, segundo a formação profissional. Estudo transversal, realizado na Unidade Neonatal em hospital de referência em Recife, estado de Pernambuco, com 105 profissionais, entre agosto e outubro de 2014. Análise realizada no Stata 12.1, utilizado teste t-Student e considerado p<0,05. Quando comparado conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem, houve melhor desempenho para atitude, embora não tenha sido estatisticamente significante. Em conhecimento e prática, no nível superior, o valor foi significativo para os que receberam treinamento sobre manejo da dor. No nível médio, todas as diferenças de médias foram significantes (p<0,05). Para todos os profissionais, a atitude apresentou maiores médias. Conclui-se que os profissionais que trabalham com o recém-nascido devem ser capacitados e treinados continuamente, para que o conhecimento teórico reflita sobre a prática profissional.Estudio cuya finalidad fue evaluar conocimiento, actitud y práctica del equipo de enfermería en el manejo del dolor del recién nacido, de acuerdo con la formación profesional. Estudio transversal, realizado en Unidad Neonatal en hospital de referencia en Recife, estado de Pernambuco, con 105 profesionales, entre agosto y octubre de 2014. Análisis realizado en el Stata 12.1, utilizando test t-Student y considerando p<0,05. Si comparados conocimiento, actitud y práctica del equipo de enfermería, hubo mejor desempeño para actitud, a pesar de no ser estadísticamente significante. Acerca de conocimiento y práctica, en nivel superior, el valor fue significativo para los que tuvieron entrenamiento del manejo del dor. En nivel medio, todas las diferencias de medias fueron significantes (p<0,05). Para todos los profesionales, la actitude presentó medias mayores. Se concluye que los profesionales que trabajan con el recién nacido deben ser habilitados y entrenados continuamente, para que el conocimiento teórico sea reflejo sobre la práctica profesional.This study aims to evaluate the knowledge, attitude and practice of the nursing team in the management of pain in the newborn, in terms of professional training. It is a transversal study, undertaken in the Neonatal Unit of a specialist hospital in Recife in the Brazilian state of Pernambuco, with 105 professionals, between August and October 2014. Analysis was undertaken using the Stata 12.1 software, Student’s t-test was used and p<0.05 was considered. When the knowledge, attitude and practice of the nursing team was compared, there was better performance for attitude, although this was not statistically significant. In knowledge and practice, among those with higher education, the value was significant for those who had received training on pain management. For those educated to high school level only, all of the differences of means were significant (p<0.05). For all the professionals, attitude presented higher means. It is concluded that the professionals who work with the newborn must be continuously empowered and trained, such that theoretical knowledge may be reflected in the professional practice.Universidade Federal do ParanáSoares, Ana Carla de OliveiraCaminha, Maria de Fátima CostaCoutinho, Ana Cláudia Ferreira PinheiroVentura, Claudiane Maria Urbano2016-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4289710.5380/ce.v21i2.42897Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)2176-91331414-853610.5380/ce.v21i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897/28163https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42897/28164https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22091https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22092https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22745https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22746https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/22982https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25028https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25029https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25065https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25066https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25077https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/42897/25078Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:36:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/42897Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:36:43Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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