A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇAO
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/26392 |
Resumo: | Estudo relata a experiência de educação continuada, pautada na metodologia problematizadora, tendo como cenário o Centro de Material e Esterilização; foi realizada em outubro de 2009 com 18 profissionais de enfermagem e 8 do serviço de higienização. Teve início partindo da observação da realidade laboral dos profissionais a partir da qual emergiram os pontos-chave relacionados a riscos ambientais do trabalho para a teorização, realizada por meio de roda de conversas, exposição de materiais instrucionais e outras dinâmicas de grupo. Após esta etapa, foram constituídas estratégias para suprir as necessidades oriundas da realidade concreta, por fim o conhecimentos (re)formulado foi aplicado em orientações com os pares. A partir dessa experiência, verificou-se que a aplicação da metodologia problematizadora possibilitou um novo modo de pensar, valorizar e aplicar o conhecimento pessoal no cotidiano da unidade. |
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A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇAOPROBLEMATIZING METHODOLOGY IN ACCIDENT PREVENTION IN A SUPPLY AND STERILE SERVICES CENTERLA METODOLOGÍA PROBLEMATIZADORA EN LA PREVENCIÓN DE ACCIDENTES EN CENTRAL DE MATERIAL Y ESTERILIZACIÓNAcidentes de trabalho; Esterilização; Enfermagem; Educação continuadaWorkplace accidents; Sterilization; Nursing; Continued Education.Accidentes de trabajo; Esterilización; Enfermería; Educación continuada.Estudo relata a experiência de educação continuada, pautada na metodologia problematizadora, tendo como cenário o Centro de Material e Esterilização; foi realizada em outubro de 2009 com 18 profissionais de enfermagem e 8 do serviço de higienização. Teve início partindo da observação da realidade laboral dos profissionais a partir da qual emergiram os pontos-chave relacionados a riscos ambientais do trabalho para a teorização, realizada por meio de roda de conversas, exposição de materiais instrucionais e outras dinâmicas de grupo. Após esta etapa, foram constituídas estratégias para suprir as necessidades oriundas da realidade concreta, por fim o conhecimentos (re)formulado foi aplicado em orientações com os pares. A partir dessa experiência, verificou-se que a aplicação da metodologia problematizadora possibilitou um novo modo de pensar, valorizar e aplicar o conhecimento pessoal no cotidiano da unidade.This study relates an experience of continued education, based on problematizing methodology, which took place in a supplies and sterile services center. It was undertaken in October 2009 with 18 nursing professionals and eight staff from the sterilizing service. Its first stage was observation of the professionals’ work reality, from which emerged the key points related to environmental risks at work. Theorization of these points was carried out through discussion groups, the showing of instructional materials, and other group dynamics. After this stage, strategies for supplying the necessities originating in concrete reality and lastly the knowledge (re)-formulated was applied in orientation of peers. As a result of this experience, it was verified that the application of problematizing methodology rendered possible a new way of thinking, valuing and applying personal knowledge in the unit’s daily routines.El estudio relata la experiencia de educación continuada, basada en la metodología problematizadora, que presentó como escenario el Centro de Material y Esterilización; fue realizada en octubre de 2009 con 18 profesionales de enfermería y 8 del servicio de higienización. Tuvo inicio por medio de la observación de la realidad laboral de los profesionales a partir de la cual surgieron los puntos clave relacionados a riesgos ambientales del trabajo para la teorización, realizada por charlas, exposición de materiales instrucionales y otras dinámicas de grupo. Después de esta etapa, fueron compuestas estrategias para suplir las necesidades que vienen de la realidad concreta; por fin los conocimientos (re)formulados fueron aplicados en orientaciones con las parejas. Con esa experiencia, se verificó que la aplicación de la metodología problematizadora posibilitó un nuevo modo de pensar, valorar y aplicar el conocimiento personal en el cotidiano de la unidad.Universidade Federal do ParanáZuge, Samuel SpiegelbergPadoin, Stela Maris de MelloBrum, Crhis Netto deTronco, Caroline Sissy2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2639210.5380/ce.v17i1.26392Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 1 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 1 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 1 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/26392/17585info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:41:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/26392Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:41:20Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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