ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jean Barros
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone, Saito, Danielle Yuri Takauti, Gryschek, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins, Schveitzer, Mariana Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25193
Resumo: Trata-se de pesquisa qualitativa que objetivou identificar as atitudes de acadêmicos de Enfermagem frente às doenças transmissíveis e às pessoas com estes agravos e reconhecer como a disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis do curso de graduação da Universidade de São Paulo influencia este processo. Situações hipotéticas foram apresentadas antes (2006) e depois (2010) da disciplina para os alunos refletirem; esses registraram sua percepção por escrito, resultando em 69 registros em cada um dos momentos de reflexão. Na análise dos dados foram identificadas as seguintes categorias: medo, preconceito, raiva, tristeza, vergonha, preocupação, insegurança, assistência, curiosidade, esperança e tranquilidade. Os conhecimentos veiculados na disciplina de doenças transmissíveis foram importantes para mobilizar os comportamentos dos estudantes quanto aos preconceitos e aos estigmas. Ademais, o conteúdo teórico prático foi capaz de instrumentalizar os acadêmicos para compreenderem essas doenças como agravos passíveis de tratamento e de acompanhamento por parte da equipe de enfermagem.
id UFPR-15_6af4113d746f61ec98e15558db217aa9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25193
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEISNURSING STUDENTS’ ATTITUDES REGARDING TRANSMISSIBLE DISEASESACTITUDES DE LOS ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA DELANTE DE LAS ENFERMEDADES TRANSMISIBLESEnfermedades transmisibles; Estudiantes de enfermería; Enfermería.Transmissible diseases; Student nurses; Nursing.Doenças transmissíveis; Estudantes de enfermagem; Enfermagem Trata-se de pesquisa qualitativa que objetivou identificar as atitudes de acadêmicos de Enfermagem frente às doenças transmissíveis e às pessoas com estes agravos e reconhecer como a disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis do curso de graduação da Universidade de São Paulo influencia este processo. Situações hipotéticas foram apresentadas antes (2006) e depois (2010) da disciplina para os alunos refletirem; esses registraram sua percepção por escrito, resultando em 69 registros em cada um dos momentos de reflexão. Na análise dos dados foram identificadas as seguintes categorias: medo, preconceito, raiva, tristeza, vergonha, preocupação, insegurança, assistência, curiosidade, esperança e tranquilidade. Os conhecimentos veiculados na disciplina de doenças transmissíveis foram importantes para mobilizar os comportamentos dos estudantes quanto aos preconceitos e aos estigmas. Ademais, o conteúdo teórico prático foi capaz de instrumentalizar os acadêmicos para compreenderem essas doenças como agravos passíveis de tratamento e de acompanhamento por parte da equipe de enfermagem.Es una investigación cualitativa cuyo objetivo fue identificar las actitudes de académicos de Enfermería delante de enfermedades transmisibles y a las personas con estes agravios así como reconocer cómo la disciplina Enfermería en Enfermedades Transmisibles del curso de graduación de la Universidad de São Paulo influencía este proceso. Situaciones hipotéticas fueron presentadas antes (2006) y después (2010) de la disciplina para los alumnos reflexionaren. Ellos registraron su percepción por escrito, resultando en 69 registros en cada uno de los momentos de reflexión. En el análisis de los datos, fueron identificadas las siguientes categorías: miedo, prejuicio, ira, tristeza, verguenza, preocupación, inseguridad, asistencia, curiosidad, esperanza y tranquilidad. Los conocimientos trabajados en la disciplina de enfermedades transmisibles fueron importantes para movilizar los comportamientos de los estudiantes cuanto a los prejuicios y a los estigmas. Además, el contenido teórico práctico fue capaz de instrumentalizar los académicos para comprenderen esas enfermedades como agravios pasibles de tratamiento y de acompañamiento por parte del equipo de Enfermería.This qualitative research aimed to identify the attitudes of undergraduate Nursing students regarding transmissible diseases and the people who have them, and to recognize how the Nursing with Transmissible Diseases course in the University of São Paulo’s undergraduate nursing course influences this process. Hypothetical situations were presented before (2006) and after (2010) the course for the students to reflect on. The students recorded their perceptions in writing, resulting in 69 records for each point (2006 and 2010). On analysis of the data, the following categories were identified: fear, prejudice, anger, sadness, shame, worry, insecurity, care, curiosity, hope and calm. The knowledge conveyed in the transmissible diseases course was important in mobilizing the students’ behaviors regarding prejudice and stigma. Further, the theoretical-practical content was able to instrumentalize the students to understand these illnesses as harm which may be treated and monitored by the nursing team.Universidade Federal do ParanáGomes, Jean BarrosZoboli, Elma Lourdes Campos PavoneSaito, Danielle Yuri TakautiGryschek, Anna Luiza de Fátima Pinho LinsSchveitzer, Mariana Cabral2012-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2519310.5380/ce.v17i3.25193Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25193/19030info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:35:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/25193Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:35:57Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
NURSING STUDENTS’ ATTITUDES REGARDING TRANSMISSIBLE DISEASES
ACTITUDES DE LOS ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA DELANTE DE LAS ENFERMEDADES TRANSMISIBLES
title ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
spellingShingle ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
Gomes, Jean Barros
Enfermedades transmisibles; Estudiantes de enfermería; Enfermería.
Transmissible diseases; Student nurses; Nursing.
Doenças transmissíveis; Estudantes de enfermagem; Enfermagem
title_short ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
title_full ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
title_fullStr ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
title_full_unstemmed ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
title_sort ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
author Gomes, Jean Barros
author_facet Gomes, Jean Barros
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone
Saito, Danielle Yuri Takauti
Gryschek, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins
Schveitzer, Mariana Cabral
author_role author
author2 Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone
Saito, Danielle Yuri Takauti
Gryschek, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins
Schveitzer, Mariana Cabral
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jean Barros
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone
Saito, Danielle Yuri Takauti
Gryschek, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins
Schveitzer, Mariana Cabral
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Enfermedades transmisibles; Estudiantes de enfermería; Enfermería.
Transmissible diseases; Student nurses; Nursing.
Doenças transmissíveis; Estudantes de enfermagem; Enfermagem
topic Enfermedades transmisibles; Estudiantes de enfermería; Enfermería.
Transmissible diseases; Student nurses; Nursing.
Doenças transmissíveis; Estudantes de enfermagem; Enfermagem
description Trata-se de pesquisa qualitativa que objetivou identificar as atitudes de acadêmicos de Enfermagem frente às doenças transmissíveis e às pessoas com estes agravos e reconhecer como a disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis do curso de graduação da Universidade de São Paulo influencia este processo. Situações hipotéticas foram apresentadas antes (2006) e depois (2010) da disciplina para os alunos refletirem; esses registraram sua percepção por escrito, resultando em 69 registros em cada um dos momentos de reflexão. Na análise dos dados foram identificadas as seguintes categorias: medo, preconceito, raiva, tristeza, vergonha, preocupação, insegurança, assistência, curiosidade, esperança e tranquilidade. Os conhecimentos veiculados na disciplina de doenças transmissíveis foram importantes para mobilizar os comportamentos dos estudantes quanto aos preconceitos e aos estigmas. Ademais, o conteúdo teórico prático foi capaz de instrumentalizar os acadêmicos para compreenderem essas doenças como agravos passíveis de tratamento e de acompanhamento por parte da equipe de enfermagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-29
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25193
10.5380/ce.v17i3.25193
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25193
identifier_str_mv 10.5380/ce.v17i3.25193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25193/19030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v17i3
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068298812129280