EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142 |
Resumo: | Objetivo: identificar e avaliar a empatia de estudantes de enfermagem antes e após atividade clínica simulada.Método: trata-se de um estudo quantitativo e quase-experimental, realizado no interior do Estado de São Paulo. Fizeram parte do estudo 107 estudantes de graduação em enfermagem. Foi construído e validado um cenário de simulação clínica de média fidelidade. A empatia foi avaliada por meio do Inventário de Empatia antes e após a atividade clínica simulada.Resultados: houve mudanças positivas após a atividade clínica simulada nos componentes cognitivos da empatia e não houve mudanças, em partes, no componente afetivo da empatia.Conclusão: a atividade clínica simulada bem delineada em um cenário de simulação clínica validada foi capaz de melhorar o componente cognitivo da empatia, porém não foi passível de mudanças no componente afetivo da empatia, o qual transfigura em sentimentos de compaixão e altruísmo. |
id |
UFPR-15_70020bb5f39c63b5dfd751cb76b42b26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/68142 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADAEMPATÍA DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN ACTIVIDAD CLÍNICA SIMULADAEMPATHY OF NURSING STUDENTS IN A SIMULATED CLINICAL ACTIVITYEnfermagem fundamentalEmpatia; Ensino; Educação; Enfermagem; Humanização da Assistência.Empathy; Teaching; Education; Nursing; Humanization of Care.Empatía; Enseñanza; Educación; Enfermería; Humanización de la Asistencia.Objetivo: identificar e avaliar a empatia de estudantes de enfermagem antes e após atividade clínica simulada.Método: trata-se de um estudo quantitativo e quase-experimental, realizado no interior do Estado de São Paulo. Fizeram parte do estudo 107 estudantes de graduação em enfermagem. Foi construído e validado um cenário de simulação clínica de média fidelidade. A empatia foi avaliada por meio do Inventário de Empatia antes e após a atividade clínica simulada.Resultados: houve mudanças positivas após a atividade clínica simulada nos componentes cognitivos da empatia e não houve mudanças, em partes, no componente afetivo da empatia.Conclusão: a atividade clínica simulada bem delineada em um cenário de simulação clínica validada foi capaz de melhorar o componente cognitivo da empatia, porém não foi passível de mudanças no componente afetivo da empatia, o qual transfigura em sentimentos de compaixão e altruísmo.Objetivo: Identificar y evaluar la empatía de estudiantes de enfermería antes y después deactividad clínica simulada.Método: estudio cuantitativo e cuasi experimental, realizado en el interior del Estado deSão Paulo. Participaron del estudio 107 estudiantes de grado de enfermería. Se construyó yvalidó un escenario de simulación clínica de fidelidad media. La empatía se evaluó utilizandoel Inventario de Empatía antes y después de la actividad clínica simulada.Resultados: hubo cambios positivos después de la actividad clínica simulada en loscomponentes cognitivos de la empatía mientras que no los hubo en el componente afectivode la empatía.Conclusión: la actividad clínica simulada bien diseñada en un escenario de simulación clínicavalidado pudo mejorar el componente cognitivo de la empatía, pero no estuvo sujeta acambios en el componente afectivo de la empatía, lo que se transfigura en sentimientos decompasión y altruismo.Objective: To identify and evaluate the empathy of nursing students before and after asimulated clinical activity.Method: This is a quantitative and quasi-experimental study, carried out in the inland of thestate of São Paulo. 107 nursing students participated in the study. A medium-fidelity clinicalsimulation scenario was built and validated. Empathy was evaluated through the EmpathyInventory before and after the simulated clinical activity.Results: There were positive changes after the simulated clinical activity in the cognitivecomponents of empathy and there were no changes, in parts, in the affective component ofempathy.Conclusion: The simulated clinical activity, well outlined in a validated clinical simulationscenario, was able to improve the cognitive component of empathy but was not susceptibleto changes in the affective component of empathy, which transfigures into feelings ofcompassion and altruism.Universidade Federal do ParanáFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Cotta Filho, Cezar KayzukaMeska, Mateus Henrique GonçalvesMachado, Giovanna Cristina ContiFranzon, Juliana ConstantinoMano, Leandro YukioMazzo, Alessandra2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo quase-experimentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6814210.5380/ce.v25i0.68142Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)2176-91331414-853610.5380/ce.v25i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39810https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39813https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39814https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40272https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40273https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40274https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40275https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40366https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/41301https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/41302Direitos autorais 2020 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:03:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/68142Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:03:34Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA EMPATÍA DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN ACTIVIDAD CLÍNICA SIMULADA EMPATHY OF NURSING STUDENTS IN A SIMULATED CLINICAL ACTIVITY |
title |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA |
spellingShingle |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA Cotta Filho, Cezar Kayzuka Enfermagem fundamental Empatia; Ensino; Educação; Enfermagem; Humanização da Assistência. Empathy; Teaching; Education; Nursing; Humanization of Care. Empatía; Enseñanza; Educación; Enfermería; Humanización de la Asistencia. |
title_short |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA |
title_full |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA |
title_fullStr |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA |
title_full_unstemmed |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA |
title_sort |
EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA |
author |
Cotta Filho, Cezar Kayzuka |
author_facet |
Cotta Filho, Cezar Kayzuka Meska, Mateus Henrique Gonçalves Machado, Giovanna Cristina Conti Franzon, Juliana Constantino Mano, Leandro Yukio Mazzo, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Meska, Mateus Henrique Gonçalves Machado, Giovanna Cristina Conti Franzon, Juliana Constantino Mano, Leandro Yukio Mazzo, Alessandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotta Filho, Cezar Kayzuka Meska, Mateus Henrique Gonçalves Machado, Giovanna Cristina Conti Franzon, Juliana Constantino Mano, Leandro Yukio Mazzo, Alessandra |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem fundamental Empatia; Ensino; Educação; Enfermagem; Humanização da Assistência. Empathy; Teaching; Education; Nursing; Humanization of Care. Empatía; Enseñanza; Educación; Enfermería; Humanización de la Asistencia. |
topic |
Enfermagem fundamental Empatia; Ensino; Educação; Enfermagem; Humanização da Assistência. Empathy; Teaching; Education; Nursing; Humanization of Care. Empatía; Enseñanza; Educación; Enfermería; Humanización de la Asistencia. |
description |
Objetivo: identificar e avaliar a empatia de estudantes de enfermagem antes e após atividade clínica simulada.Método: trata-se de um estudo quantitativo e quase-experimental, realizado no interior do Estado de São Paulo. Fizeram parte do estudo 107 estudantes de graduação em enfermagem. Foi construído e validado um cenário de simulação clínica de média fidelidade. A empatia foi avaliada por meio do Inventário de Empatia antes e após a atividade clínica simulada.Resultados: houve mudanças positivas após a atividade clínica simulada nos componentes cognitivos da empatia e não houve mudanças, em partes, no componente afetivo da empatia.Conclusão: a atividade clínica simulada bem delineada em um cenário de simulação clínica validada foi capaz de melhorar o componente cognitivo da empatia, porém não foi passível de mudanças no componente afetivo da empatia, o qual transfigura em sentimentos de compaixão e altruísmo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo quase-experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142 10.5380/ce.v25i0.68142 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v25i0.68142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39810 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39813 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39814 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40272 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40273 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40274 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40275 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40366 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/41301 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/41302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020) Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020) Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v25i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068303483535360 |