EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta Filho, Cezar Kayzuka
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Meska, Mateus Henrique Gonçalves, Machado, Giovanna Cristina Conti, Franzon, Juliana Constantino, Mano, Leandro Yukio, Mazzo, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142
Resumo: Objetivo: identificar e avaliar a empatia de estudantes de enfermagem antes e após atividade clínica simulada.Método: trata-se de um estudo quantitativo e quase-experimental, realizado no interior do Estado de São Paulo. Fizeram parte do estudo 107 estudantes de graduação em enfermagem. Foi construído e validado um cenário de simulação clínica de média fidelidade. A empatia foi avaliada por meio do Inventário de Empatia antes e após a atividade clínica simulada.Resultados: houve mudanças positivas após a atividade clínica simulada nos componentes cognitivos da empatia e não houve mudanças, em partes, no componente afetivo da empatia.Conclusão: a atividade clínica simulada bem delineada em um cenário de simulação clínica validada foi capaz de melhorar o componente cognitivo da empatia, porém não foi passível de mudanças no componente afetivo da empatia, o qual transfigura em sentimentos de compaixão e altruísmo.
id UFPR-15_70020bb5f39c63b5dfd751cb76b42b26
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/68142
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADAEMPATÍA DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN ACTIVIDAD CLÍNICA SIMULADAEMPATHY OF NURSING STUDENTS IN A SIMULATED CLINICAL ACTIVITYEnfermagem fundamentalEmpatia; Ensino; Educação; Enfermagem; Humanização da Assistência.Empathy; Teaching; Education; Nursing; Humanization of Care.Empatía; Enseñanza; Educación; Enfermería; Humanización de la Asistencia.Objetivo: identificar e avaliar a empatia de estudantes de enfermagem antes e após atividade clínica simulada.Método: trata-se de um estudo quantitativo e quase-experimental, realizado no interior do Estado de São Paulo. Fizeram parte do estudo 107 estudantes de graduação em enfermagem. Foi construído e validado um cenário de simulação clínica de média fidelidade. A empatia foi avaliada por meio do Inventário de Empatia antes e após a atividade clínica simulada.Resultados: houve mudanças positivas após a atividade clínica simulada nos componentes cognitivos da empatia e não houve mudanças, em partes, no componente afetivo da empatia.Conclusão: a atividade clínica simulada bem delineada em um cenário de simulação clínica validada foi capaz de melhorar o componente cognitivo da empatia, porém não foi passível de mudanças no componente afetivo da empatia, o qual transfigura em sentimentos de compaixão e altruísmo.Objetivo: Identificar y evaluar la empatía de estudiantes de enfermería antes y después deactividad clínica simulada.Método: estudio cuantitativo e cuasi experimental, realizado en el interior del Estado deSão Paulo. Participaron del estudio 107 estudiantes de grado de enfermería. Se construyó yvalidó un escenario de simulación clínica de fidelidad media. La empatía se evaluó utilizandoel Inventario de Empatía antes y después de la actividad clínica simulada.Resultados: hubo cambios positivos después de la actividad clínica simulada en loscomponentes cognitivos de la empatía mientras que no los hubo en el componente afectivode la empatía.Conclusión: la actividad clínica simulada bien diseñada en un escenario de simulación clínicavalidado pudo mejorar el componente cognitivo de la empatía, pero no estuvo sujeta acambios en el componente afectivo de la empatía, lo que se transfigura en sentimientos decompasión y altruismo.Objective: To identify and evaluate the empathy of nursing students before and after asimulated clinical activity.Method: This is a quantitative and quasi-experimental study, carried out in the inland of thestate of São Paulo. 107 nursing students participated in the study. A medium-fidelity clinicalsimulation scenario was built and validated. Empathy was evaluated through the EmpathyInventory before and after the simulated clinical activity.Results: There were positive changes after the simulated clinical activity in the cognitivecomponents of empathy and there were no changes, in parts, in the affective component ofempathy.Conclusion: The simulated clinical activity, well outlined in a validated clinical simulationscenario, was able to improve the cognitive component of empathy but was not susceptibleto changes in the affective component of empathy, which transfigures into feelings ofcompassion and altruism.Universidade Federal do ParanáFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Cotta Filho, Cezar KayzukaMeska, Mateus Henrique GonçalvesMachado, Giovanna Cristina ContiFranzon, Juliana ConstantinoMano, Leandro YukioMazzo, Alessandra2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo quase-experimentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6814210.5380/ce.v25i0.68142Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)2176-91331414-853610.5380/ce.v25i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39810https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39813https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39814https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40272https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40273https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40274https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40275https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40366https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/41301https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/41302Direitos autorais 2020 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:03:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/68142Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:03:34Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
EMPATÍA DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN ACTIVIDAD CLÍNICA SIMULADA
EMPATHY OF NURSING STUDENTS IN A SIMULATED CLINICAL ACTIVITY
title EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
spellingShingle EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
Cotta Filho, Cezar Kayzuka
Enfermagem fundamental
Empatia; Ensino; Educação; Enfermagem; Humanização da Assistência.
Empathy; Teaching; Education; Nursing; Humanization of Care.
Empatía; Enseñanza; Educación; Enfermería; Humanización de la Asistencia.
title_short EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
title_full EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
title_fullStr EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
title_full_unstemmed EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
title_sort EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA
author Cotta Filho, Cezar Kayzuka
author_facet Cotta Filho, Cezar Kayzuka
Meska, Mateus Henrique Gonçalves
Machado, Giovanna Cristina Conti
Franzon, Juliana Constantino
Mano, Leandro Yukio
Mazzo, Alessandra
author_role author
author2 Meska, Mateus Henrique Gonçalves
Machado, Giovanna Cristina Conti
Franzon, Juliana Constantino
Mano, Leandro Yukio
Mazzo, Alessandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)


dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta Filho, Cezar Kayzuka
Meska, Mateus Henrique Gonçalves
Machado, Giovanna Cristina Conti
Franzon, Juliana Constantino
Mano, Leandro Yukio
Mazzo, Alessandra
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem fundamental
Empatia; Ensino; Educação; Enfermagem; Humanização da Assistência.
Empathy; Teaching; Education; Nursing; Humanization of Care.
Empatía; Enseñanza; Educación; Enfermería; Humanización de la Asistencia.
topic Enfermagem fundamental
Empatia; Ensino; Educação; Enfermagem; Humanização da Assistência.
Empathy; Teaching; Education; Nursing; Humanization of Care.
Empatía; Enseñanza; Educación; Enfermería; Humanización de la Asistencia.
description Objetivo: identificar e avaliar a empatia de estudantes de enfermagem antes e após atividade clínica simulada.Método: trata-se de um estudo quantitativo e quase-experimental, realizado no interior do Estado de São Paulo. Fizeram parte do estudo 107 estudantes de graduação em enfermagem. Foi construído e validado um cenário de simulação clínica de média fidelidade. A empatia foi avaliada por meio do Inventário de Empatia antes e após a atividade clínica simulada.Resultados: houve mudanças positivas após a atividade clínica simulada nos componentes cognitivos da empatia e não houve mudanças, em partes, no componente afetivo da empatia.Conclusão: a atividade clínica simulada bem delineada em um cenário de simulação clínica validada foi capaz de melhorar o componente cognitivo da empatia, porém não foi passível de mudanças no componente afetivo da empatia, o qual transfigura em sentimentos de compaixão e altruísmo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-11
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo quase-experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142
10.5380/ce.v25i0.68142
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142
identifier_str_mv 10.5380/ce.v25i0.68142
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/68142/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39810
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39813
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/39814
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40272
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40273
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40274
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40275
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/40366
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/41301
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/68142/41302
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)
Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)
Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v25i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068303483535360