EL CUIDADO AL RECIÉN NACIDO SOMETIDO A LA DIÁLISIS PERITONEAL: DESAFÍOS PARA EL EQUIPO DE ENFERMERÍA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/37675 |
Resumo: | Objetivou-se neste estudo caracterizar recém-nascidos que apresentaram Lesão Renal Aguda e necessitaram de diálise peritoneal em uma unidade de terapia intensiva neonatal do sul do Brasil no período de 2007 a 2010. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso, no primeiro semestre de 2012, a partir da busca de dados em prontuários, coletados por meio de um instrumento estruturado. Identificaram-se dez recém-nascidos com Lesão Renal Aguda; destes, dois foram submetidos à diálise peritoneal, pois eram prematuros extremos, porém apresentaram complicações e evoluíram a óbito. Conclui-se que conhecer os impasses no cuidado em diálise peritoneal leva à compreensão da necessidade de capacitação profissional e da educação continuada nos serviços de saúde neonatais. |
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EL CUIDADO AL RECIÉN NACIDO SOMETIDO A LA DIÁLISIS PERITONEAL: DESAFÍOS PARA EL EQUIPO DE ENFERMERÍACARE FOR THE NEWBORN WHO RECEIVED PERITONEAL DIALYSIS: CHALLENGES FOR THE NURSING TEAMO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO SUBMETIDO À DIÁLISE PERITONEAL: DESAFIOS PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEMEnfermagem; Saúde do Recém-nascidoInsuficiência renal; Recém-nascido; Diálise peritoneal; Enfermagem neonatal.Insuficiencia renal; Recién nacido; Diálisis peritoneal; Enfermería neonatal.Kidney failure; Newborn; Peritoneal dialysis; Neonatal nursing.Objetivou-se neste estudo caracterizar recém-nascidos que apresentaram Lesão Renal Aguda e necessitaram de diálise peritoneal em uma unidade de terapia intensiva neonatal do sul do Brasil no período de 2007 a 2010. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso, no primeiro semestre de 2012, a partir da busca de dados em prontuários, coletados por meio de um instrumento estruturado. Identificaram-se dez recém-nascidos com Lesão Renal Aguda; destes, dois foram submetidos à diálise peritoneal, pois eram prematuros extremos, porém apresentaram complicações e evoluíram a óbito. Conclui-se que conhecer os impasses no cuidado em diálise peritoneal leva à compreensão da necessidade de capacitação profissional e da educação continuada nos serviços de saúde neonatais.Se objetivó en este estudio caracterizar recién nacidos que presentaron Lesión Renal Aguda y necesitaron de diálisis peritoneal en una unidad de terapia intensiva neonatal del sur de Brasil en el periodo de 2007 a 2010. Para eso, fue realizada una investigación descriptiva del tipo estudio de caso, en el primer semestre de 2012, a partir de la búsqueda de datos en prontuarios, obtenidos por medio de un instrumento estructurado. Fueron identificados diez recién nacidos con Lesión Renal Aguda; de estos, dos fueron sometidos a la diálisis peritoneal, pues eran prematuros extremos, pero presentaron complicaciones y evolucionaron a óbito. Se concluye que conocer los obstáculos en el cuidado en diálisis peritoneal lleva a la comprensión de la necesidad de capacitación profesional y de la educación continuada en los servicios de salud neonatales.This study aimed to characterize newborns with Acute Kidney Injury and who needed peritoneal dialysis in a neonatal intensive care unit in the south of Brazil, in the period 2007 – 2010. To this end, a descriptive study of the case study type was undertaken in the first semester of 2012, based on a search for data in medical records, collected using a structured instrument. A total of 10 newborns with Acute Kidney Injury was identified; of these, two underwent peritoneal dialysis, as they were extremely premature. However, they presented complications and died. It is concluded that knowing the problems in the care in peritoneal dialysis leads to an understanding of the need for professional training and continuous education in the neonatal health services. Universidade Federal do ParanáSilva, Rosane MunhakCarvalho, Karina XavierZilly, AdrianaCarvalho, Fernanda FerreiraSantos, Marieta Fernandes2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritivaapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3767510.5380/ce.v20i1.37675Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)2176-91331414-853610.5380/ce.v20i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/37675/24861https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/37675/24862https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18809https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18810https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18811https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18812https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18813https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18814https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18815https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18816https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18817https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/37675/18818info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:35:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/37675Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:35:53Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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