VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/83876 |
Resumo: | Objetivo: validar conteúdo e aparência de informações para construção de cartilha interativa para famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista.Método: pesquisa metodológica, realizada em Curitiba-PR, Brasil, com 86 experts entre junho a novembro de 2020 com uso da técnica Delphi. Para coleta dos dados, utilizou-se um instrumento contendo variáveis sobre a relevância do conteúdo; clareza e objetividade; e atualização científica. Na análise dos dados, determinou-se o índice de validade de conteúdo ≥75%.Resultados: o conteúdo sobre as características da criança com autismo, diagnóstico, comportamento e direitos foi considerado válido pelos experts na primeira rodada. As informações sobre os sinais da criança com autismo e futuro foram validadas no segundo round, após reformulações sugeridas pelos experts.Conclusão: este recurso educacional tem potencial para contribuir na educação em saúde para famílias de criança com autismo. |
id |
UFPR-15_74876ddfe64f04ea0b73e81526e1e740 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/83876 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMOSaúde; EnfermagemTranstorno de Espectro Autista; Família; Criança; Acesso à Informação; Estudo de validação.Objetivo: validar conteúdo e aparência de informações para construção de cartilha interativa para famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista.Método: pesquisa metodológica, realizada em Curitiba-PR, Brasil, com 86 experts entre junho a novembro de 2020 com uso da técnica Delphi. Para coleta dos dados, utilizou-se um instrumento contendo variáveis sobre a relevância do conteúdo; clareza e objetividade; e atualização científica. Na análise dos dados, determinou-se o índice de validade de conteúdo ≥75%.Resultados: o conteúdo sobre as características da criança com autismo, diagnóstico, comportamento e direitos foi considerado válido pelos experts na primeira rodada. As informações sobre os sinais da criança com autismo e futuro foram validadas no segundo round, após reformulações sugeridas pelos experts.Conclusão: este recurso educacional tem potencial para contribuir na educação em saúde para famílias de criança com autismo.Universidade Federal do ParanáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCarla Galvão SpinilloLaís SanseverinoJulia Elice JurczyszynWeissheimer-Kaufmann, GiseleMazza, Verônica de AzevedoRuthes, Victoria Beatriz Trevisan Nobrega MartinsOliveira, Lucas Ferrari de2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo metodológico, quantitativo.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8387610.5380/ce.v27i0.83876Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/83876/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/50982https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/50983https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/50984https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/50985https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/51000https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/51778https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/53895https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/53896https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54341https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54365https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54606https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54607https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54608Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-30T13:45:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/83876Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-09-30T13:45:46Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO |
title |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO |
spellingShingle |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO Weissheimer-Kaufmann, Gisele Saúde; Enfermagem Transtorno de Espectro Autista; Família; Criança; Acesso à Informação; Estudo de validação. |
title_short |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO |
title_full |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO |
title_fullStr |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO |
title_full_unstemmed |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO |
title_sort |
VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO |
author |
Weissheimer-Kaufmann, Gisele |
author_facet |
Weissheimer-Kaufmann, Gisele Mazza, Verônica de Azevedo Ruthes, Victoria Beatriz Trevisan Nobrega Martins Oliveira, Lucas Ferrari de |
author_role |
author |
author2 |
Mazza, Verônica de Azevedo Ruthes, Victoria Beatriz Trevisan Nobrega Martins Oliveira, Lucas Ferrari de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Carla Galvão Spinillo Laís Sanseverino Julia Elice Jurczyszyn |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weissheimer-Kaufmann, Gisele Mazza, Verônica de Azevedo Ruthes, Victoria Beatriz Trevisan Nobrega Martins Oliveira, Lucas Ferrari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde; Enfermagem Transtorno de Espectro Autista; Família; Criança; Acesso à Informação; Estudo de validação. |
topic |
Saúde; Enfermagem Transtorno de Espectro Autista; Família; Criança; Acesso à Informação; Estudo de validação. |
description |
Objetivo: validar conteúdo e aparência de informações para construção de cartilha interativa para famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista.Método: pesquisa metodológica, realizada em Curitiba-PR, Brasil, com 86 experts entre junho a novembro de 2020 com uso da técnica Delphi. Para coleta dos dados, utilizou-se um instrumento contendo variáveis sobre a relevância do conteúdo; clareza e objetividade; e atualização científica. Na análise dos dados, determinou-se o índice de validade de conteúdo ≥75%.Resultados: o conteúdo sobre as características da criança com autismo, diagnóstico, comportamento e direitos foi considerado válido pelos experts na primeira rodada. As informações sobre os sinais da criança com autismo e futuro foram validadas no segundo round, após reformulações sugeridas pelos experts.Conclusão: este recurso educacional tem potencial para contribuir na educação em saúde para famílias de criança com autismo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo metodológico, quantitativo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/83876 10.5380/ce.v27i0.83876 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/83876 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.83876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/83876/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/50982 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/50983 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/50984 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/50985 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/51000 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/51778 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/53895 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/53896 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54341 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54365 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54606 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54607 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/83876/54608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068305250385920 |