ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry, Stéfany
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Padilha, Maria Itayra, Mazera, Maiara Suelen, Silva, Amina Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550
Resumo: Objetivo: agrupar e sintetizar os estudos que abordam o ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis Incuráveis para estudantes de graduação em enfermagem no mundo (1989-2020).Método: revisão de escopo conforme Instituto Joanna Briggs. Estratégia de busca realizada na PubMed, CINAHL, Embase, Web of Science e LILACS. Dois revisores realizaram seleção e extração dos dados de forma independente.Resultados: após busca e remoção de duplicatas, 41 estudos estavam de acordo com os critérios estabelecidos e foram incluídos. A análise de conteúdo resultou em três categorias: Cenários e Estratégias de Ensino; Foco do Ensino; e Efetividade do Ensino.Considerações finais: as ações educativas tiveram efetividade no aumento do conhecimento, diminuição do estigma e ansiedade, e aumento da sensibilidade em promover o cuidado de enfermagem. O ensino dessa temática se mostra importante na atuação da profissão sobre os índices epidemiológicos e na formação dos estudantes de enfermagem para prevenção e promoção em saúde.
id UFPR-15_811a4b0c20a92fb107dada734353cbbb
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84550
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPOEnfermagemDoenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Infecções.Objetivo: agrupar e sintetizar os estudos que abordam o ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis Incuráveis para estudantes de graduação em enfermagem no mundo (1989-2020).Método: revisão de escopo conforme Instituto Joanna Briggs. Estratégia de busca realizada na PubMed, CINAHL, Embase, Web of Science e LILACS. Dois revisores realizaram seleção e extração dos dados de forma independente.Resultados: após busca e remoção de duplicatas, 41 estudos estavam de acordo com os critérios estabelecidos e foram incluídos. A análise de conteúdo resultou em três categorias: Cenários e Estratégias de Ensino; Foco do Ensino; e Efetividade do Ensino.Considerações finais: as ações educativas tiveram efetividade no aumento do conhecimento, diminuição do estigma e ansiedade, e aumento da sensibilidade em promover o cuidado de enfermagem. O ensino dessa temática se mostra importante na atuação da profissão sobre os índices epidemiológicos e na formação dos estudantes de enfermagem para prevenção e promoção em saúde.Federal University of ParanáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Petry, StéfanyPadilha, Maria ItayraMazera, Maiara SuelenSilva, Amina Regina2023-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de escopoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8455010.1590/ce.v28i0.84550Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51760https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51761https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51762https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/52751https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/52752https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/53054https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/53055https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57016https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57017https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57018https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57019https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57680https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57681https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57682https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57683https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57684https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57685https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57686Direitos autorais 2023 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/84550Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
title ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
spellingShingle ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
Petry, Stéfany
Enfermagem
Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Infecções.
title_short ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
title_full ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
title_fullStr ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
title_full_unstemmed ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
title_sort ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
author Petry, Stéfany
author_facet Petry, Stéfany
Padilha, Maria Itayra
Mazera, Maiara Suelen
Silva, Amina Regina
author_role author
author2 Padilha, Maria Itayra
Mazera, Maiara Suelen
Silva, Amina Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry, Stéfany
Padilha, Maria Itayra
Mazera, Maiara Suelen
Silva, Amina Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Infecções.
topic Enfermagem
Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Infecções.
description Objetivo: agrupar e sintetizar os estudos que abordam o ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis Incuráveis para estudantes de graduação em enfermagem no mundo (1989-2020).Método: revisão de escopo conforme Instituto Joanna Briggs. Estratégia de busca realizada na PubMed, CINAHL, Embase, Web of Science e LILACS. Dois revisores realizaram seleção e extração dos dados de forma independente.Resultados: após busca e remoção de duplicatas, 41 estudos estavam de acordo com os critérios estabelecidos e foram incluídos. A análise de conteúdo resultou em três categorias: Cenários e Estratégias de Ensino; Foco do Ensino; e Efetividade do Ensino.Considerações finais: as ações educativas tiveram efetividade no aumento do conhecimento, diminuição do estigma e ansiedade, e aumento da sensibilidade em promover o cuidado de enfermagem. O ensino dessa temática se mostra importante na atuação da profissão sobre os índices epidemiológicos e na formação dos estudantes de enfermagem para prevenção e promoção em saúde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-07
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de escopo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550
10.1590/ce.v28i0.84550
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550
identifier_str_mv 10.1590/ce.v28i0.84550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51760
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51761
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51762
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/52751
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/52752
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/53054
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/53055
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57016
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57017
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57018
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57019
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57680
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57681
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57682
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57683
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57684
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57685
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57686
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
2176-9133
1414-8536
10.1590/ce.v28i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068289300496384