ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550 |
Resumo: | Objetivo: agrupar e sintetizar os estudos que abordam o ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis Incuráveis para estudantes de graduação em enfermagem no mundo (1989-2020).Método: revisão de escopo conforme Instituto Joanna Briggs. Estratégia de busca realizada na PubMed, CINAHL, Embase, Web of Science e LILACS. Dois revisores realizaram seleção e extração dos dados de forma independente.Resultados: após busca e remoção de duplicatas, 41 estudos estavam de acordo com os critérios estabelecidos e foram incluídos. A análise de conteúdo resultou em três categorias: Cenários e Estratégias de Ensino; Foco do Ensino; e Efetividade do Ensino.Considerações finais: as ações educativas tiveram efetividade no aumento do conhecimento, diminuição do estigma e ansiedade, e aumento da sensibilidade em promover o cuidado de enfermagem. O ensino dessa temática se mostra importante na atuação da profissão sobre os índices epidemiológicos e na formação dos estudantes de enfermagem para prevenção e promoção em saúde. |
id |
UFPR-15_811a4b0c20a92fb107dada734353cbbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84550 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPOEnfermagemDoenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Infecções.Objetivo: agrupar e sintetizar os estudos que abordam o ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis Incuráveis para estudantes de graduação em enfermagem no mundo (1989-2020).Método: revisão de escopo conforme Instituto Joanna Briggs. Estratégia de busca realizada na PubMed, CINAHL, Embase, Web of Science e LILACS. Dois revisores realizaram seleção e extração dos dados de forma independente.Resultados: após busca e remoção de duplicatas, 41 estudos estavam de acordo com os critérios estabelecidos e foram incluídos. A análise de conteúdo resultou em três categorias: Cenários e Estratégias de Ensino; Foco do Ensino; e Efetividade do Ensino.Considerações finais: as ações educativas tiveram efetividade no aumento do conhecimento, diminuição do estigma e ansiedade, e aumento da sensibilidade em promover o cuidado de enfermagem. O ensino dessa temática se mostra importante na atuação da profissão sobre os índices epidemiológicos e na formação dos estudantes de enfermagem para prevenção e promoção em saúde.Federal University of ParanáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Petry, StéfanyPadilha, Maria ItayraMazera, Maiara SuelenSilva, Amina Regina2023-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de escopoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8455010.1590/ce.v28i0.84550Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51760https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51761https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51762https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/52751https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/52752https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/53054https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/53055https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57016https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57017https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57018https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57019https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57680https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57681https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57682https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57683https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57684https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57685https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57686Direitos autorais 2023 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/84550Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO |
title |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO |
spellingShingle |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO Petry, Stéfany Enfermagem Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Infecções. |
title_short |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO |
title_full |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO |
title_fullStr |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO |
title_full_unstemmed |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO |
title_sort |
ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO |
author |
Petry, Stéfany |
author_facet |
Petry, Stéfany Padilha, Maria Itayra Mazera, Maiara Suelen Silva, Amina Regina |
author_role |
author |
author2 |
Padilha, Maria Itayra Mazera, Maiara Suelen Silva, Amina Regina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petry, Stéfany Padilha, Maria Itayra Mazera, Maiara Suelen Silva, Amina Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Infecções. |
topic |
Enfermagem Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem; Infecções. |
description |
Objetivo: agrupar e sintetizar os estudos que abordam o ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis Incuráveis para estudantes de graduação em enfermagem no mundo (1989-2020).Método: revisão de escopo conforme Instituto Joanna Briggs. Estratégia de busca realizada na PubMed, CINAHL, Embase, Web of Science e LILACS. Dois revisores realizaram seleção e extração dos dados de forma independente.Resultados: após busca e remoção de duplicatas, 41 estudos estavam de acordo com os critérios estabelecidos e foram incluídos. A análise de conteúdo resultou em três categorias: Cenários e Estratégias de Ensino; Foco do Ensino; e Efetividade do Ensino.Considerações finais: as ações educativas tiveram efetividade no aumento do conhecimento, diminuição do estigma e ansiedade, e aumento da sensibilidade em promover o cuidado de enfermagem. O ensino dessa temática se mostra importante na atuação da profissão sobre os índices epidemiológicos e na formação dos estudantes de enfermagem para prevenção e promoção em saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de escopo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550 10.1590/ce.v28i0.84550 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550 |
identifier_str_mv |
10.1590/ce.v28i0.84550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84550/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51760 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51761 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/51762 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/52751 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/52752 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/53054 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/53055 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57016 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57017 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57018 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57019 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57680 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57681 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57682 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57683 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57684 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57685 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84550/57686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) 2176-9133 1414-8536 10.1590/ce.v28i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068289300496384 |