O dito e o não dito no ensino das infecções sexualmente transmissíveis
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100483 |
Resumo: | Resumo Objetivo Analisar o dito e o não dito no ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis em um Curso de Graduação em Enfermagem do Sul do Brasil. Métodos Pesquisa qualitativa, de cunho histórico-social, com uso de fontes orais e documentais. As fontes orais foram 13 docentes do curso e as documentais foram Catálogos Oficiais produzidos pela instituição, Projeto Político Pedagógico disponíveis online e planos de ensino de disciplinas. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2018 e abril de 2019. A análise dos dados foi fundamentada na proposta operativa de Minayo e discutida através do referencial teórico da Vulnerabilidade. Resultados Emergiram três categorias de análise (Des)preparo do docente e dos profissionais de saúde para lidar com o tema; (Des)preparo dos estudantes acerca da própria vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis; Enfoque do currículo do curso de enfermagem com as populações vulneráveis. O ensino da sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e populações vulneráveis foi evidenciado como tópico que envolve muitas dificuldades ainda associadas a tabus e estigmas. Existe uma preocupação com relação ao preparo do docente, como também com os futuros profissionais de saúde e sua atuação nos campos de prática. Os estudantes de enfermagem não percebem a própria vulnerabilidade e suas dificuldades diante da aproximação de grupos vulneráveis durante o processo formativo. Conclusão Aspectos relativos à sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e às populações vulneráveis estão presentes no ensino e na prática profissional em enfermagem. Esses tópicos respondem a necessidade da sociedade e a importância em intervir e refletir sobre os mesmos. |
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