ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Eduardo Borba
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zanin, Mariana Mendonça, Oliveira, Robson Douglas de, Borba, Érica de Oliveira, Gasparin, Luiz Alberto, Manica, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema. A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010. Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos. Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema. O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo.
id UFPR-15_b5bbef325532156aedbb785108c9ec3a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/21822
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?NURSING TEACHING: WHO DISCUSSES WHAT IS DISCUSSED?ENSEÑANZA DE ENFERMERÍA: ¿QUIÉN DISCUTE Y LO QUÉ ES DISCUTIDO?Ensino de enfermagem; Educação; Saúde.Nursing Teaching; Education; Health.Enseñanza de enfermería; Educación; Salud.O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema. A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010. Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos. Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema. O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo.This work aims to describe the way in which Nursing Teaching is being discussed and the profile of the authors who discuss it. The literature search was undertaken via the Internet, searching for articles indexed in the SciELO database, with the search term ‘Nurse Teaching’ as subject, on April 15th 2010. All 11 articles found were analyzed. The results suggest that scientific research in the area of Nurse Teaching is under-developed but that the authors of the articles analyzed possess appropriate academic backgrounds for reflecting on the subject. The main focus of the studies is the changes which have happened, and, in some studies, the necessity for changes to keep up with the economic, political and social context and changes in public health policy over time.El presente trabajo tuvo por objetivo describir de que modo la Enseñanza de Enfermería está siendo discutida y el perfil de los autores que discuten ese tema. La investigación de revisión sistemática fue operacionalizada por medio de la búsqueda electrónica de artículos indexados en la base de datos SciELO, por medio del descriptor “Enseñanza de Enfermería”, en “Asunto”, el día 15 de abril de 2010. Fueron analizados todos los artículos encontrados, tolalizando un universo de 11 trabajos. Los resultados sugieren que la investigación científica en área de Enseñanza de Enfermería todavía es poco desarrollada y que los autores de los artículos analizados poseen formación académica adecuada a la reflexión neste tema. El principal foco de los estudios son las cambios sufridas o, en algunos estudios, la necesidad de cambios en la Enseñanza de Enfermería para atender al contexto económico, político y social y las evoluciones de las políticas públicas de salud a lo largo del tiempo.Universidade Federal do ParanáNeves, Eduardo BorbaZanin, Mariana MendonçaOliveira, Robson Douglas deBorba, Érica de OliveiraGasparin, Luiz AlbertoManica, Vera Lucia2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2182210.5380/ce.v16i2.21822Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)2176-91331414-853610.5380/ce.v16i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822/14233info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-04T16:53:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/21822Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-02-04T16:53:29Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
NURSING TEACHING: WHO DISCUSSES WHAT IS DISCUSSED?
ENSEÑANZA DE ENFERMERÍA: ¿QUIÉN DISCUTE Y LO QUÉ ES DISCUTIDO?
title ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
spellingShingle ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
Neves, Eduardo Borba
Ensino de enfermagem; Educação; Saúde.
Nursing Teaching; Education; Health.
Enseñanza de enfermería; Educación; Salud.
title_short ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
title_full ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
title_fullStr ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
title_full_unstemmed ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
title_sort ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
author Neves, Eduardo Borba
author_facet Neves, Eduardo Borba
Zanin, Mariana Mendonça
Oliveira, Robson Douglas de
Borba, Érica de Oliveira
Gasparin, Luiz Alberto
Manica, Vera Lucia
author_role author
author2 Zanin, Mariana Mendonça
Oliveira, Robson Douglas de
Borba, Érica de Oliveira
Gasparin, Luiz Alberto
Manica, Vera Lucia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Eduardo Borba
Zanin, Mariana Mendonça
Oliveira, Robson Douglas de
Borba, Érica de Oliveira
Gasparin, Luiz Alberto
Manica, Vera Lucia
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de enfermagem; Educação; Saúde.
Nursing Teaching; Education; Health.
Enseñanza de enfermería; Educación; Salud.
topic Ensino de enfermagem; Educação; Saúde.
Nursing Teaching; Education; Health.
Enseñanza de enfermería; Educación; Salud.
description O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema. A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010. Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos. Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema. O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822
10.5380/ce.v16i2.21822
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822
identifier_str_mv 10.5380/ce.v16i2.21822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822/14233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v16i2
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068294084100096