ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema. A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010. Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos. Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema. O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo. |
id |
UFPR-15_b5bbef325532156aedbb785108c9ec3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/21822 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?NURSING TEACHING: WHO DISCUSSES WHAT IS DISCUSSED?ENSEÑANZA DE ENFERMERÍA: ¿QUIÉN DISCUTE Y LO QUÉ ES DISCUTIDO?Ensino de enfermagem; Educação; Saúde.Nursing Teaching; Education; Health.Enseñanza de enfermería; Educación; Salud.O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema. A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010. Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos. Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema. O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo.This work aims to describe the way in which Nursing Teaching is being discussed and the profile of the authors who discuss it. The literature search was undertaken via the Internet, searching for articles indexed in the SciELO database, with the search term ‘Nurse Teaching’ as subject, on April 15th 2010. All 11 articles found were analyzed. The results suggest that scientific research in the area of Nurse Teaching is under-developed but that the authors of the articles analyzed possess appropriate academic backgrounds for reflecting on the subject. The main focus of the studies is the changes which have happened, and, in some studies, the necessity for changes to keep up with the economic, political and social context and changes in public health policy over time.El presente trabajo tuvo por objetivo describir de que modo la Enseñanza de Enfermería está siendo discutida y el perfil de los autores que discuten ese tema. La investigación de revisión sistemática fue operacionalizada por medio de la búsqueda electrónica de artículos indexados en la base de datos SciELO, por medio del descriptor “Enseñanza de Enfermería”, en “Asunto”, el día 15 de abril de 2010. Fueron analizados todos los artículos encontrados, tolalizando un universo de 11 trabajos. Los resultados sugieren que la investigación científica en área de Enseñanza de Enfermería todavía es poco desarrollada y que los autores de los artículos analizados poseen formación académica adecuada a la reflexión neste tema. El principal foco de los estudios son las cambios sufridas o, en algunos estudios, la necesidad de cambios en la Enseñanza de Enfermería para atender al contexto económico, político y social y las evoluciones de las políticas públicas de salud a lo largo del tiempo.Universidade Federal do ParanáNeves, Eduardo BorbaZanin, Mariana MendonçaOliveira, Robson Douglas deBorba, Érica de OliveiraGasparin, Luiz AlbertoManica, Vera Lucia2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2182210.5380/ce.v16i2.21822Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011)2176-91331414-853610.5380/ce.v16i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822/14233info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-04T16:53:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/21822Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-02-04T16:53:29Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? NURSING TEACHING: WHO DISCUSSES WHAT IS DISCUSSED? ENSEÑANZA DE ENFERMERÍA: ¿QUIÉN DISCUTE Y LO QUÉ ES DISCUTIDO? |
title |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? |
spellingShingle |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? Neves, Eduardo Borba Ensino de enfermagem; Educação; Saúde. Nursing Teaching; Education; Health. Enseñanza de enfermería; Educación; Salud. |
title_short |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? |
title_full |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? |
title_fullStr |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? |
title_sort |
ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? |
author |
Neves, Eduardo Borba |
author_facet |
Neves, Eduardo Borba Zanin, Mariana Mendonça Oliveira, Robson Douglas de Borba, Érica de Oliveira Gasparin, Luiz Alberto Manica, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Zanin, Mariana Mendonça Oliveira, Robson Douglas de Borba, Érica de Oliveira Gasparin, Luiz Alberto Manica, Vera Lucia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Eduardo Borba Zanin, Mariana Mendonça Oliveira, Robson Douglas de Borba, Érica de Oliveira Gasparin, Luiz Alberto Manica, Vera Lucia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de enfermagem; Educação; Saúde. Nursing Teaching; Education; Health. Enseñanza de enfermería; Educación; Salud. |
topic |
Ensino de enfermagem; Educação; Saúde. Nursing Teaching; Education; Health. Enseñanza de enfermería; Educación; Salud. |
description |
O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema. A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010. Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos. Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema. O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822 10.5380/ce.v16i2.21822 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v16i2.21822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/21822/14233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011) Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011) Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 2 (2011) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v16i2 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068294084100096 |