Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Zeyne Alves Pires
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Scherer, Edson Arthur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461
Resumo: Trata-se de uma reflexão teórica acerca do ensino de enfermagem. Inicialmente é feita uma contextualização em relação ao mundo globalizado e as repercussões de seus paradigmas sobre o homem e, conseqüentemente, sobre o aprendizado do estudante de enfermagem. Em seguida é enfocada a lacuna teórico-prática estabelecida no aprendizado da enfermagem. Dos educadores é esperado que mostrem a relevância da integração destes diferentes saberes aos alunos. Além disto, que sejam o pivô de um processo que ajude os estudantes a aplicar o conhecimento teórico nas situações práticas, reduzindo a diferença entre o que é considerado ideal e o que é real no trabalho. O modelo bio-psico-social-econômico-cultural valoriza o cuidado ao indivíduo nos diferentes contextos das organizações e pode vir a fundamentar a prática. Outro questionamento suscitado é quanto temos cuidado do outro na sua dimensão corporal, mental, espiritual e noética, além da atenção ao indivíduo que cuida.
id USP-38_4dd151b9fd7dc68ca42ab6a9de5e1f5a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2461
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-práticaReflections on nursing teaching in the post-modernity era and the metaphor of a theory-practice gapReflexiones sobre la enseñanza de enfermería en la postmodernidad y la metáfora de una laguna teórico-prácticaenfermagemensinoeducação em enfermagemaprendizagemenfermeríaenseñanzaeducación en enfermeríaaprendizajenursingteachingnursing educationlearningTrata-se de uma reflexão teórica acerca do ensino de enfermagem. Inicialmente é feita uma contextualização em relação ao mundo globalizado e as repercussões de seus paradigmas sobre o homem e, conseqüentemente, sobre o aprendizado do estudante de enfermagem. Em seguida é enfocada a lacuna teórico-prática estabelecida no aprendizado da enfermagem. Dos educadores é esperado que mostrem a relevância da integração destes diferentes saberes aos alunos. Além disto, que sejam o pivô de um processo que ajude os estudantes a aplicar o conhecimento teórico nas situações práticas, reduzindo a diferença entre o que é considerado ideal e o que é real no trabalho. O modelo bio-psico-social-econômico-cultural valoriza o cuidado ao indivíduo nos diferentes contextos das organizações e pode vir a fundamentar a prática. Outro questionamento suscitado é quanto temos cuidado do outro na sua dimensão corporal, mental, espiritual e noética, além da atenção ao indivíduo que cuida.This article presents a theoretical reflection on nursing teaching. First, we contextualize the topic regarding the globalized world and the repercussions of its paradigms on mankind and, consequently, on nursing students' learning. Next, we focus on the theory-practice gap established in the nursing learning. Educators are expected to show students the relevance of integrating these different types of knowledge. Moreover, to play a pivotal role in a process that helps students to apply theoretical knowledge in practical situations, reducing the difference between what is considered ideal and what is real. The bio-psycho-social-economic-cultural model values the care for the individual in the different organizational contexts and can base the practice. Another inquiry that emerged is about the extent to which we have assisted others in their corporal, mental, spiritual and noetic dimensions, in addition to the attention delivered to the care-giver.Se presenta una reflexión sobre la enseñanza de enfermería. Inicialmente fue realizada una contextualización con relación al mundo globalizado y las repercusiones de sus paradigmas sobre el hombre y, en consecuencia, sobre el aprendizaje del estudiante de enfermería. Seguidamente se enfoca la laguna entre la teoría y la práctica durante el aprendizaje de enfermería. De los profesores se espera que muestren la importancia de la integración de los diversos conocimientos para los alumnos. Así como, que sea la base de un proceso que permita a los estudiantes aplicar el conocimiento teórico en situaciones prácticas, reduciendo la diferencia entre lo ideal y lo real en el trabajo. El modelo bio-psico-social-económico-cultural valora el cuidado al individuo en sus diversos contextos organizacionales y fundamenta la práctica. Una otra discusión se suscita cuando cuidamos del otro en su dimensión corporal, mental, espiritual y fenomenológica, además de la atención dada al individuo que cuida.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/246110.1590/S0104-11692007000300021Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 3 (2007); 498-501Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 3 (2007); 498-501Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 3 (2007); 498-5011518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2844https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2845https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2846Scherer, Zeyne Alves PiresScherer, Edson Arthurinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:51:07Zoai:revistas.usp.br:article/2461Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:51:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
Reflections on nursing teaching in the post-modernity era and the metaphor of a theory-practice gap
Reflexiones sobre la enseñanza de enfermería en la postmodernidad y la metáfora de una laguna teórico-práctica
title Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
Scherer, Zeyne Alves Pires
enfermagem
ensino
educação em enfermagem
aprendizagem
enfermería
enseñanza
educación en enfermería
aprendizaje
nursing
teaching
nursing education
learning
title_short Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
title_full Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
title_sort Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
author Scherer, Zeyne Alves Pires
author_facet Scherer, Zeyne Alves Pires
Scherer, Edson Arthur
author_role author
author2 Scherer, Edson Arthur
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Zeyne Alves Pires
Scherer, Edson Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
ensino
educação em enfermagem
aprendizagem
enfermería
enseñanza
educación en enfermería
aprendizaje
nursing
teaching
nursing education
learning
topic enfermagem
ensino
educação em enfermagem
aprendizagem
enfermería
enseñanza
educación en enfermería
aprendizaje
nursing
teaching
nursing education
learning
description Trata-se de uma reflexão teórica acerca do ensino de enfermagem. Inicialmente é feita uma contextualização em relação ao mundo globalizado e as repercussões de seus paradigmas sobre o homem e, conseqüentemente, sobre o aprendizado do estudante de enfermagem. Em seguida é enfocada a lacuna teórico-prática estabelecida no aprendizado da enfermagem. Dos educadores é esperado que mostrem a relevância da integração destes diferentes saberes aos alunos. Além disto, que sejam o pivô de um processo que ajude os estudantes a aplicar o conhecimento teórico nas situações práticas, reduzindo a diferença entre o que é considerado ideal e o que é real no trabalho. O modelo bio-psico-social-econômico-cultural valoriza o cuidado ao indivíduo nos diferentes contextos das organizações e pode vir a fundamentar a prática. Outro questionamento suscitado é quanto temos cuidado do outro na sua dimensão corporal, mental, espiritual e noética, além da atenção ao indivíduo que cuida.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461
10.1590/S0104-11692007000300021
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000300021
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2844
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2845
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 3 (2007); 498-501
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 3 (2007); 498-501
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 3 (2007); 498-501
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222842544979968