Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão teórica acerca do ensino de enfermagem. Inicialmente é feita uma contextualização em relação ao mundo globalizado e as repercussões de seus paradigmas sobre o homem e, conseqüentemente, sobre o aprendizado do estudante de enfermagem. Em seguida é enfocada a lacuna teórico-prática estabelecida no aprendizado da enfermagem. Dos educadores é esperado que mostrem a relevância da integração destes diferentes saberes aos alunos. Além disto, que sejam o pivô de um processo que ajude os estudantes a aplicar o conhecimento teórico nas situações práticas, reduzindo a diferença entre o que é considerado ideal e o que é real no trabalho. O modelo bio-psico-social-econômico-cultural valoriza o cuidado ao indivíduo nos diferentes contextos das organizações e pode vir a fundamentar a prática. Outro questionamento suscitado é quanto temos cuidado do outro na sua dimensão corporal, mental, espiritual e noética, além da atenção ao indivíduo que cuida. |
id |
USP-38_4dd151b9fd7dc68ca42ab6a9de5e1f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2461 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-práticaReflections on nursing teaching in the post-modernity era and the metaphor of a theory-practice gapReflexiones sobre la enseñanza de enfermería en la postmodernidad y la metáfora de una laguna teórico-prácticaenfermagemensinoeducação em enfermagemaprendizagemenfermeríaenseñanzaeducación en enfermeríaaprendizajenursingteachingnursing educationlearningTrata-se de uma reflexão teórica acerca do ensino de enfermagem. Inicialmente é feita uma contextualização em relação ao mundo globalizado e as repercussões de seus paradigmas sobre o homem e, conseqüentemente, sobre o aprendizado do estudante de enfermagem. Em seguida é enfocada a lacuna teórico-prática estabelecida no aprendizado da enfermagem. Dos educadores é esperado que mostrem a relevância da integração destes diferentes saberes aos alunos. Além disto, que sejam o pivô de um processo que ajude os estudantes a aplicar o conhecimento teórico nas situações práticas, reduzindo a diferença entre o que é considerado ideal e o que é real no trabalho. O modelo bio-psico-social-econômico-cultural valoriza o cuidado ao indivíduo nos diferentes contextos das organizações e pode vir a fundamentar a prática. Outro questionamento suscitado é quanto temos cuidado do outro na sua dimensão corporal, mental, espiritual e noética, além da atenção ao indivíduo que cuida.This article presents a theoretical reflection on nursing teaching. First, we contextualize the topic regarding the globalized world and the repercussions of its paradigms on mankind and, consequently, on nursing students' learning. Next, we focus on the theory-practice gap established in the nursing learning. Educators are expected to show students the relevance of integrating these different types of knowledge. Moreover, to play a pivotal role in a process that helps students to apply theoretical knowledge in practical situations, reducing the difference between what is considered ideal and what is real. The bio-psycho-social-economic-cultural model values the care for the individual in the different organizational contexts and can base the practice. Another inquiry that emerged is about the extent to which we have assisted others in their corporal, mental, spiritual and noetic dimensions, in addition to the attention delivered to the care-giver.Se presenta una reflexión sobre la enseñanza de enfermería. Inicialmente fue realizada una contextualización con relación al mundo globalizado y las repercusiones de sus paradigmas sobre el hombre y, en consecuencia, sobre el aprendizaje del estudiante de enfermería. Seguidamente se enfoca la laguna entre la teoría y la práctica durante el aprendizaje de enfermería. De los profesores se espera que muestren la importancia de la integración de los diversos conocimientos para los alumnos. Así como, que sea la base de un proceso que permita a los estudiantes aplicar el conocimiento teórico en situaciones prácticas, reduciendo la diferencia entre lo ideal y lo real en el trabajo. El modelo bio-psico-social-económico-cultural valora el cuidado al individuo en sus diversos contextos organizacionales y fundamenta la práctica. Una otra discusión se suscita cuando cuidamos del otro en su dimensión corporal, mental, espiritual y fenomenológica, además de la atención dada al individuo que cuida.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/246110.1590/S0104-11692007000300021Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 3 (2007); 498-501Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 3 (2007); 498-501Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 3 (2007); 498-5011518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2844https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2845https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2846Scherer, Zeyne Alves PiresScherer, Edson Arthurinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:51:07Zoai:revistas.usp.br:article/2461Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:51:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática Reflections on nursing teaching in the post-modernity era and the metaphor of a theory-practice gap Reflexiones sobre la enseñanza de enfermería en la postmodernidad y la metáfora de una laguna teórico-práctica |
title |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática Scherer, Zeyne Alves Pires enfermagem ensino educação em enfermagem aprendizagem enfermería enseñanza educación en enfermería aprendizaje nursing teaching nursing education learning |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática |
author |
Scherer, Zeyne Alves Pires |
author_facet |
Scherer, Zeyne Alves Pires Scherer, Edson Arthur |
author_role |
author |
author2 |
Scherer, Edson Arthur |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Zeyne Alves Pires Scherer, Edson Arthur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem ensino educação em enfermagem aprendizagem enfermería enseñanza educación en enfermería aprendizaje nursing teaching nursing education learning |
topic |
enfermagem ensino educação em enfermagem aprendizagem enfermería enseñanza educación en enfermería aprendizaje nursing teaching nursing education learning |
description |
Trata-se de uma reflexão teórica acerca do ensino de enfermagem. Inicialmente é feita uma contextualização em relação ao mundo globalizado e as repercussões de seus paradigmas sobre o homem e, conseqüentemente, sobre o aprendizado do estudante de enfermagem. Em seguida é enfocada a lacuna teórico-prática estabelecida no aprendizado da enfermagem. Dos educadores é esperado que mostrem a relevância da integração destes diferentes saberes aos alunos. Além disto, que sejam o pivô de um processo que ajude os estudantes a aplicar o conhecimento teórico nas situações práticas, reduzindo a diferença entre o que é considerado ideal e o que é real no trabalho. O modelo bio-psico-social-econômico-cultural valoriza o cuidado ao indivíduo nos diferentes contextos das organizações e pode vir a fundamentar a prática. Outro questionamento suscitado é quanto temos cuidado do outro na sua dimensão corporal, mental, espiritual e noética, além da atenção ao indivíduo que cuida. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461 10.1590/S0104-11692007000300021 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000300021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2844 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2845 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2461/2846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 3 (2007); 498-501 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 3 (2007); 498-501 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 3 (2007); 498-501 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222842544979968 |