ACCIONES DE ACOMPAÑANTES DURANTE EL PARTO: COMPRENSIÓN A PARTIR DE LA FENOMENOLOGÍA SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messa, Íris Elisabete Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Honnef, Fernanda, Langendorf, Tassiane Ferreira, Paula, Cristiane Cardoso de, Souza, Ívis Emília de Oliveira, Padoin, Stela Maris de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/69427
Resumo: Objetivo: compreender a intencionalidade das ações dos acompanhantes de mulheres em processo parturitivo.Métodos: pesquisa qualitativa, fenomenológica, desenvolvida em uma unidade de alojamento conjunto em hospital universitário no Sul do Brasil. Realizada entrevista fenomenológica no período de setembro de 2016 a setembro de 2017 com 14 acompanhantes que estavam presentes durante o parto. Análise compreensiva norteada pelo referencial de Alfred Schütz.Resultados: as ações dos acompanhantes consistiram em se manter continuamente presentes, incentivar o parto normal e apoiar nos exercícios e na deambulação. As motivações foram deixar a mulher tranquila para evitar complicações, e minimizar a dor para o nascimento rápido.Conclusão: as ações dos acompanhantes foram pautadas em um modelo tecnocrático obstétrico. O estudo demonstra que é necessário discutir e difundir as boas práticas de atenção ao parto e nascimento e desenvolver ações educativas para que compreendam suas contribuições no processo de parturição e seu papel social.
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Análise compreensiva norteada pelo referencial de Alfred Schütz.Resultados: as ações dos acompanhantes consistiram em se manter continuamente presentes, incentivar o parto normal e apoiar nos exercícios e na deambulação. As motivações foram deixar a mulher tranquila para evitar complicações, e minimizar a dor para o nascimento rápido.Conclusão: as ações dos acompanhantes foram pautadas em um modelo tecnocrático obstétrico. O estudo demonstra que é necessário discutir e difundir as boas práticas de atenção ao parto e nascimento e desenvolver ações educativas para que compreendam suas contribuições no processo de parturição e seu papel social.Objective: To understand the intentionality of the actions of companions during childbirth.Methods: Qualitative phenomenological research developed in a rooming-in facility of ateaching hospital in southern Brazil. Phenomenological interviews were carried out fromSeptember 2016 to September 2017 with 14 companions who were present during childbirth.Comprehensive analysis that used the theoretical framework of Alfred Schütz.Results: the companions’ actions were being permanently present, encourage vaginaldelivery and support exercises and walking. The motivations were to reassure women to avoidcomplications, and to minimize pain so that childbirth was quicker.Conclusion: The companions’ actions were based on an obstetric technocratic model. Thestudy demonstrated the need to discuss and disseminate good practices in childbirth andbirth care, for the understanding of their contributions to the parturition process and theirsocial role.Objetivo: comprender la intencionalidad de las acciones de los acompañantes de mujeres enproceso de parto.Métodos: investigación cualitativa, fenomenológica, desarrollada en una unidad de alojamientoconjunto en hospital universitario en el Sur de Brasil. Se realizó entrevista fenomenológica enel período de septiembre de 2016 a septiembre de 2017 con 14 acompañantes que estabanpresentes durante el parto. Análisis comprensivo basado en el referencial de Alfred Schütz.Resultados: las acciones de los acompañantes consistieron en mantenerse continuamentepresentes, incentivar el parto normal y apoyar en los ejercicios y en la deambulación. Lasmotivaciones fueron las de tranquilizar la mujer para evitar complicaciones, así como minimizarel dolor para el nacimiento rápido.Conclusión: las acciones de los acompañantes se basaron en un modelo tecnocrático obstétrico.El estudio muestra que se necesita discutir y difundir las buenas prácticas de atención alparto y nacimiento, así como desarrollar acciones educativas para que se comprendan suscontribuciones en el proceso de parto y su papel social.Universidade Federal do ParanáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.Messa, Íris Elisabete GomesHonnef, FernandaLangendorf, Tassiane FerreiraPaula, Cristiane Cardoso deSouza, Ívis Emília de OliveiraPadoin, Stela Maris de Mello2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFenomenologiaapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6942710.5380/ce.v25i0.69427Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)Cogitare Enfermagem; v. 25 (2020)2176-91331414-853610.5380/ce.v25i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/69427/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/69427/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/69427/40527https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/69427/40528https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/69427/41205https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/69427/41206https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/69427/42401Direitos autorais 2020 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:04:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/69427Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:04:10Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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