OS OLHARES DE ENFERMEIRAS SOBRE A VULNERABILIDADE DOS ADOLESCENTES EM UM DISTRITO SANITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Melissa dos Reis Pinto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chaves, Marta Nolasco, Larocca, Liliana Muller, Piosiadlo, Laura Christina Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41128
Resumo: Pesquisa exploratória de caráter qualitativo, fundamentada na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. Com objetivo de identificar as vulnerabilidades dos adolescentes segundo o olhar de enfermeiras de um Distrito Sanitário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dezesseis enfermeiras no período de fevereiro a março de 2014, sendo analisados por meio de análise de conteúdo, com apoio do softwarewebQDA. Foram evidenciadas quatro categorias e dezesseis subcategorias, destacandose o reconhecimento de vulnerabilidades nos adolescentes. Na construção social, naturaliza-se que meninos e meninas têm vulnerabilidades diferentes no território. Portanto, para intervenções, é necessária a capacitação dos profissionais e apoio da gestão para que, em ações intersetoriais, sejam atendidas suas necessidades. Concluise que são necessários estudos que discutam à luz de gênero o processo de determinação da vulnerabilidade dos adolescentes para instrumentalizar projetos de intervenção que levem à superação de tais vulnerabilidades.
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Foram evidenciadas quatro categorias e dezesseis subcategorias, destacandose o reconhecimento de vulnerabilidades nos adolescentes. Na construção social, naturaliza-se que meninos e meninas têm vulnerabilidades diferentes no território. Portanto, para intervenções, é necessária a capacitação dos profissionais e apoio da gestão para que, em ações intersetoriais, sejam atendidas suas necessidades. Concluise que são necessários estudos que discutam à luz de gênero o processo de determinação da vulnerabilidade dos adolescentes para instrumentalizar projetos de intervenção que levem à superação de tais vulnerabilidades.Investigación exploratoria cualitativa, fundamentada en la Teoría de la Intervención Práxica de Enfermería en Salud Colectiva. El objetivo fue identificar las vulnerabilidades de los adolescentes bajo la visión de enfermeras de un Distrito Sanitario. Los datos fueron obtenidos por medio de entrevistas semiestructuradas con dieciseis enfermeras en el periodo de febrero a marzo de 2014, siendo estudiados por medio de análisis de contenido, con el software webQDA. Fueron evidenciadas cuatro categorías y dieciseis subcategorías, destacándose el reconocimiento de vulnerabilidades en los adolescentes. En la construcción social, se percibe que chicos y chicas presentan vulnerabilidades distintas en el territorio. Por lo tanto, para intervenciones, es necesaria la capacitación de los profesionales y apoyo de la gestión para que, en acciones intersectoriales, sus necesidades sean atendidas. Se concluye que son necesarios estudios para discutir a la luz de género el proceso de determinación de la vulnerabilidad de los adolescentes para dar herramientas a proyectos de intervención para la superación de tales vulnerabilidades.This exploratory research with a qualitative character, grounded in the Theory of Nursing Praxis Intervention in Collective Health, aims to identify the adolescents’ vulnerabilities according to the view of nurses of a Health District. The data were collected using semistructured interviews held with 16 nurses in February – March 2014, these being analyzed through content analysis, using the webQDA software. Evidence was found for four categories and sixteen subcategories, with emphasis placed on the recognition of vulnerabilities among the adolescents. In the social construction, it is naturalized that boys and girls have different vulnerabilities in the territory. Therefore, for interventions, the training of the professionals and support from the management is necessary such that their needs may be met in interdepartmental actions. It is concluded that studies are necessary which discuss, in the light of gender, the process of determination of the adolescents’ vulnerability, so as to instrumentalize intervention projects which lead to overcoming these vulnerabilities.Universidade Federal do ParanáMafra, Melissa dos Reis PintoChaves, Marta NolascoLarocca, Liliana MullerPiosiadlo, Laura Christina Macedo2015-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4112810.5380/ce.v20i2.41128Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)2176-91331414-853610.5380/ce.v20i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41128/25523https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41128/25522https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/41128/20918https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/41128/20919https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/41128/20920https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/41128/20921https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/41128/20922https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/41128/20923info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:46:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/41128Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:46:02Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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