O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Marília Lima de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Frota, Mirna Albuquerque, Machado, Maria de Fátima Antero Sousa, Vieira, Neiva Francenely Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371
Resumo: Estudo qualitativo com o objetivo de conhecer a percepção do professor como educador de adolescentes em relação a sexo/sexualidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: “sexualidade na escola: percepções e práticas do professor”; “fatores que dificultam a educação sexual na escola”; e “parceria família e escola para o desenvolvimento da educação sexual na escola”. Os resultados revelaram que alguns professores se percebem importantes na educação sexual de alunos; porém, outros transferem-na para outras instituições. Conclui-se que a escola é local privilegiado para a educação sexual de adolescentes; entretanto, os professores encontram desafios para desenvolver esta atividade.
id UFPR-15_e6ab968a7a279b2587b15b0d280407b2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/20371
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTESEL PAPEL DEL PROFESOR EN LA EDUCACIÓN SEXUAL DE ADOLECIENTESTEACHER’S ROLE IN THE SEXUAL EDUCATION OF ADOLESCENTSSalud escolar; Promoción de la salud; Educación sexualSchool health; Health promotion; Sexual educationSaúde escolar; Promoção da saúde; Educação sexualEstudo qualitativo com o objetivo de conhecer a percepção do professor como educador de adolescentes em relação a sexo/sexualidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: “sexualidade na escola: percepções e práticas do professor”; “fatores que dificultam a educação sexual na escola”; e “parceria família e escola para o desenvolvimento da educação sexual na escola”. Os resultados revelaram que alguns professores se percebem importantes na educação sexual de alunos; porém, outros transferem-na para outras instituições. Conclui-se que a escola é local privilegiado para a educação sexual de adolescentes; entretanto, os professores encontram desafios para desenvolver esta atividade.This qualitative study aimed to know the perception of the teacher as educator of adolescents about sex and sexuality. Data were collected through semi structured interviews and analyzed according to Bardin’s content analysis. Emerging categories: “sexuality at school: perceptions and practices of the teacher”; “factors which make sexual education in school difficult”; “family and school partnership for the development of sexual education in school. “ The results revealed that some teachers perceive themselves as important in sexual education for students, but others transfer it to other institutions. It is concluded that the school is a privileged place for the sexual education of adolescents, however teachers face challenges in developing this activityEstudio cualitativo con objetivo de conocer la percepción del profesor como educador de adolecientes acerca de sexo/sexualidad. Los datos fueron recogidos por medio de entrevista semiestructurada y analizados de acuerdo al análisis de contenido de Bardin, surgiendo las categorías: “sexualidad en la escuela: percepciones y prácticas del profesor”; “factores que dificultan la educación sexual en la escuela”; “sociedad familia y escuela para el desarrollo de la educación sexual en la escuela”. Los resultados revelaron que algunos profesores se perciben importantes en la educación sexual de alumnos, pero otros creen que éste es un papel para otras instituciones. Se concluye que la escuela es un sitio privilegiado para la educación sexual de adolecientes, pero los profesores encuentran desafíos para desarrollar esa actividadeUniversidade Federal do ParanáHolanda, Marília Lima deFrota, Mirna AlbuquerqueMachado, Maria de Fátima Antero SousaVieira, Neiva Francenely Cunha2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2037110.5380/ce.v15i4.20371Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)2176-91331414-853610.5380/ce.v15i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371/13540info:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-02T20:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/20371Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2013-10-02T20:09:13Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
EL PAPEL DEL PROFESOR EN LA EDUCACIÓN SEXUAL DE ADOLECIENTES
TEACHER’S ROLE IN THE SEXUAL EDUCATION OF ADOLESCENTS
title O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
spellingShingle O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
Holanda, Marília Lima de
Salud escolar; Promoción de la salud; Educación sexual
School health; Health promotion; Sexual education
Saúde escolar; Promoção da saúde; Educação sexual
title_short O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
title_full O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
title_fullStr O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
title_full_unstemmed O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
title_sort O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
author Holanda, Marília Lima de
author_facet Holanda, Marília Lima de
Frota, Mirna Albuquerque
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Vieira, Neiva Francenely Cunha
author_role author
author2 Frota, Mirna Albuquerque
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Vieira, Neiva Francenely Cunha
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Marília Lima de
Frota, Mirna Albuquerque
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Vieira, Neiva Francenely Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Salud escolar; Promoción de la salud; Educación sexual
School health; Health promotion; Sexual education
Saúde escolar; Promoção da saúde; Educação sexual
topic Salud escolar; Promoción de la salud; Educación sexual
School health; Health promotion; Sexual education
Saúde escolar; Promoção da saúde; Educação sexual
description Estudo qualitativo com o objetivo de conhecer a percepção do professor como educador de adolescentes em relação a sexo/sexualidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: “sexualidade na escola: percepções e práticas do professor”; “fatores que dificultam a educação sexual na escola”; e “parceria família e escola para o desenvolvimento da educação sexual na escola”. Os resultados revelaram que alguns professores se percebem importantes na educação sexual de alunos; porém, outros transferem-na para outras instituições. Conclui-se que a escola é local privilegiado para a educação sexual de adolescentes; entretanto, os professores encontram desafios para desenvolver esta atividade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371
10.5380/ce.v15i4.20371
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371
identifier_str_mv 10.5380/ce.v15i4.20371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371/13540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)
Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)
Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v15i4
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068294236143616