O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371 |
Resumo: | Estudo qualitativo com o objetivo de conhecer a percepção do professor como educador de adolescentes em relação a sexo/sexualidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: “sexualidade na escola: percepções e práticas do professor”; “fatores que dificultam a educação sexual na escola”; e “parceria família e escola para o desenvolvimento da educação sexual na escola”. Os resultados revelaram que alguns professores se percebem importantes na educação sexual de alunos; porém, outros transferem-na para outras instituições. Conclui-se que a escola é local privilegiado para a educação sexual de adolescentes; entretanto, os professores encontram desafios para desenvolver esta atividade. |
id |
UFPR-15_e6ab968a7a279b2587b15b0d280407b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/20371 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTESEL PAPEL DEL PROFESOR EN LA EDUCACIÓN SEXUAL DE ADOLECIENTESTEACHER’S ROLE IN THE SEXUAL EDUCATION OF ADOLESCENTSSalud escolar; Promoción de la salud; Educación sexualSchool health; Health promotion; Sexual educationSaúde escolar; Promoção da saúde; Educação sexualEstudo qualitativo com o objetivo de conhecer a percepção do professor como educador de adolescentes em relação a sexo/sexualidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: “sexualidade na escola: percepções e práticas do professor”; “fatores que dificultam a educação sexual na escola”; e “parceria família e escola para o desenvolvimento da educação sexual na escola”. Os resultados revelaram que alguns professores se percebem importantes na educação sexual de alunos; porém, outros transferem-na para outras instituições. Conclui-se que a escola é local privilegiado para a educação sexual de adolescentes; entretanto, os professores encontram desafios para desenvolver esta atividade.This qualitative study aimed to know the perception of the teacher as educator of adolescents about sex and sexuality. Data were collected through semi structured interviews and analyzed according to Bardin’s content analysis. Emerging categories: “sexuality at school: perceptions and practices of the teacher”; “factors which make sexual education in school difficult”; “family and school partnership for the development of sexual education in school. “ The results revealed that some teachers perceive themselves as important in sexual education for students, but others transfer it to other institutions. It is concluded that the school is a privileged place for the sexual education of adolescents, however teachers face challenges in developing this activityEstudio cualitativo con objetivo de conocer la percepción del profesor como educador de adolecientes acerca de sexo/sexualidad. Los datos fueron recogidos por medio de entrevista semiestructurada y analizados de acuerdo al análisis de contenido de Bardin, surgiendo las categorías: “sexualidad en la escuela: percepciones y prácticas del profesor”; “factores que dificultan la educación sexual en la escuela”; “sociedad familia y escuela para el desarrollo de la educación sexual en la escuela”. Los resultados revelaron que algunos profesores se perciben importantes en la educación sexual de alumnos, pero otros creen que éste es un papel para otras instituciones. Se concluye que la escuela es un sitio privilegiado para la educación sexual de adolecientes, pero los profesores encuentran desafíos para desarrollar esa actividadeUniversidade Federal do ParanáHolanda, Marília Lima deFrota, Mirna AlbuquerqueMachado, Maria de Fátima Antero SousaVieira, Neiva Francenely Cunha2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2037110.5380/ce.v15i4.20371Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)2176-91331414-853610.5380/ce.v15i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371/13540info:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-02T20:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/20371Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2013-10-02T20:09:13Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES EL PAPEL DEL PROFESOR EN LA EDUCACIÓN SEXUAL DE ADOLECIENTES TEACHER’S ROLE IN THE SEXUAL EDUCATION OF ADOLESCENTS |
title |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES |
spellingShingle |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES Holanda, Marília Lima de Salud escolar; Promoción de la salud; Educación sexual School health; Health promotion; Sexual education Saúde escolar; Promoção da saúde; Educação sexual |
title_short |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES |
title_full |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES |
title_fullStr |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES |
title_sort |
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES |
author |
Holanda, Marília Lima de |
author_facet |
Holanda, Marília Lima de Frota, Mirna Albuquerque Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Vieira, Neiva Francenely Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Frota, Mirna Albuquerque Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Vieira, Neiva Francenely Cunha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Marília Lima de Frota, Mirna Albuquerque Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Vieira, Neiva Francenely Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Salud escolar; Promoción de la salud; Educación sexual School health; Health promotion; Sexual education Saúde escolar; Promoção da saúde; Educação sexual |
topic |
Salud escolar; Promoción de la salud; Educación sexual School health; Health promotion; Sexual education Saúde escolar; Promoção da saúde; Educação sexual |
description |
Estudo qualitativo com o objetivo de conhecer a percepção do professor como educador de adolescentes em relação a sexo/sexualidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: “sexualidade na escola: percepções e práticas do professor”; “fatores que dificultam a educação sexual na escola”; e “parceria família e escola para o desenvolvimento da educação sexual na escola”. Os resultados revelaram que alguns professores se percebem importantes na educação sexual de alunos; porém, outros transferem-na para outras instituições. Conclui-se que a escola é local privilegiado para a educação sexual de adolescentes; entretanto, os professores encontram desafios para desenvolver esta atividade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371 10.5380/ce.v15i4.20371 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v15i4.20371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20371/13540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010) Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010) Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v15i4 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068294236143616 |