O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nayara Araujo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Brondani, Jeanine Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055
Resumo: Objetivo: conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Método: estudo qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos. Utilizou-se uma história em quadrinhos cujo tema versa sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.Resultados: O envolvimento da criança no cuidado deu-se na liberdade de expressão, no estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso da história em quadrinhos mostrou-se como uma abordagem capaz de permitir o brincar, o educar e o cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos para a avaliação ampliada da criança.Conclusão: a participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade e ambiente, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e sobre o ambiente.
id UFPR-15_e6fb36d5bf4c631fa4fff44b101c4f92
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/91055
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICAEnfermagem; enfermagem pediátrica.Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia.Objetivo: conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Método: estudo qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos. Utilizou-se uma história em quadrinhos cujo tema versa sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.Resultados: O envolvimento da criança no cuidado deu-se na liberdade de expressão, no estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso da história em quadrinhos mostrou-se como uma abordagem capaz de permitir o brincar, o educar e o cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos para a avaliação ampliada da criança.Conclusão: a participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade e ambiente, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e sobre o ambiente.Federal University of ParanáSousa, Nayara AraujoBrondani, Jeanine Porto2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/9105510.1590/ce.v28i0.91055Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57704https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57705https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57706https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57707https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57708https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57709https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57788https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59448https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59605https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59854https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59855https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59856https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59857https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59858https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59859https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59860Direitos autorais 2023 Nayara Araujo Sousa, Jeanine Porto Brondanihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/91055Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
title O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
spellingShingle O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Sousa, Nayara Araujo
Enfermagem; enfermagem pediátrica.
Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia.
title_short O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
title_full O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
title_fullStr O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
title_full_unstemmed O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
title_sort O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
author Sousa, Nayara Araujo
author_facet Sousa, Nayara Araujo
Brondani, Jeanine Porto
author_role author
author2 Brondani, Jeanine Porto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Nayara Araujo
Brondani, Jeanine Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; enfermagem pediátrica.
Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia.
topic Enfermagem; enfermagem pediátrica.
Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia.
description Objetivo: conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Método: estudo qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos. Utilizou-se uma história em quadrinhos cujo tema versa sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.Resultados: O envolvimento da criança no cuidado deu-se na liberdade de expressão, no estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso da história em quadrinhos mostrou-se como uma abordagem capaz de permitir o brincar, o educar e o cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos para a avaliação ampliada da criança.Conclusão: a participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade e ambiente, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e sobre o ambiente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055
10.1590/ce.v28i0.91055
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055
identifier_str_mv 10.1590/ce.v28i0.91055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57704
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57705
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57706
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57707
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57708
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57709
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57788
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59448
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59605
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59854
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59855
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59856
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59857
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59858
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59859
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59860
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Nayara Araujo Sousa, Jeanine Porto Brondani
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Nayara Araujo Sousa, Jeanine Porto Brondani
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
2176-9133
1414-8536
10.1590/ce.v28i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068289800667136