O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055 |
Resumo: | Objetivo: conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Método: estudo qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos. Utilizou-se uma história em quadrinhos cujo tema versa sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.Resultados: O envolvimento da criança no cuidado deu-se na liberdade de expressão, no estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso da história em quadrinhos mostrou-se como uma abordagem capaz de permitir o brincar, o educar e o cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos para a avaliação ampliada da criança.Conclusão: a participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade e ambiente, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e sobre o ambiente. |
id |
UFPR-15_e6fb36d5bf4c631fa4fff44b101c4f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/91055 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICAEnfermagem; enfermagem pediátrica.Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia.Objetivo: conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Método: estudo qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos. Utilizou-se uma história em quadrinhos cujo tema versa sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.Resultados: O envolvimento da criança no cuidado deu-se na liberdade de expressão, no estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso da história em quadrinhos mostrou-se como uma abordagem capaz de permitir o brincar, o educar e o cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos para a avaliação ampliada da criança.Conclusão: a participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade e ambiente, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e sobre o ambiente.Federal University of ParanáSousa, Nayara AraujoBrondani, Jeanine Porto2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/9105510.1590/ce.v28i0.91055Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57704https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57705https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57706https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57707https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57708https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57709https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57788https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59448https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59605https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59854https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59855https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59856https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59857https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59858https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59859https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59860Direitos autorais 2023 Nayara Araujo Sousa, Jeanine Porto Brondanihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/91055Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA |
title |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA |
spellingShingle |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA Sousa, Nayara Araujo Enfermagem; enfermagem pediátrica. Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia. |
title_short |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA |
title_full |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA |
title_fullStr |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA |
title_full_unstemmed |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA |
title_sort |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA |
author |
Sousa, Nayara Araujo |
author_facet |
Sousa, Nayara Araujo Brondani, Jeanine Porto |
author_role |
author |
author2 |
Brondani, Jeanine Porto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Nayara Araujo Brondani, Jeanine Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem; enfermagem pediátrica. Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia. |
topic |
Enfermagem; enfermagem pediátrica. Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia. |
description |
Objetivo: conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Método: estudo qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos. Utilizou-se uma história em quadrinhos cujo tema versa sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.Resultados: O envolvimento da criança no cuidado deu-se na liberdade de expressão, no estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso da história em quadrinhos mostrou-se como uma abordagem capaz de permitir o brincar, o educar e o cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos para a avaliação ampliada da criança.Conclusão: a participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade e ambiente, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e sobre o ambiente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055 10.1590/ce.v28i0.91055 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055 |
identifier_str_mv |
10.1590/ce.v28i0.91055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/91055/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57704 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57705 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57706 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57707 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57708 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57709 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/57788 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59448 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59605 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59854 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59855 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59856 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59857 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59858 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59859 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/91055/59860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Nayara Araujo Sousa, Jeanine Porto Brondani http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Nayara Araujo Sousa, Jeanine Porto Brondani http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) 2176-9133 1414-8536 10.1590/ce.v28i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068289800667136 |