RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/30391 |
Resumo: | Com o objetivo de avaliar a implementação do portfólio em uma disciplina do Curso de Graduação de Enfermagem após dois anos consecutivos, este estudo tece reflexões sobre a construção de portfólio na formação profissional. Tal experiência foi oriunda dos relatórios dos Seminários Nacionais de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Os aspectos positivos de seu uso focalizam para o desenvolvimento da capacidade crítica do acadêmico, e para a reflexão sobre sua prática profissional; para a capacidade de analisar os problemas e propor soluções e também é um instrumento efetivo na busca de novos conhecimentos. Encontrou-se a repetição de portfólios já apresentados por outros alunos, o estranhamento do método e a dificuldade de autoavaliação. Conclui-se que o tempo e o desenvolvimento em uma única disciplina foram fatores limitantes do seu êxito; o método tem positividades e negatividades, como outras estratégias avaliativas, devendo ser contextualizado quanto ao uso de sua utilização. |
id |
UFPR-15_ff63e253b555aa8d729fc282e19292f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/30391 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMRELATO DE EXPERIENCIA EN LA UTILIZACIÓN DEL PORTFOLIO EN LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍAREPORT OF EXPERIENCE IN USING THE PORTFOLIO IN AN UNDERGRADUATE NURSING COURSEHigher education; Nursing; Educational evaluation.Educação superior; Enfermagem; Avaliação educacionalEducación superior; Enfermería; Evaluación educacional.Com o objetivo de avaliar a implementação do portfólio em uma disciplina do Curso de Graduação de Enfermagem após dois anos consecutivos, este estudo tece reflexões sobre a construção de portfólio na formação profissional. Tal experiência foi oriunda dos relatórios dos Seminários Nacionais de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Os aspectos positivos de seu uso focalizam para o desenvolvimento da capacidade crítica do acadêmico, e para a reflexão sobre sua prática profissional; para a capacidade de analisar os problemas e propor soluções e também é um instrumento efetivo na busca de novos conhecimentos. Encontrou-se a repetição de portfólios já apresentados por outros alunos, o estranhamento do método e a dificuldade de autoavaliação. Conclui-se que o tempo e o desenvolvimento em uma única disciplina foram fatores limitantes do seu êxito; o método tem positividades e negatividades, como outras estratégias avaliativas, devendo ser contextualizado quanto ao uso de sua utilização.This study aimed to evaluate the implementation of the portfolio in a course of the Undergraduate Nursing Course after two consecutive years, and brings together reflections about the construction of a portfolio in professional training. Such an experience was based in the reports of the National Seminars of Guidelines for Nursing Education. The positive aspects of its use focus on the development of the student’s critical ability, for reflection on his or her professional practice; and on the ability to analyze problems and propose solutions. It is also an effective instrument in seeking new knowledge. Repetition of portfolios already presented by other students, finding the method strange, and difficulty in self-evaluation were all found. It is concluded that the time and the development in a single course were limiting factors for its success; the method has positive and negative aspects, like other evaluative strategies, and must be contextualized for use.Conla finalidad de evaluar la implementación del portfolio en una asignatura del curso de graduación de enfermería después de dos años consecutivos, este estudio trae reflexiones acerca de la construcción de portfolio en la formación profesional. Tal experiencia se originó de los informes de los Seminarios Nacionales de Diretrices para la Educación en Enfermería. Los aspectos positivos de su uso apuntan para el desarrollo de la capacidad crítica del académico y para la reflexión acerca de su práctica profesional; para la capacidad de analizar los problemas y proponer soluciones, así como es un instrumento efectivo en la búsqueda de nuevos conocimientos. Hubo repetición de portfolios ya presentados por otros alumnos, la no identificación con el método y la dificultad de autoevaluación. Se concluye que el tiempo y el desarrollo en una única asignatura fueron factores limitantes del éxito; el método tiene puntos positivos y negativos, como otras estrategias de evaluación, siendo necesario ser contextualizado cuanto a su utilización.Universidade Federal do ParanáRodrigues, Rosa Maria2012-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3039110.5380/ce.v17i4.30391Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 4 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 4 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 4 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/30391/19666info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:35:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/30391Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:35:29Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM RELATO DE EXPERIENCIA EN LA UTILIZACIÓN DEL PORTFOLIO EN LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA REPORT OF EXPERIENCE IN USING THE PORTFOLIO IN AN UNDERGRADUATE NURSING COURSE |
title |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
spellingShingle |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Rodrigues, Rosa Maria Higher education; Nursing; Educational evaluation. Educação superior; Enfermagem; Avaliação educacional Educación superior; Enfermería; Evaluación educacional. |
title_short |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_fullStr |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_sort |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
author |
Rodrigues, Rosa Maria |
author_facet |
Rodrigues, Rosa Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rosa Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Higher education; Nursing; Educational evaluation. Educação superior; Enfermagem; Avaliação educacional Educación superior; Enfermería; Evaluación educacional. |
topic |
Higher education; Nursing; Educational evaluation. Educação superior; Enfermagem; Avaliação educacional Educación superior; Enfermería; Evaluación educacional. |
description |
Com o objetivo de avaliar a implementação do portfólio em uma disciplina do Curso de Graduação de Enfermagem após dois anos consecutivos, este estudo tece reflexões sobre a construção de portfólio na formação profissional. Tal experiência foi oriunda dos relatórios dos Seminários Nacionais de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Os aspectos positivos de seu uso focalizam para o desenvolvimento da capacidade crítica do acadêmico, e para a reflexão sobre sua prática profissional; para a capacidade de analisar os problemas e propor soluções e também é um instrumento efetivo na busca de novos conhecimentos. Encontrou-se a repetição de portfólios já apresentados por outros alunos, o estranhamento do método e a dificuldade de autoavaliação. Conclui-se que o tempo e o desenvolvimento em uma única disciplina foram fatores limitantes do seu êxito; o método tem positividades e negatividades, como outras estratégias avaliativas, devendo ser contextualizado quanto ao uso de sua utilização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/30391 10.5380/ce.v17i4.30391 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/30391 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v17i4.30391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/30391/19666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 4 (2012) Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 4 (2012) Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 4 (2012) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v17i4 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068294895697920 |