A demanda por ingressos para jogos de futebol no Brasil: um estudo baseado na série a dos campeonatos brasileiros de 2017 a 2019
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Economia (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/86856 |
Resumo: | Este artigo analisa a demanda por ingressos para jogos de futebol da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino de 2017 a 2019. Por meio de modelagem econométrica, avaliam-se os efeitos do preço, renda e de fatores que afetam as voláteis preferências dos torcedores. O trabalho apresenta avanços em relação aos demais estudos da literatura nacional, sobretudo na estimativa da renda das torcidas e no tratamento da endogeneidade entre preço e demanda. Os resultados obtidos são mais consistentes com as inferências baseadas na teoria microeconômica e na literatura empírica internacional do que os encontrados em estudos prévios sobre o caso brasileiro: os ingressos para o Campeonato Brasileiro seriam um bem normal e sua elasticidade-preço, em módulo, seria inferior à unidade. Variáveis representativas das preferências dos torcedores também apresentaram efeito significativo sobre a demanda. Os resultados têm implicações para os tomadores de decisão dos clubes e demais agentes envolvidos com o futebol brasileiro. |
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A demanda por ingressos para jogos de futebol no Brasil: um estudo baseado na série a dos campeonatos brasileiros de 2017 a 2019ingressos para jogos de futebol; demanda; elasticidade-preço; elasticidade-rendaEste artigo analisa a demanda por ingressos para jogos de futebol da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino de 2017 a 2019. Por meio de modelagem econométrica, avaliam-se os efeitos do preço, renda e de fatores que afetam as voláteis preferências dos torcedores. O trabalho apresenta avanços em relação aos demais estudos da literatura nacional, sobretudo na estimativa da renda das torcidas e no tratamento da endogeneidade entre preço e demanda. Os resultados obtidos são mais consistentes com as inferências baseadas na teoria microeconômica e na literatura empírica internacional do que os encontrados em estudos prévios sobre o caso brasileiro: os ingressos para o Campeonato Brasileiro seriam um bem normal e sua elasticidade-preço, em módulo, seria inferior à unidade. Variáveis representativas das preferências dos torcedores também apresentaram efeito significativo sobre a demanda. Os resultados têm implicações para os tomadores de decisão dos clubes e demais agentes envolvidos com o futebol brasileiro.UFPRPinho, MarceloCarrer, Marcelo JoséFilgueiras, Ricardo2024-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/8685610.5380/re.v44i84.86856Revista de Economia; v. 44, n. 84 (2023); 832-8602316-93970556-578210.5380/re.v44i84reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/86856/51393Direitos autorais 2024 Marcelo Pinho, Marcelo José Carrer, Ricardo Filgueirashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T00:20:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/86856Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2024-01-16T00:20:31Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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