Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877 |
Resumo: | Este artigo investiga a interação universidade-empresa no Brasil, utilizando informações reportadas pelo diretório dos grupos de pesquisa (GPs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A amostra foi composta por informações de 2.623 empresas e 1.663 grupos de pesquisa (GPs), sendo estes distribuídos em 193 instituições de ciência e tecnologia (ICTs). Para esta, foi conduzida uma análise de redes sociais, na qual foi possível identificar padrões de interações entre empresas e ICTs nas diferentes áreas do conhecimento: diferiram em quantidadede atores e convênios - tamanho e estrutura da rede, mas foram similares em nos principais tipos de relacionamento. Pelo caráter da amostra, asuniversidades públicas mostraram-se como principais atores nucleadores. Ademais, alguns destes atores se repetem como nucleadores em diferentes áreas do conhecimento.Company-university interaction network in Brazil: an analysis of social networksAbstract: This article investigates the interaction university-firm in Brazil, using information reported by directory of research groups from CNPq. The sample wascomposed of information from 2,623 firms and 1,663 research groups (GPs), these being distributed in 193 institutions of science and technology (ICTs). For this,was conducted an analysis of social networks, in which it was possible to identify patterns of interactions between firms and ICTs in the different fields of knowledge:differ in amount of actors and edges - size and structure of the network, but were similar in on the main types of relationship. By the character of the sample, the public universities showed as main core actors. In addition, some of these core actors are repeated in different fields of knowledge.Key-words: technological change; firm-university interaction; social network analysis.JEL: O30, O32, C69. |
id |
UFPR-16_661d6aef9191bd254beb4a025c30d034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/28877 |
network_acronym_str |
UFPR-16 |
network_name_str |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociaismudança tecnológica; interação empresa-universidade; análise de redes sociais.Este artigo investiga a interação universidade-empresa no Brasil, utilizando informações reportadas pelo diretório dos grupos de pesquisa (GPs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A amostra foi composta por informações de 2.623 empresas e 1.663 grupos de pesquisa (GPs), sendo estes distribuídos em 193 instituições de ciência e tecnologia (ICTs). Para esta, foi conduzida uma análise de redes sociais, na qual foi possível identificar padrões de interações entre empresas e ICTs nas diferentes áreas do conhecimento: diferiram em quantidadede atores e convênios - tamanho e estrutura da rede, mas foram similares em nos principais tipos de relacionamento. Pelo caráter da amostra, asuniversidades públicas mostraram-se como principais atores nucleadores. Ademais, alguns destes atores se repetem como nucleadores em diferentes áreas do conhecimento.Company-university interaction network in Brazil: an analysis of social networksAbstract: This article investigates the interaction university-firm in Brazil, using information reported by directory of research groups from CNPq. The sample wascomposed of information from 2,623 firms and 1,663 research groups (GPs), these being distributed in 193 institutions of science and technology (ICTs). For this,was conducted an analysis of social networks, in which it was possible to identify patterns of interactions between firms and ICTs in the different fields of knowledge:differ in amount of actors and edges - size and structure of the network, but were similar in on the main types of relationship. By the character of the sample, the public universities showed as main core actors. In addition, some of these core actors are repeated in different fields of knowledge.Key-words: technological change; firm-university interaction; social network analysis.JEL: O30, O32, C69.UFPRPorto, Geciane SilveiraKannebley Júnior, SérgioSelan, BeatrizBaroni, João Paulo M. Terra2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2887710.5380/re.v37i4.28877Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial2316-93970556-578210.5380/re.v37i4reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877/18893info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-11T22:15:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/28877Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2012-09-11T22:15:31Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais |
title |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais |
spellingShingle |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais Porto, Geciane Silveira mudança tecnológica; interação empresa-universidade; análise de redes sociais. |
title_short |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais |
title_full |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais |
title_fullStr |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais |
title_full_unstemmed |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais |
title_sort |
Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais |
author |
Porto, Geciane Silveira |
author_facet |
Porto, Geciane Silveira Kannebley Júnior, Sérgio Selan, Beatriz Baroni, João Paulo M. Terra |
author_role |
author |
author2 |
Kannebley Júnior, Sérgio Selan, Beatriz Baroni, João Paulo M. Terra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Geciane Silveira Kannebley Júnior, Sérgio Selan, Beatriz Baroni, João Paulo M. Terra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mudança tecnológica; interação empresa-universidade; análise de redes sociais. |
topic |
mudança tecnológica; interação empresa-universidade; análise de redes sociais. |
description |
Este artigo investiga a interação universidade-empresa no Brasil, utilizando informações reportadas pelo diretório dos grupos de pesquisa (GPs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A amostra foi composta por informações de 2.623 empresas e 1.663 grupos de pesquisa (GPs), sendo estes distribuídos em 193 instituições de ciência e tecnologia (ICTs). Para esta, foi conduzida uma análise de redes sociais, na qual foi possível identificar padrões de interações entre empresas e ICTs nas diferentes áreas do conhecimento: diferiram em quantidadede atores e convênios - tamanho e estrutura da rede, mas foram similares em nos principais tipos de relacionamento. Pelo caráter da amostra, asuniversidades públicas mostraram-se como principais atores nucleadores. Ademais, alguns destes atores se repetem como nucleadores em diferentes áreas do conhecimento.Company-university interaction network in Brazil: an analysis of social networksAbstract: This article investigates the interaction university-firm in Brazil, using information reported by directory of research groups from CNPq. The sample wascomposed of information from 2,623 firms and 1,663 research groups (GPs), these being distributed in 193 institutions of science and technology (ICTs). For this,was conducted an analysis of social networks, in which it was possible to identify patterns of interactions between firms and ICTs in the different fields of knowledge:differ in amount of actors and edges - size and structure of the network, but were similar in on the main types of relationship. By the character of the sample, the public universities showed as main core actors. In addition, some of these core actors are repeated in different fields of knowledge.Key-words: technological change; firm-university interaction; social network analysis.JEL: O30, O32, C69. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877 10.5380/re.v37i4.28877 |
url |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877 |
identifier_str_mv |
10.5380/re.v37i4.28877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877/18893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial 2316-9397 0556-5782 10.5380/re.v37i4 reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
collection |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
re@ufpr.br |
_version_ |
1797067452942647296 |