Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Geciane Silveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kannebley Júnior, Sérgio, Selan, Beatriz, Baroni, João Paulo M. Terra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877
Resumo: Este artigo investiga a interação universidade-empresa no Brasil, utilizando informações reportadas pelo diretório dos grupos de pesquisa (GPs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A amostra foi composta por informações de 2.623 empresas e 1.663 grupos de pesquisa (GPs), sendo estes distribuídos em 193 instituições de ciência e tecnologia (ICTs). Para esta, foi conduzida uma análise de redes sociais, na qual foi possível identificar padrões de interações entre empresas e ICTs nas diferentes áreas do conhecimento: diferiram em quantidadede atores e convênios - tamanho e estrutura da rede, mas foram similares em nos principais tipos de relacionamento. Pelo caráter da amostra, asuniversidades públicas mostraram-se como principais atores nucleadores. Ademais, alguns destes atores se repetem como nucleadores em diferentes áreas do conhecimento.Company-university interaction network in Brazil: an analysis of social networksAbstract: This article investigates the interaction university-firm in Brazil, using information reported by directory of research groups from CNPq. The sample wascomposed of information from 2,623 firms and 1,663 research groups (GPs), these being distributed in 193 institutions of science and technology (ICTs). For this,was conducted an analysis of social networks, in which it was possible to identify patterns of interactions between firms and ICTs in the different fields of knowledge:differ in amount of actors and edges - size and structure of the network, but were similar in on the main types of relationship. By the character of the sample, the public universities showed as main core actors. In addition, some of these core actors are repeated in different fields of knowledge.Key-words: technological change; firm-university interaction; social network analysis.JEL: O30, O32, C69.
id UFPR-16_661d6aef9191bd254beb4a025c30d034
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28877
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociaismudança tecnológica; interação empresa-universidade; análise de redes sociais.Este artigo investiga a interação universidade-empresa no Brasil, utilizando informações reportadas pelo diretório dos grupos de pesquisa (GPs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A amostra foi composta por informações de 2.623 empresas e 1.663 grupos de pesquisa (GPs), sendo estes distribuídos em 193 instituições de ciência e tecnologia (ICTs). Para esta, foi conduzida uma análise de redes sociais, na qual foi possível identificar padrões de interações entre empresas e ICTs nas diferentes áreas do conhecimento: diferiram em quantidadede atores e convênios - tamanho e estrutura da rede, mas foram similares em nos principais tipos de relacionamento. Pelo caráter da amostra, asuniversidades públicas mostraram-se como principais atores nucleadores. Ademais, alguns destes atores se repetem como nucleadores em diferentes áreas do conhecimento.Company-university interaction network in Brazil: an analysis of social networksAbstract: This article investigates the interaction university-firm in Brazil, using information reported by directory of research groups from CNPq. The sample wascomposed of information from 2,623 firms and 1,663 research groups (GPs), these being distributed in 193 institutions of science and technology (ICTs). For this,was conducted an analysis of social networks, in which it was possible to identify patterns of interactions between firms and ICTs in the different fields of knowledge:differ in amount of actors and edges - size and structure of the network, but were similar in on the main types of relationship. By the character of the sample, the public universities showed as main core actors. In addition, some of these core actors are repeated in different fields of knowledge.Key-words: technological change; firm-university interaction; social network analysis.JEL: O30, O32, C69.UFPRPorto, Geciane SilveiraKannebley Júnior, SérgioSelan, BeatrizBaroni, João Paulo M. Terra2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2887710.5380/re.v37i4.28877Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial2316-93970556-578210.5380/re.v37i4reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877/18893info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-11T22:15:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/28877Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2012-09-11T22:15:31Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
title Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
spellingShingle Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
Porto, Geciane Silveira
mudança tecnológica; interação empresa-universidade; análise de redes sociais.
title_short Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
title_full Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
title_fullStr Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
title_full_unstemmed Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
title_sort Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais
author Porto, Geciane Silveira
author_facet Porto, Geciane Silveira
Kannebley Júnior, Sérgio
Selan, Beatriz
Baroni, João Paulo M. Terra
author_role author
author2 Kannebley Júnior, Sérgio
Selan, Beatriz
Baroni, João Paulo M. Terra
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Geciane Silveira
Kannebley Júnior, Sérgio
Selan, Beatriz
Baroni, João Paulo M. Terra
dc.subject.por.fl_str_mv mudança tecnológica; interação empresa-universidade; análise de redes sociais.
topic mudança tecnológica; interação empresa-universidade; análise de redes sociais.
description Este artigo investiga a interação universidade-empresa no Brasil, utilizando informações reportadas pelo diretório dos grupos de pesquisa (GPs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A amostra foi composta por informações de 2.623 empresas e 1.663 grupos de pesquisa (GPs), sendo estes distribuídos em 193 instituições de ciência e tecnologia (ICTs). Para esta, foi conduzida uma análise de redes sociais, na qual foi possível identificar padrões de interações entre empresas e ICTs nas diferentes áreas do conhecimento: diferiram em quantidadede atores e convênios - tamanho e estrutura da rede, mas foram similares em nos principais tipos de relacionamento. Pelo caráter da amostra, asuniversidades públicas mostraram-se como principais atores nucleadores. Ademais, alguns destes atores se repetem como nucleadores em diferentes áreas do conhecimento.Company-university interaction network in Brazil: an analysis of social networksAbstract: This article investigates the interaction university-firm in Brazil, using information reported by directory of research groups from CNPq. The sample wascomposed of information from 2,623 firms and 1,663 research groups (GPs), these being distributed in 193 institutions of science and technology (ICTs). For this,was conducted an analysis of social networks, in which it was possible to identify patterns of interactions between firms and ICTs in the different fields of knowledge:differ in amount of actors and edges - size and structure of the network, but were similar in on the main types of relationship. By the character of the sample, the public universities showed as main core actors. In addition, some of these core actors are repeated in different fields of knowledge.Key-words: technological change; firm-university interaction; social network analysis.JEL: O30, O32, C69.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877
10.5380/re.v37i4.28877
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877
identifier_str_mv 10.5380/re.v37i4.28877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28877/18893
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v37i4
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067452942647296