Presença das empresas portuguesas nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Susana Maria Seixas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4561
Resumo: A palavra “Rede” foi utilizada pela primeira vez como fonte de uma abordagem científica pelo matemático Euler em que publicou um artigo sobre o enigma das Pontes de Königsberg, o objetivo era resolver o dilema de atravessar a cidade pelas sete pontes cruzando apenas uma vez. O matemático mostrou que seria impraticável, através da ligação dos nós com as sete pontes, mostrando a ausência do trajeto e produzindo o primeiro teorema da teoria dos grafos. Pode-se afirmar que, uma Rede Social é uma estrutura social formada por pessoas ou organizações, ligadas por um ou vários tipos de relações, que partilham informação e interesses comuns, ou seja, são plataformas que proporcionam aos utilizadores comunicarem entre eles, partilharem conhecimento sobre interesses idênticos, debaterem assuntos de interesse, avaliarem produtos e serviços, entre outros. Estas plataformas tornaram-se numa fonte poderosa no sentido de “manusear” a opinião pública nas comunidades virtuais. Existem vários tipos de Redes Sociais, como por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, Myspace, Twitter), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias, redes políticas. As redes sociais desde a sua existência que tem vindo a conquistarem um lugar de destaque na sociedade. Com o passar do tempo vai aumentando o número de pessoas que aderem a estas plataformas, houve um enorme progresso na comunicação entre os utilizadores e partilha de experiências e opiniões. Este crescimento leva a que as empresas tenham a necessidade de apostarem nestas plataformas e criarem uma estratégia de interação com os seus consumidores. Apesar das empresas apostarem cada vez mais nas Redes Sociais e mostrarem uma maior preocupação no seu desempenho, ainda se verifica um número inferior do que seria desejado, particularmente pelas empresas portuguesas que é o tema de estudo. O principal objetivo deste trabalho foi analisar as maiores empresas de Portugal na utilização das Redes Sociais, tendo como principais critérios: presença/ausência das empresas nas várias plataformas, frequência de atualizações das empresas nas suas respetivas páginas, interação com os utilizadores e ainda se possuíam ou não presença de outros países/idiomas. Para o estudo optou-se somente por uma amostra de 400 maiores empresas de Portugal, considerando-se um valor suficiente para chegar aos resultados pretendidos e escolheu-se simplesmente 5 Redes Sociais (Facebook, Google Plus, Twitter, LinkedIn e YouTube), sendo das mais populares neste momento.
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Estas plataformas tornaram-se numa fonte poderosa no sentido de “manusear” a opinião pública nas comunidades virtuais. Existem vários tipos de Redes Sociais, como por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, Myspace, Twitter), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias, redes políticas. As redes sociais desde a sua existência que tem vindo a conquistarem um lugar de destaque na sociedade. Com o passar do tempo vai aumentando o número de pessoas que aderem a estas plataformas, houve um enorme progresso na comunicação entre os utilizadores e partilha de experiências e opiniões. Este crescimento leva a que as empresas tenham a necessidade de apostarem nestas plataformas e criarem uma estratégia de interação com os seus consumidores. Apesar das empresas apostarem cada vez mais nas Redes Sociais e mostrarem uma maior preocupação no seu desempenho, ainda se verifica um número inferior do que seria desejado, particularmente pelas empresas portuguesas que é o tema de estudo. O principal objetivo deste trabalho foi analisar as maiores empresas de Portugal na utilização das Redes Sociais, tendo como principais critérios: presença/ausência das empresas nas várias plataformas, frequência de atualizações das empresas nas suas respetivas páginas, interação com os utilizadores e ainda se possuíam ou não presença de outros países/idiomas. Para o estudo optou-se somente por uma amostra de 400 maiores empresas de Portugal, considerando-se um valor suficiente para chegar aos resultados pretendidos e escolheu-se simplesmente 5 Redes Sociais (Facebook, Google Plus, Twitter, LinkedIn e YouTube), sendo das mais populares neste momento.The word "network" was first used as a source of a scientific approach by the mathematician Euler in a published article about the enigma of the Bridges of Königsberg, the goal was to solve the dilemma of crossing seven bridges, crossing only once. The mathematical showed that it would be impractical, by linking nodes with seven bridges, showing the absence of the first path and producing the theorem of graph theory. It can be affirmed that a social network is a social structure made up of people or organizations connected by one or more types of relationships, sharing information and common interests, i.e., are platforms that enable users to communicate between them, share knowledge about similar interests, discuss topics of interest, evaluate products and services, among others. These platforms have become a powerful source in order to "handle" the public in virtual communities. There are various types of social networks, such as social networks (Facebook, Orkut, Myspace and Twitter), professional networks (LinkedIn), community networks, political networks. Social networks have conquered a prominent place in society since their existence. With the passage of time the number of people who joins to these platforms have increase, there has been tremendous progress in communication between users and sharing of experiences and opinions. This growth means that the companies have a need to bet on these platforms and create a strategy to interact with their consumers. Although companies increasingly bet on Social Networks and show greater concern in performance, there is still a smaller number than would be desired, particularly by Portuguese companies that are the subject of study. The main objective of this study was to analyze the largest companies in Portugal and their use of social networks, with the main criteria: presence / absence of the companies on various platforms, updating frequency of the companies in their respective pages, interact with users and still had presence or not of other countries / languages. For the study a sample of the 400 largest companies in Portugal were sdelected, considering a value sufficient to reach the desired results and picked up just 5 Social Networks (Facebook, Google Plus, Twitter, LinkedIn and YouTube), being of the most popular at the moment.2015-05-06T17:23:02Z2015-05-06T00:00:00Z2015-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4561porTeixeira, Susana Maria Seixasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:18.251757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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