As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Felipe Garcia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cechin, Luis Antonio Winck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/29949
Resumo: Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a possível existência de um benefício positivo da educação das crianças em idade escolar para os adultos analfabetos, inseridos no Programa Bolsa Família, em decorrência das condicionalidades educacionais do Programa. Buscam-se sinais de externalidadeda alfabetização no sentido dos filhos para os pais/adultos analfabetos, no quesito rendimento do trabalho. Utiliza-se o modelo de seleção de Heckman para corrigir o problema de autosseleção dos indivíduos em participar do mercado de trabalho. Os resultados apontam que os pais/adultos analfabetos, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), e que residem com ao menos um filho alfabetizado recebem, em média, 10,96% a mais do que os pais/adultos analfabetos, beneficiários do PBF, que não residem com filhos alfabetizados.Abstract: This paper aims to investigate a possible positive benefit of the children’s literacy in school age to illiterate parents who take part in the Bolsa Família Program due to the allowance educational conditionalities. Signs are sought tothe externality of literacy from the children to their illiterate parents’ earnings. Heckman’s selection model has been used to fix the auto selection problem of the individuals in taking part of the labor market. The results point that illiterateparents/adults who receive the Bolsa Família Program and who lives in a househould with at least one literate child, earns on average, 10,96% more than those illiterate parents recipient of the BFP who do not live with literate children.
id UFPR-16_78ea8ccea5ecdc389e76398c1e5cc858
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/29949
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?Programa Bolsa Família; Analfabetos não-Isolados; Analfabetos Isolados; Externalidades; Modelo de Seleção de Heckman.Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a possível existência de um benefício positivo da educação das crianças em idade escolar para os adultos analfabetos, inseridos no Programa Bolsa Família, em decorrência das condicionalidades educacionais do Programa. Buscam-se sinais de externalidadeda alfabetização no sentido dos filhos para os pais/adultos analfabetos, no quesito rendimento do trabalho. Utiliza-se o modelo de seleção de Heckman para corrigir o problema de autosseleção dos indivíduos em participar do mercado de trabalho. Os resultados apontam que os pais/adultos analfabetos, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), e que residem com ao menos um filho alfabetizado recebem, em média, 10,96% a mais do que os pais/adultos analfabetos, beneficiários do PBF, que não residem com filhos alfabetizados.Abstract: This paper aims to investigate a possible positive benefit of the children’s literacy in school age to illiterate parents who take part in the Bolsa Família Program due to the allowance educational conditionalities. Signs are sought tothe externality of literacy from the children to their illiterate parents’ earnings. Heckman’s selection model has been used to fix the auto selection problem of the individuals in taking part of the labor market. The results point that illiterateparents/adults who receive the Bolsa Família Program and who lives in a househould with at least one literate child, earns on average, 10,96% more than those illiterate parents recipient of the BFP who do not live with literate children.UFPRRibeiro, Felipe GarciaCechin, Luis Antonio Winck2012-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2994910.5380/re.v38i2.29949Revista de Economia; v. 38, n. 2 (2012)2316-93970556-578210.5380/re.v38i2reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/29949/19372info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-15T20:28:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/29949Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2013-03-15T20:28:28Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?
title As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?
spellingShingle As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?
Ribeiro, Felipe Garcia
Programa Bolsa Família; Analfabetos não-Isolados; Analfabetos Isolados; Externalidades; Modelo de Seleção de Heckman.
title_short As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?
title_full As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?
title_fullStr As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?
title_full_unstemmed As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?
title_sort As Externalidades da Alfabetização podem gerar uma porta de saída de curto prazo da pobreza para os beneficiários do Bolsa Família?
author Ribeiro, Felipe Garcia
author_facet Ribeiro, Felipe Garcia
Cechin, Luis Antonio Winck
author_role author
author2 Cechin, Luis Antonio Winck
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Felipe Garcia
Cechin, Luis Antonio Winck
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Bolsa Família; Analfabetos não-Isolados; Analfabetos Isolados; Externalidades; Modelo de Seleção de Heckman.
topic Programa Bolsa Família; Analfabetos não-Isolados; Analfabetos Isolados; Externalidades; Modelo de Seleção de Heckman.
description Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a possível existência de um benefício positivo da educação das crianças em idade escolar para os adultos analfabetos, inseridos no Programa Bolsa Família, em decorrência das condicionalidades educacionais do Programa. Buscam-se sinais de externalidadeda alfabetização no sentido dos filhos para os pais/adultos analfabetos, no quesito rendimento do trabalho. Utiliza-se o modelo de seleção de Heckman para corrigir o problema de autosseleção dos indivíduos em participar do mercado de trabalho. Os resultados apontam que os pais/adultos analfabetos, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), e que residem com ao menos um filho alfabetizado recebem, em média, 10,96% a mais do que os pais/adultos analfabetos, beneficiários do PBF, que não residem com filhos alfabetizados.Abstract: This paper aims to investigate a possible positive benefit of the children’s literacy in school age to illiterate parents who take part in the Bolsa Família Program due to the allowance educational conditionalities. Signs are sought tothe externality of literacy from the children to their illiterate parents’ earnings. Heckman’s selection model has been used to fix the auto selection problem of the individuals in taking part of the labor market. The results point that illiterateparents/adults who receive the Bolsa Família Program and who lives in a househould with at least one literate child, earns on average, 10,96% more than those illiterate parents recipient of the BFP who do not live with literate children.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/29949
10.5380/re.v38i2.29949
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/29949
identifier_str_mv 10.5380/re.v38i2.29949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/29949/19372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 38, n. 2 (2012)
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v38i2
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067452322938880