Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Jorge
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Bruno Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27714
Resumo: O artigo procura explorar as evidências relacionadas aos padrões setoriais de estruturação das relações universidade–indústria no Brasil, a partir de informações extraídas da base de dados da pesquisa Brazil Survey. Especificamente, procura-se mapear a importância atribuída pelas empresas de diferentes ramos de atividades a diversos campos do conhecimento técnico-científico, ressaltando-se também as principais instituições de pesquisa identificadas pelas empresas como tendo uma atuação relevante nestes campos. Especificamente, procura-se identificar padrões gerais relacionados à intensidade da interação entre diferentes setores de atividade e diferentes áreas do conhecimento científico. A análise realizada aponta que estas interações estão concentradas num número restrito de instituições, concentrando-se em setores de menor conteúdo tecnológico.
id UFPR-16_ac4ae85320244ca22aae52f97598d548
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/27714
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”Cooperação universidade-indústria; Estrutura industrial; Bases de conhecimento; Competências técnico-científicas.O artigo procura explorar as evidências relacionadas aos padrões setoriais de estruturação das relações universidade–indústria no Brasil, a partir de informações extraídas da base de dados da pesquisa Brazil Survey. Especificamente, procura-se mapear a importância atribuída pelas empresas de diferentes ramos de atividades a diversos campos do conhecimento técnico-científico, ressaltando-se também as principais instituições de pesquisa identificadas pelas empresas como tendo uma atuação relevante nestes campos. Especificamente, procura-se identificar padrões gerais relacionados à intensidade da interação entre diferentes setores de atividade e diferentes áreas do conhecimento científico. A análise realizada aponta que estas interações estão concentradas num número restrito de instituições, concentrando-se em setores de menor conteúdo tecnológico.UFPRBritto, JorgeOliveira, Bruno Ferreira de2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2771410.5380/re.v37i4.27714Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial2316-93970556-578210.5380/re.v37i4reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27714/18385info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-11T22:15:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/27714Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2012-09-11T22:15:31Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”
title Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”
spellingShingle Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”
Britto, Jorge
Cooperação universidade-indústria; Estrutura industrial; Bases de conhecimento; Competências técnico-científicas.
title_short Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”
title_full Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”
title_fullStr Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”
title_full_unstemmed Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”
title_sort Padrões setoriais de interação universidade-empresa no Brasil: um mapeamento de competências a partir de informações da “Brazil Survey”
author Britto, Jorge
author_facet Britto, Jorge
Oliveira, Bruno Ferreira de
author_role author
author2 Oliveira, Bruno Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Jorge
Oliveira, Bruno Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação universidade-indústria; Estrutura industrial; Bases de conhecimento; Competências técnico-científicas.
topic Cooperação universidade-indústria; Estrutura industrial; Bases de conhecimento; Competências técnico-científicas.
description O artigo procura explorar as evidências relacionadas aos padrões setoriais de estruturação das relações universidade–indústria no Brasil, a partir de informações extraídas da base de dados da pesquisa Brazil Survey. Especificamente, procura-se mapear a importância atribuída pelas empresas de diferentes ramos de atividades a diversos campos do conhecimento técnico-científico, ressaltando-se também as principais instituições de pesquisa identificadas pelas empresas como tendo uma atuação relevante nestes campos. Especificamente, procura-se identificar padrões gerais relacionados à intensidade da interação entre diferentes setores de atividade e diferentes áreas do conhecimento científico. A análise realizada aponta que estas interações estão concentradas num número restrito de instituições, concentrando-se em setores de menor conteúdo tecnológico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27714
10.5380/re.v37i4.27714
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27714
identifier_str_mv 10.5380/re.v37i4.27714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27714/18385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v37i4
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067452936355840