Gestão do conhecimento e mapeamento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Júnior, Waldoir Valentim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107145
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.
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spelling Gestão do conhecimento e mapeamento de competênciasEngenharia e gestão do conhecimentoCompetência organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.A competência é compreendida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, do ponto de vista individual, como um saber ou saber fazer algo bem, já em termos organizacionais, é a contribuição do indivíduo para com a organização. A Gestão por Competência utiliza o Mapeamento de Competências como uma das formas de identificar as competências existentes em uma organização, potencializando sua capacidade de adaptação às novas demandas do mercado. Tais demandas referem-se à nova forma de gestão, sendo o capital intelectual primordial para a geração de estratégias e diferencial competitivo. A nova forma de gestão estabelece o uso do conhecimento como diferencial competitivo, onde o conhecimento passa a exercer um papel fundamental para os processos organizacionais. A Gestão do Conhecimento busca desenvolver e criar conhecimento como solução essencial às estratégias das empresas, sendo dessa forma, uma ferramenta empresarial, que prepara a organização, tanto em seus aspectos estruturais, como humanos. O Mapeamento de Competências oferece à Gestão do Conhecimento um entendimento da capacidade de conhecimento por conta das competências organizacionais disponíveis e necessárias, possibilitando verificar conhecimentos que possam ir além das competências. Esta dissertação tem como objetivo geral, analisar o Mapeamento de Competências como subsídio para Gestão do Conhecimento, abordando o Mapeamento de Competências como uma ferramenta gerencial para auxiliar a Gestão do Conhecimento, agregando valor estratégico frente à possibilidade de identificar a potencialidade das competências disponíveis e essenciais para atender demandas do planejamento estratégico da organização em estudo. A pesquisa classifica-se como quali-quantitativa quanto a sua abordagem, possui caráter exploratório e descritivo quanto aos fins e quanto aos meios, este estudo envolve uma pesquisa de campo, documental, bibliográfica e de estudo de caso. Os atores selecionados da organização pesquisada consistiram em quatro sujeitos alocados no setor administrativo do Escritório de Advocacia Machado, Corrêa e Silva Advogados Associados. A partir do modelo de Borges-Andrade e Lima(1983) foi desenvolvido e aplicado um modelo de mapeamento de competências, possibilitando uma análise dos dados em relação às competências existente na empresa e àquelas que necessitam ser desenvolvidas ou melhoradas. Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que o Mapeamento de Competências é uma ferramenta essencial para a Gestão do Conhecimento, pois além de identificar o potencial de conhecimento nas competências existentes da organização, permitem identificar as competências essenciais e também as competências que podem ser realocadas na organização com o intuito de atender, da melhor maneira, as demandas estratégicas da organização. <br>Abstract : Competence is understood as a set of knowledges, skills and attitudes of the individual point of view, as a knowlegde or ability to do something well, already in organizational terms, is the contribution of the individual for the organization. The Management by Competence uses the Mapping Competence as one of the ways to identify exisitent competences in an organization, enhancing its ability to adapt to new market demands. Such demands refer to the new form of management, being the intellectual capital is essential for the generation of strategies and competitive advantage. This new form of management establishes the use of knowledge as a competitive differentiator, where knowledge plays a key role in organizational processes. Knowledge Management aims to develop and create knowledge as essential solution for corporate strategies, being in its form, a business tool that prepares the organization, both in its structural an human aspects. Mapping Competence offers an understanding of knowledge capacity to the Knowledge Management due to the organizational competences needed and available, enabling checking of knowledge that can go beyond the competences. This dissertation has as general objective to analyse the Mapping Competence as subsidy for Knowledge Management, addressing Mapping Competence as a management tool to assist in Knowledge Management, adding strategic value to the possibility of identifying potential competences available and essential to attend the demands of the organization's strategic project in study. The survey is classified as qualitative and quantitative in its approaches, has an exploratory and descriptive as to the purposes and the means, this study involves field research, documentation, literature and case study. The selected actors of the surveyed organization consisted of four subjects allocated in the administrative sector of the Law Offices of Machado Corrêa e Silva Awyers Associated. From the model of Borges-Andrade and Lima (1983) a model of mapping competences was developed and applied, enabling an analysis of data regarding the company's existing competences and those that need to be developed or improved. From the obtained results, is possible to conclude that the Mapping Competence isan essential tool for Knowledge Management, since besides identifying the potential of knowledge in the existent competences of the organization, allow to identify essential competences and also competences that may be relocated in the organization in order to attend in the best way, the strategic demands of the organization.Lapolli, Édis MafraSelig, Paulo MauricioUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes Júnior, Waldoir Valentim2013-12-05T23:20:26Z2013-12-05T23:20:26Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf318731https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107145porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-05T23:20:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107145Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-05T23:20:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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