Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rodolfo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889
Resumo: Na indústria do esporte, é consenso que os valores investidos pelos diversos stakeholders que a compõem têm no torcedor seu principal pilar. De forma simplificada, assume-se que as receitas de um clube de futebol são oriundas de bilheteria, direitos de TV, vendas de jogadores e demais receitas de marketing. Neste último item, os programas de sócio torcedor adquiriram certa notoriedade nos últimos anos. Nesses programas, o torcedor contribui periodicamente com o clube (por meio de uma mensalidade ou mecanismo similar) e recebe benefícios como contrapartida. Este trabalho tem o objetivo de avaliar como a lealdade do torcedor com sua equipe e a multiplicidade dos atributos que compõem a oferta de um programa de sócio torcedor afetam sua disposição de compra. A compreensão desse relacionamento de variáveis permite ao formador da oferta um melhor desenho de portfólio. Os conceitos fundamentais envolvidos na pesquisa foram a perspectiva racional de compra do consumidor nos modelos compensatórios e o nível de lealdade dos torcedores. A metodologia empregada foi uma análise conjunta baseada em escolhas e os resultados sugerem avaliação bastante distinta de acordo com o nível de lealdade registrado.
id UFPR-16_acf4ceb46b59de32157429d7cda201f8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/67889
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólioIndústria do esporte; Discriminação de preços; Lealdade do consumidorNa indústria do esporte, é consenso que os valores investidos pelos diversos stakeholders que a compõem têm no torcedor seu principal pilar. De forma simplificada, assume-se que as receitas de um clube de futebol são oriundas de bilheteria, direitos de TV, vendas de jogadores e demais receitas de marketing. Neste último item, os programas de sócio torcedor adquiriram certa notoriedade nos últimos anos. Nesses programas, o torcedor contribui periodicamente com o clube (por meio de uma mensalidade ou mecanismo similar) e recebe benefícios como contrapartida. Este trabalho tem o objetivo de avaliar como a lealdade do torcedor com sua equipe e a multiplicidade dos atributos que compõem a oferta de um programa de sócio torcedor afetam sua disposição de compra. A compreensão desse relacionamento de variáveis permite ao formador da oferta um melhor desenho de portfólio. Os conceitos fundamentais envolvidos na pesquisa foram a perspectiva racional de compra do consumidor nos modelos compensatórios e o nível de lealdade dos torcedores. A metodologia empregada foi uma análise conjunta baseada em escolhas e os resultados sugerem avaliação bastante distinta de acordo com o nível de lealdade registrado.UFPRRibeiro, Rodolfo2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/6788910.5380/re.v39i69.67889Revista de Economia; v. 39, n. 69 (2018)2316-93970556-5782reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889/38880Direitos autorais 2019 Revista de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T04:13:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/67889Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2019-07-08T04:13:13Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
title Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
spellingShingle Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
Ribeiro, Rodolfo
Indústria do esporte; Discriminação de preços; Lealdade do consumidor
title_short Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
title_full Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
title_fullStr Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
title_full_unstemmed Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
title_sort Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
author Ribeiro, Rodolfo
author_facet Ribeiro, Rodolfo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rodolfo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria do esporte; Discriminação de preços; Lealdade do consumidor
topic Indústria do esporte; Discriminação de preços; Lealdade do consumidor
description Na indústria do esporte, é consenso que os valores investidos pelos diversos stakeholders que a compõem têm no torcedor seu principal pilar. De forma simplificada, assume-se que as receitas de um clube de futebol são oriundas de bilheteria, direitos de TV, vendas de jogadores e demais receitas de marketing. Neste último item, os programas de sócio torcedor adquiriram certa notoriedade nos últimos anos. Nesses programas, o torcedor contribui periodicamente com o clube (por meio de uma mensalidade ou mecanismo similar) e recebe benefícios como contrapartida. Este trabalho tem o objetivo de avaliar como a lealdade do torcedor com sua equipe e a multiplicidade dos atributos que compõem a oferta de um programa de sócio torcedor afetam sua disposição de compra. A compreensão desse relacionamento de variáveis permite ao formador da oferta um melhor desenho de portfólio. Os conceitos fundamentais envolvidos na pesquisa foram a perspectiva racional de compra do consumidor nos modelos compensatórios e o nível de lealdade dos torcedores. A metodologia empregada foi uma análise conjunta baseada em escolhas e os resultados sugerem avaliação bastante distinta de acordo com o nível de lealdade registrado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889
10.5380/re.v39i69.67889
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889
identifier_str_mv 10.5380/re.v39i69.67889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889/38880
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 39, n. 69 (2018)
2316-9397
0556-5782
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067451862614016