Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889 |
Resumo: | Na indústria do esporte, é consenso que os valores investidos pelos diversos stakeholders que a compõem têm no torcedor seu principal pilar. De forma simplificada, assume-se que as receitas de um clube de futebol são oriundas de bilheteria, direitos de TV, vendas de jogadores e demais receitas de marketing. Neste último item, os programas de sócio torcedor adquiriram certa notoriedade nos últimos anos. Nesses programas, o torcedor contribui periodicamente com o clube (por meio de uma mensalidade ou mecanismo similar) e recebe benefícios como contrapartida. Este trabalho tem o objetivo de avaliar como a lealdade do torcedor com sua equipe e a multiplicidade dos atributos que compõem a oferta de um programa de sócio torcedor afetam sua disposição de compra. A compreensão desse relacionamento de variáveis permite ao formador da oferta um melhor desenho de portfólio. Os conceitos fundamentais envolvidos na pesquisa foram a perspectiva racional de compra do consumidor nos modelos compensatórios e o nível de lealdade dos torcedores. A metodologia empregada foi uma análise conjunta baseada em escolhas e os resultados sugerem avaliação bastante distinta de acordo com o nível de lealdade registrado. |
id |
UFPR-16_acf4ceb46b59de32157429d7cda201f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/67889 |
network_acronym_str |
UFPR-16 |
network_name_str |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólioIndústria do esporte; Discriminação de preços; Lealdade do consumidorNa indústria do esporte, é consenso que os valores investidos pelos diversos stakeholders que a compõem têm no torcedor seu principal pilar. De forma simplificada, assume-se que as receitas de um clube de futebol são oriundas de bilheteria, direitos de TV, vendas de jogadores e demais receitas de marketing. Neste último item, os programas de sócio torcedor adquiriram certa notoriedade nos últimos anos. Nesses programas, o torcedor contribui periodicamente com o clube (por meio de uma mensalidade ou mecanismo similar) e recebe benefícios como contrapartida. Este trabalho tem o objetivo de avaliar como a lealdade do torcedor com sua equipe e a multiplicidade dos atributos que compõem a oferta de um programa de sócio torcedor afetam sua disposição de compra. A compreensão desse relacionamento de variáveis permite ao formador da oferta um melhor desenho de portfólio. Os conceitos fundamentais envolvidos na pesquisa foram a perspectiva racional de compra do consumidor nos modelos compensatórios e o nível de lealdade dos torcedores. A metodologia empregada foi uma análise conjunta baseada em escolhas e os resultados sugerem avaliação bastante distinta de acordo com o nível de lealdade registrado.UFPRRibeiro, Rodolfo2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/6788910.5380/re.v39i69.67889Revista de Economia; v. 39, n. 69 (2018)2316-93970556-5782reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889/38880Direitos autorais 2019 Revista de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T04:13:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/67889Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2019-07-08T04:13:13Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio |
title |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio |
spellingShingle |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio Ribeiro, Rodolfo Indústria do esporte; Discriminação de preços; Lealdade do consumidor |
title_short |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio |
title_full |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio |
title_fullStr |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio |
title_full_unstemmed |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio |
title_sort |
Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio |
author |
Ribeiro, Rodolfo |
author_facet |
Ribeiro, Rodolfo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rodolfo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria do esporte; Discriminação de preços; Lealdade do consumidor |
topic |
Indústria do esporte; Discriminação de preços; Lealdade do consumidor |
description |
Na indústria do esporte, é consenso que os valores investidos pelos diversos stakeholders que a compõem têm no torcedor seu principal pilar. De forma simplificada, assume-se que as receitas de um clube de futebol são oriundas de bilheteria, direitos de TV, vendas de jogadores e demais receitas de marketing. Neste último item, os programas de sócio torcedor adquiriram certa notoriedade nos últimos anos. Nesses programas, o torcedor contribui periodicamente com o clube (por meio de uma mensalidade ou mecanismo similar) e recebe benefícios como contrapartida. Este trabalho tem o objetivo de avaliar como a lealdade do torcedor com sua equipe e a multiplicidade dos atributos que compõem a oferta de um programa de sócio torcedor afetam sua disposição de compra. A compreensão desse relacionamento de variáveis permite ao formador da oferta um melhor desenho de portfólio. Os conceitos fundamentais envolvidos na pesquisa foram a perspectiva racional de compra do consumidor nos modelos compensatórios e o nível de lealdade dos torcedores. A metodologia empregada foi uma análise conjunta baseada em escolhas e os resultados sugerem avaliação bastante distinta de acordo com o nível de lealdade registrado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889 10.5380/re.v39i69.67889 |
url |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889 |
identifier_str_mv |
10.5380/re.v39i69.67889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/67889/38880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia; v. 39, n. 69 (2018) 2316-9397 0556-5782 reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
collection |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
re@ufpr.br |
_version_ |
1797067451862614016 |