Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Hilton Manoel Dias
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Toyoshima, Silvia Harumi, Caldeira, Tharcísio Alexandrino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17159
Resumo: O objetivo desse artigo foi fazer uma análise comparativade indicadores socioeconômicos entre os municípios identificadoscomo cluster do setor mobiliário e os demais municípios do Estadode São Paulo, que produzem móveis, mas não se caracterizam comoclusters. A metodologia utilizada incluiu a determinação doQuociente Locacional, para definir os dois conjuntos de municípios– de clusters e de não-clusters; a análise espacial; e, por fim, aanálise de â-convergência absoluta e condicional de renda. Osresultados mostraram que ambos os grupos apresentaram valoressignificativos para a tendência de convergência para seusrespectivos estados estacionários, entre os anos de 1991 e 2000. Adistinção na magnitude desses valores se deu por meio do cálculoda velocidade de convergência e dos valores de meia-vida. A análisedas variações de indicadores econômicos confirmou a diferençana dinâmica dos dois grupos, sendo que os municípios pertencentesao cluster apresentam melhor evolução dos indicadores.
id UFPR-16_b6f850da1d91408a5b445457dfc1370a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/17159
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São PauloThe dynamics of the furniture cluster in São PauloDesenvolvimento Econômico, Convergência de Renda, Setor Mobiliário do São PauloO objetivo desse artigo foi fazer uma análise comparativade indicadores socioeconômicos entre os municípios identificadoscomo cluster do setor mobiliário e os demais municípios do Estadode São Paulo, que produzem móveis, mas não se caracterizam comoclusters. A metodologia utilizada incluiu a determinação doQuociente Locacional, para definir os dois conjuntos de municípios– de clusters e de não-clusters; a análise espacial; e, por fim, aanálise de â-convergência absoluta e condicional de renda. Osresultados mostraram que ambos os grupos apresentaram valoressignificativos para a tendência de convergência para seusrespectivos estados estacionários, entre os anos de 1991 e 2000. Adistinção na magnitude desses valores se deu por meio do cálculoda velocidade de convergência e dos valores de meia-vida. A análisedas variações de indicadores econômicos confirmou a diferençana dinâmica dos dois grupos, sendo que os municípios pertencentesao cluster apresentam melhor evolução dos indicadores.The objective of this article was to make a comparative analysis ofsocioeconomic indicators between the cities identified as a cluster of the furnitureindustry and other municipalities in the Sao Paulo State, producing furniture, butnot characterized as clusters. The methodology included determining theLocational ratio, to define the two sets of municipalities - of clusters and of nonclusters;the spatial analysis; and the analysis of beta-absolute and conditionalconvergence of income. The results show that both groups have significant valuesfor the trend of convergence to their respective state between the years 1991 and2000. The difference in magnitude of these values is given by calculating thespeed of convergence and values of half-life. The analysis of changing economicindicators confirmed the difference in the dynamics of the two groups, and themunicipalities belonging to the cluster group had a more significant improvementin their indicators in comparison to the other group.UFPR2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/1715910.5380/re.v35i2.17159Revista de Economia; v. 35, n. 2 (2009)2316-93970556-578210.5380/re.v35i2reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17159/11292Ribeiro, Hilton Manoel DiasToyoshima, Silvia HarumiCaldeira, Tharcísio Alexandrinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T18:18:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/17159Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2020-07-14T18:18:01Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
The dynamics of the furniture cluster in São Paulo
title Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
spellingShingle Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
Ribeiro, Hilton Manoel Dias
Desenvolvimento Econômico, Convergência de Renda, Setor Mobiliário do São Paulo
title_short Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
title_full Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
title_fullStr Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
title_full_unstemmed Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
title_sort Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
author Ribeiro, Hilton Manoel Dias
author_facet Ribeiro, Hilton Manoel Dias
Toyoshima, Silvia Harumi
Caldeira, Tharcísio Alexandrino
author_role author
author2 Toyoshima, Silvia Harumi
Caldeira, Tharcísio Alexandrino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Hilton Manoel Dias
Toyoshima, Silvia Harumi
Caldeira, Tharcísio Alexandrino
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Econômico, Convergência de Renda, Setor Mobiliário do São Paulo
topic Desenvolvimento Econômico, Convergência de Renda, Setor Mobiliário do São Paulo
description O objetivo desse artigo foi fazer uma análise comparativade indicadores socioeconômicos entre os municípios identificadoscomo cluster do setor mobiliário e os demais municípios do Estadode São Paulo, que produzem móveis, mas não se caracterizam comoclusters. A metodologia utilizada incluiu a determinação doQuociente Locacional, para definir os dois conjuntos de municípios– de clusters e de não-clusters; a análise espacial; e, por fim, aanálise de â-convergência absoluta e condicional de renda. Osresultados mostraram que ambos os grupos apresentaram valoressignificativos para a tendência de convergência para seusrespectivos estados estacionários, entre os anos de 1991 e 2000. Adistinção na magnitude desses valores se deu por meio do cálculoda velocidade de convergência e dos valores de meia-vida. A análisedas variações de indicadores econômicos confirmou a diferençana dinâmica dos dois grupos, sendo que os municípios pertencentesao cluster apresentam melhor evolução dos indicadores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17159
10.5380/re.v35i2.17159
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17159
identifier_str_mv 10.5380/re.v35i2.17159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17159/11292
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 35, n. 2 (2009)
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v35i2
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067451833253888