UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Protil, Roberto Max
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570
Resumo: The article assesses the academic use of business simulators. Business simulators or games can be used in academic activities, business training, organizational and human resources development, psychology research, supporting decision processes and as a tool for economic research. Its application to academic purposes include solving complex problems, developing team work and technical capabilities. A study in Germany suggests their main advantages to be the stimulus to systemic thinking and the development of decisionmaking capabilities. The time length and resources demanded for its use are the main disadvantages. It is suggested here that cheaper IT technology, especially cheaper internet, will allow more intensive use of tools like business simulators in the applied social sciences.
id UFPR-16_e24d5681e789e7b1b1857bbf768694ac
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/5570
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHAaprendizado; jogos empresarias; simuladores empresariais; learning; business games; business simulatorsThe article assesses the academic use of business simulators. Business simulators or games can be used in academic activities, business training, organizational and human resources development, psychology research, supporting decision processes and as a tool for economic research. Its application to academic purposes include solving complex problems, developing team work and technical capabilities. A study in Germany suggests their main advantages to be the stimulus to systemic thinking and the development of decisionmaking capabilities. The time length and resources demanded for its use are the main disadvantages. It is suggested here that cheaper IT technology, especially cheaper internet, will allow more intensive use of tools like business simulators in the applied social sciences.Este artigo analisa a utilização acadêmica de simuladores empresariais. Simuladores ou jogos empresariais utilizam modelos matemáticos para simular processos administrativos em um contexto econômico. Jogos podem ser aplicados na formação acadêmica e no treinamento empresarial, no desenvolvimento organizacional e de recursos humanos, na pesquisa psicológica, no suporte ao processo decisório e como ferramenta de pesquisa econômica. Na formação acadêmica, podem ser utilizados na difusão do conhecimento técnico (aprendizagem cognitiva), na solução de problemas complexos, no desenvolvimento de aptidões para o trabalho em equipe (aprendizagem emocional) e no treinamento e aplicação de técnicas de trabalho (aprendizagem instrumental). Um estudo realizado na Alemanha mostra que suas principais vantagens são o estímulo ao pensamento sistêmico e o treinamento de habilidades e aptidões para o processo decisório. A necessidade de uma grande disponibilidade de tempo para a coordenação do jogo e a exigência de uma infra-estrutura específica foram apontadas como suas principais desvantagens. Conclui-se que o uso crescente da tecnologia da informação, e em especial o uso da internet no processo de ensino/aprendizagem nas universidades, permitirá uma utilização mais intensa e efetiva de simuladores empresariais no ensino de ciências sociais aplicadas.UFPR2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/557010.5380/re.v31i2.5570Revista de Economia; v. 31, n. 2 (2005)2316-93970556-578210.5380/re.v31i2reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570/4091Protil, Roberto Maxinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-11-12T16:46:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/5570Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2007-11-12T16:46:19Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
title UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
Protil, Roberto Max
aprendizado; jogos empresarias; simuladores empresariais; learning; business games; business simulators
title_short UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
title_full UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
title_sort UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
author Protil, Roberto Max
author_facet Protil, Roberto Max
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Protil, Roberto Max
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizado; jogos empresarias; simuladores empresariais; learning; business games; business simulators
topic aprendizado; jogos empresarias; simuladores empresariais; learning; business games; business simulators
description The article assesses the academic use of business simulators. Business simulators or games can be used in academic activities, business training, organizational and human resources development, psychology research, supporting decision processes and as a tool for economic research. Its application to academic purposes include solving complex problems, developing team work and technical capabilities. A study in Germany suggests their main advantages to be the stimulus to systemic thinking and the development of decisionmaking capabilities. The time length and resources demanded for its use are the main disadvantages. It is suggested here that cheaper IT technology, especially cheaper internet, will allow more intensive use of tools like business simulators in the applied social sciences.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570
10.5380/re.v31i2.5570
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570
identifier_str_mv 10.5380/re.v31i2.5570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570/4091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 31, n. 2 (2005)
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v31i2
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067452892315648