UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570 |
Resumo: | The article assesses the academic use of business simulators. Business simulators or games can be used in academic activities, business training, organizational and human resources development, psychology research, supporting decision processes and as a tool for economic research. Its application to academic purposes include solving complex problems, developing team work and technical capabilities. A study in Germany suggests their main advantages to be the stimulus to systemic thinking and the development of decisionmaking capabilities. The time length and resources demanded for its use are the main disadvantages. It is suggested here that cheaper IT technology, especially cheaper internet, will allow more intensive use of tools like business simulators in the applied social sciences. |
id |
UFPR-16_e24d5681e789e7b1b1857bbf768694ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/5570 |
network_acronym_str |
UFPR-16 |
network_name_str |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHAaprendizado; jogos empresarias; simuladores empresariais; learning; business games; business simulatorsThe article assesses the academic use of business simulators. Business simulators or games can be used in academic activities, business training, organizational and human resources development, psychology research, supporting decision processes and as a tool for economic research. Its application to academic purposes include solving complex problems, developing team work and technical capabilities. A study in Germany suggests their main advantages to be the stimulus to systemic thinking and the development of decisionmaking capabilities. The time length and resources demanded for its use are the main disadvantages. It is suggested here that cheaper IT technology, especially cheaper internet, will allow more intensive use of tools like business simulators in the applied social sciences.Este artigo analisa a utilização acadêmica de simuladores empresariais. Simuladores ou jogos empresariais utilizam modelos matemáticos para simular processos administrativos em um contexto econômico. Jogos podem ser aplicados na formação acadêmica e no treinamento empresarial, no desenvolvimento organizacional e de recursos humanos, na pesquisa psicológica, no suporte ao processo decisório e como ferramenta de pesquisa econômica. Na formação acadêmica, podem ser utilizados na difusão do conhecimento técnico (aprendizagem cognitiva), na solução de problemas complexos, no desenvolvimento de aptidões para o trabalho em equipe (aprendizagem emocional) e no treinamento e aplicação de técnicas de trabalho (aprendizagem instrumental). Um estudo realizado na Alemanha mostra que suas principais vantagens são o estímulo ao pensamento sistêmico e o treinamento de habilidades e aptidões para o processo decisório. A necessidade de uma grande disponibilidade de tempo para a coordenação do jogo e a exigência de uma infra-estrutura específica foram apontadas como suas principais desvantagens. Conclui-se que o uso crescente da tecnologia da informação, e em especial o uso da internet no processo de ensino/aprendizagem nas universidades, permitirá uma utilização mais intensa e efetiva de simuladores empresariais no ensino de ciências sociais aplicadas.UFPR2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/557010.5380/re.v31i2.5570Revista de Economia; v. 31, n. 2 (2005)2316-93970556-578210.5380/re.v31i2reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570/4091Protil, Roberto Maxinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-11-12T16:46:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/5570Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2007-11-12T16:46:19Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA |
title |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA Protil, Roberto Max aprendizado; jogos empresarias; simuladores empresariais; learning; business games; business simulators |
title_short |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA |
title_full |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES EMPRESARIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UM ESTUDO NA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA |
author |
Protil, Roberto Max |
author_facet |
Protil, Roberto Max |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Protil, Roberto Max |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizado; jogos empresarias; simuladores empresariais; learning; business games; business simulators |
topic |
aprendizado; jogos empresarias; simuladores empresariais; learning; business games; business simulators |
description |
The article assesses the academic use of business simulators. Business simulators or games can be used in academic activities, business training, organizational and human resources development, psychology research, supporting decision processes and as a tool for economic research. Its application to academic purposes include solving complex problems, developing team work and technical capabilities. A study in Germany suggests their main advantages to be the stimulus to systemic thinking and the development of decisionmaking capabilities. The time length and resources demanded for its use are the main disadvantages. It is suggested here that cheaper IT technology, especially cheaper internet, will allow more intensive use of tools like business simulators in the applied social sciences. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570 10.5380/re.v31i2.5570 |
url |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570 |
identifier_str_mv |
10.5380/re.v31i2.5570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/5570/4091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia; v. 31, n. 2 (2005) 2316-9397 0556-5782 10.5380/re.v31i2 reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
collection |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
re@ufpr.br |
_version_ |
1797067452892315648 |