Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Renato
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araújo, Veneziano de Castro, Mascarini, Suelene, Santos, Emerson Gomes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27687
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal investigar o papel da proximidade geográfica para o fomento das interações universidade-empresa no Brasil, a partir de um exame das interações registradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa da base Lattes do CNPq, entre os grupos de pesquisa da universidade e as empresas. O principal argumento do trabalho é que a proximidade geográfica pode fomentar as interações universidade-empresa, uma vez que é capaz de criar canais específicos de comunicação, o que facilita o intercâmbio de informações e o compartilhamento do conhecimento e estimula as formas de relacionamento entre a pesquisa acadêmica na universidade e as atividades inovativas das empresas. Os resultados da análise mostram que parcela significativa das interações universidade-empresa ocorre no mesmo espaço geográfico. A presença de grupos de pesquisa acadêmica na região, a localização de atividades inovativas nas empresas e a diversificação da estrutura produtiva local são fatores estimulam as interações universidade-empresa. Por fim, foram identificados efeitos espaciais importantes nas relações entre os grupos de pesquisa e as empresas, especialmente na análise de níveis geográficos mais desagregados.
id UFPR-16_fd0a2b9c0aad997d705a18c4d7b8032c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/27687
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresaInteração universidade-empresa; Conhecimento e inovação; Proximidade geográfica.Este trabalho tem como objetivo principal investigar o papel da proximidade geográfica para o fomento das interações universidade-empresa no Brasil, a partir de um exame das interações registradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa da base Lattes do CNPq, entre os grupos de pesquisa da universidade e as empresas. O principal argumento do trabalho é que a proximidade geográfica pode fomentar as interações universidade-empresa, uma vez que é capaz de criar canais específicos de comunicação, o que facilita o intercâmbio de informações e o compartilhamento do conhecimento e estimula as formas de relacionamento entre a pesquisa acadêmica na universidade e as atividades inovativas das empresas. Os resultados da análise mostram que parcela significativa das interações universidade-empresa ocorre no mesmo espaço geográfico. A presença de grupos de pesquisa acadêmica na região, a localização de atividades inovativas nas empresas e a diversificação da estrutura produtiva local são fatores estimulam as interações universidade-empresa. Por fim, foram identificados efeitos espaciais importantes nas relações entre os grupos de pesquisa e as empresas, especialmente na análise de níveis geográficos mais desagregados.UFPRGarcia, RenatoAraújo, Veneziano de CastroMascarini, SueleneSantos, Emerson Gomes dos2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2768710.5380/re.v37i4.27687Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial2316-93970556-578210.5380/re.v37i4reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27687/18380info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-11T22:15:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/27687Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2012-09-11T22:15:32Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa
title Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa
spellingShingle Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa
Garcia, Renato
Interação universidade-empresa; Conhecimento e inovação; Proximidade geográfica.
title_short Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa
title_full Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa
title_fullStr Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa
title_full_unstemmed Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa
title_sort Os efeitos da proximidade geográfica para o estímulo da interação universidade-empresa
author Garcia, Renato
author_facet Garcia, Renato
Araújo, Veneziano de Castro
Mascarini, Suelene
Santos, Emerson Gomes dos
author_role author
author2 Araújo, Veneziano de Castro
Mascarini, Suelene
Santos, Emerson Gomes dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Renato
Araújo, Veneziano de Castro
Mascarini, Suelene
Santos, Emerson Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Interação universidade-empresa; Conhecimento e inovação; Proximidade geográfica.
topic Interação universidade-empresa; Conhecimento e inovação; Proximidade geográfica.
description Este trabalho tem como objetivo principal investigar o papel da proximidade geográfica para o fomento das interações universidade-empresa no Brasil, a partir de um exame das interações registradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa da base Lattes do CNPq, entre os grupos de pesquisa da universidade e as empresas. O principal argumento do trabalho é que a proximidade geográfica pode fomentar as interações universidade-empresa, uma vez que é capaz de criar canais específicos de comunicação, o que facilita o intercâmbio de informações e o compartilhamento do conhecimento e estimula as formas de relacionamento entre a pesquisa acadêmica na universidade e as atividades inovativas das empresas. Os resultados da análise mostram que parcela significativa das interações universidade-empresa ocorre no mesmo espaço geográfico. A presença de grupos de pesquisa acadêmica na região, a localização de atividades inovativas nas empresas e a diversificação da estrutura produtiva local são fatores estimulam as interações universidade-empresa. Por fim, foram identificados efeitos espaciais importantes nas relações entre os grupos de pesquisa e as empresas, especialmente na análise de níveis geográficos mais desagregados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27687
10.5380/re.v37i4.27687
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27687
identifier_str_mv 10.5380/re.v37i4.27687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/27687/18380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v37i4
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067452935307264