OS PROCESSOS DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL NO CINEMA E NA TELEVISÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/92 |
Resumo: | Os muitos pontos de interseção entre a ficção cinematográfica e a ficção televisiva brasileiras têm gerado, nos últimos anos, diversos estudos relativos a esses encontros. Do ponto de vista da linguagem, pensada como sistema significante, a discussão das relações entre cinema e televisão existem há muito tempo e têm se intensificado nos últimos anos. Porém, para além do que as peças audiovisuais apresentam em seus momentos de exibição, existem os processos de realização, que influem diretamente nos produtos audiovisuais. Tradicionalmente cinema e televisão, mesmo quando em produtos de mesmo gênero, têm processos de realização distintos, tratados de forma distinta em teorias e manuais práticos de realização. Mas essas diferenças tendem a ser muito menores hoje em dia, devido, entre outros motivos, ao fato de suportes de captação, bem como os modelos produtivos estarem muito mais próximos do que no passado. Alguns dos mais importantes diretores brasileiros têm percorrido esse caminho de mão dupla, entre eles Guel Arraes e Jorge Furtado. |
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