A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE NO CINEMA DOCUMENTÁRIO DE WERNER HERZOG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/168 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender, narrativa e esteticamente, o sentido de verdade no cinema documentário do diretor alemão Werner Herzog, trazendo o conceito de “Verdade Extática” (em alemão Ekstatische Wahrheit) cunhado pelo próprio cineasta para pensar seu espaço e tempo fílmicos. Entende-se essa condição de verdade como inimiga do meramente factual e que nos remete a essência vinda do êxtase no sentido da palavra grega ekstasis (ir para fora de si mesmo). Apresenta-se alguns elementos identificados no léxico narrativo-visual que representam a verdade herzoguiana e apreende, como explicita o cineasta, o estado de sublimidade em que algo mais profundo se torna possível. Pensamos o trabalho documentário do diretor a partir da relação estabelecida entre o artista e o cinema e consideramos o gênero documentário como uma representação do mundo via confrontação, o que, portanto, serve para as finalidades da arte e configura atos criativos do fazer cinematográfico. |
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