Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Jéssica Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56024
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Regiane Ribeiro
id UFPR_86f57955b29be537aa3f8548e0a7f71f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56024
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Frazão, Jéssica PereiraRibeiro, Regiane Regina, 1973-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2021-11-26T18:33:48Z2021-11-26T18:33:48Z2018https://hdl.handle.net/1884/56024Orientadora: Profa. Dra. Regiane RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 09/04/2018Inclui referências: p.154-163Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como o diretor alemão Werner Herzog utiliza a performance para compor sua mise-en-scène documentária, enfatizando a relação Homem-Natureza para construir momentos sublimes em sua narrativa, aos quais ele denomina de Verdade Extática (Ekstatische Wahrheit). Dentro da ampla filmografia documentária do diretor, escolhemos os documentários O Grande Êxtase do Entalhador Steiner (1974) e Gasherbrum - A montanha luminosa (1984), pois em ambos os protagonistas praticam esportes de aventura nos quais é possível perceber a potencialidade do risco pelo movimento do corpo em ação, uma composição performática significativa na narrativa herzoguiana. Por esta ótica, este trabalho divide-se em quatro partes. A primeira delas procura contextualizar a figura de Werner Herzog e estabelecer inferências que podem ter influenciado na construção do seu cinema de autor (Autorenkino). Na segunda parte, aprofundamos a discussão sobre o que vem a ser o conceito de Verdade Extática, vinculando-o ao debate teórico do cinema documentário sobre verdade e realismo. A terceira parte se dedica ao âmbito da performance, principalmente (mas não apenas) pelo viés de Erving Goffman (1967; 1971), uma vez que partimos da hipótese de que o elemento performático constitui o eixo estruturante da Verdade Extática. Por fim, a quarta parte se refere à análise das obras selecionadas, trabalhadas metodologicamente pelo âmbito da análise fílmica da imagem e do som (cinematográfica) de Aumont e Marie (2004). Nesta última etapa, partimos de três grandes pilares: paisagens fílmicas, banda sonora e corporeidades. Nossos resultados sugerem que as paisagens fílmicas em Herzog configuram um lugar desterritorializado e anti-referencial de estética romântica, dependendo, então, da capacidade prévia de subjetividade do espectador; já a banda sonora aponta principalmente para a estratégia retórica, interacional e autorreflexiva utilizada pelo cineasta para corroborar com a performance do ator social antes da execução, em que atos emocionais como admiração, humanidade e fragilidade são expostos; finalmente, as corporeidades em cena, essência máxima da ação performática, representam imageticamente, via emersão, o "ir para fora de si mesmo", determinador das experiências de sublimidade a partir do êxtase. Nas referidas categorias, o diretor faz constante uso de ensaio, repetição e autorreflexão para criar um processo de estilização, culminando no contexto em que seus personagens, em convergência com o entrecruzamento Homem/Natureza, podem atingir o clímax dos seus documentários, a Verdade Extática. Palavras-chave: Werner Herzog. Verdade Extática. Performance. Cinema Documentário. Cinema de Autor.Abstract: This research aims to analyse how the German director Werner Herzog uses performance to compose his documentary mise-en-scène, emphasizing the Man- Nature relationship to build sublime moments in his narrative, which he calls Ecstatic Truth (Ekstatische Wahrheit). Within the director's extensive documentary film set, we chose the documentaries The Great Ecstasy of Woodcarver Steiner (1974) and The Dark Glow of the Mountains (1984) since both refer to protagonists practicing extreme sports, in which the potentiality of risk by body movement in action means a significant performative composition in the Herzoguian narrative. From this perspective, this work is divided into four parts. The first one seeks to contextualize the figure of Werner Herzog and establish inferences that may have influenced the construction of his authorial cinema (Autorenkino). In the second part, we discuss the meaning of Ecstatic Truth, linking it to the theoretical debate about truth and realism in the documentary cinema. The third part deals with the concept of performance, mainly (but not only) by the bias of Erving Goffman (1967, 1971), since we assume that the performative element constitutes the central idea of Ecstatic Truth. Finally, the fourth part focuses on the selected films by using the picture and sound approach (iconic analysis) systematized by Aumont and Marie (2004). In this part, we take into account three big pillars: filmic landscapes, soundtrack and corporeities. Our results suggest that Herzog's filmic landscapes represent a deterritorialized and anti-referential zone, adopting romantic aesthetics and depending on the spectator's previous capacity of subjectivity; the soundtrack shows mainly the rhetorical, interactional and self-reflexive strategy operated by the filmmaker, supporting the social actor's performance by exposing emotional acts as admiration, humanity and fragility; finally, the staged corporeities, the essence of a performative action, represent, through emersion, the motto "to step outside oneself", determining the experiences of sublimity via ecstasy. Through the set of the categories analysed in this Thesis, Herzog makes uses of continuous rehearsal, repetition and self-reflection to create a process of stylization that culminates in designing an aimed context where his characters, in convergence with the intersection Man/Nature, can reach the climax of his documentaries, the Ecstatic Truth. Keywords: Werner Herzog. Ecstatic Truth. Performance. Documentary Film. Authorial Cinema.173 p. : il. (algumas color.).application/pdfDocumentário cinematográficoComunicaçãoHerzog, Werner, 1942-Cinema - PerformanceCinema de autorWhere reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzoginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JESSICA PEREIRA FRAZAO.pdfapplication/pdf3604372https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56024/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20PEREIRA%20FRAZAO.pdf83a7ef96d7ac0ee55b089d498fd9758fMD51open access1884/560242021-11-26 15:33:48.975open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56024Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-26T18:33:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
title Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
spellingShingle Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
Frazão, Jéssica Pereira
Documentário cinematográfico
Comunicação
Herzog, Werner, 1942-
Cinema - Performance
Cinema de autor
title_short Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
title_full Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
title_fullStr Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
title_full_unstemmed Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
title_sort Where reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzog
author Frazão, Jéssica Pereira
author_facet Frazão, Jéssica Pereira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ribeiro, Regiane Regina, 1973-
Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Frazão, Jéssica Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário cinematográfico
Comunicação
Herzog, Werner, 1942-
Cinema - Performance
Cinema de autor
topic Documentário cinematográfico
Comunicação
Herzog, Werner, 1942-
Cinema - Performance
Cinema de autor
description Orientadora: Profa. Dra. Regiane Ribeiro
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-26T18:33:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-26T18:33:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56024
url https://hdl.handle.net/1884/56024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56024/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20PEREIRA%20FRAZAO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 83a7ef96d7ac0ee55b089d498fd9758f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860669150068736