DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Juliana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/5
Resumo: Este trabalho analisará a representação do Regime Militar brasileiro no cinema contemporâneo nacional. A fundamentação teórica será desenvolvida para apresentar e relacionar formas de construção historiográficas e possibilidades de narrativa em diferentes gêneros cinematográficos. A análise será feita a partir da identificação de características de construção de discurso e pelo emprego de metodologia comparativa entre as representações cinematográficas do sequestro do embaixador americano em 1969, os filmes “O que é isso, companheiro?” e “Hércules 56”, respectivamente uma ficção e um documentário. A partir da análise do enredo de cada obra e da comparação entre os filmes, pretende-se levantar elementos de representação e descobrir quais as convergências/divergências entre as obras e suas similitudes com o fato histórico em questão.
id UFPR-19_290bf120b734bba300a82b47cd630258
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”Este trabalho analisará a representação do Regime Militar brasileiro no cinema contemporâneo nacional. A fundamentação teórica será desenvolvida para apresentar e relacionar formas de construção historiográficas e possibilidades de narrativa em diferentes gêneros cinematográficos. A análise será feita a partir da identificação de características de construção de discurso e pelo emprego de metodologia comparativa entre as representações cinematográficas do sequestro do embaixador americano em 1969, os filmes “O que é isso, companheiro?” e “Hércules 56”, respectivamente uma ficção e um documentário. A partir da análise do enredo de cada obra e da comparação entre os filmes, pretende-se levantar elementos de representação e descobrir quais as convergências/divergências entre as obras e suas similitudes com o fato histórico em questão.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/5REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 1 n. 1 (2014): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 23-392357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/5/10Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessBenetti, Juliana2023-08-07T19:04:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2023-08-07T19:04:54Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”
title DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”
spellingShingle DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”
Benetti, Juliana
title_short DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”
title_full DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”
title_fullStr DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”
title_full_unstemmed DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”
title_sort DA REALIDADE À FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NOS FILMES “HÉRCULES 56” E “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”
author Benetti, Juliana
author_facet Benetti, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Juliana
description Este trabalho analisará a representação do Regime Militar brasileiro no cinema contemporâneo nacional. A fundamentação teórica será desenvolvida para apresentar e relacionar formas de construção historiográficas e possibilidades de narrativa em diferentes gêneros cinematográficos. A análise será feita a partir da identificação de características de construção de discurso e pelo emprego de metodologia comparativa entre as representações cinematográficas do sequestro do embaixador americano em 1969, os filmes “O que é isso, companheiro?” e “Hércules 56”, respectivamente uma ficção e um documentário. A partir da análise do enredo de cada obra e da comparação entre os filmes, pretende-se levantar elementos de representação e descobrir quais as convergências/divergências entre as obras e suas similitudes com o fato histórico em questão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/5
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/5/10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 1 n. 1 (2014): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 23-39
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279216289579008