DA LITERATURA PARA O CINEMA: UMA ANÁLISE DE FIGURINO EM “O GRANDE GATSBY”
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/237 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o figurino dos protagonistas Jay Gatsby e Daisy Buchanan descrito no clássico da literatura “The Great Gatsby” (O Grande Gatsby), escrito pelo americano F. Scott Fitzgerald em 1925, em relação às obras cinematográficas homônimas ao livro produzidas no ano de 1974 e de 2013. Com esta finalidade, foram levantadas informações por meio de pesquisa bibliográfica sobre figurino e sua construção, bem como um estudo do livro e suas personagens, buscando conhecimento sobre o contexto histórico e os referenciais de moda da época em que se passa a narrativa, como materiais e modelagens utilizados. Após a elaboração do referencial teórico, foi desenvolvida a análise iconográfica que envolve a comparação dos figurinos retratados na obra literária com as adaptações para o cinema, baseando-se nos elementos estipulados por Castro e Costa (2010). Por fim, foi apresentada a discussão dos resultados, no qual foram expostas as similaridades entre as obras e verificada a influência das descrições de figurino do livro nas adaptações cinematográficas. |
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DA LITERATURA PARA O CINEMA: UMA ANÁLISE DE FIGURINO EM “O GRANDE GATSBY”O presente estudo tem como objetivo analisar o figurino dos protagonistas Jay Gatsby e Daisy Buchanan descrito no clássico da literatura “The Great Gatsby” (O Grande Gatsby), escrito pelo americano F. Scott Fitzgerald em 1925, em relação às obras cinematográficas homônimas ao livro produzidas no ano de 1974 e de 2013. Com esta finalidade, foram levantadas informações por meio de pesquisa bibliográfica sobre figurino e sua construção, bem como um estudo do livro e suas personagens, buscando conhecimento sobre o contexto histórico e os referenciais de moda da época em que se passa a narrativa, como materiais e modelagens utilizados. Após a elaboração do referencial teórico, foi desenvolvida a análise iconográfica que envolve a comparação dos figurinos retratados na obra literária com as adaptações para o cinema, baseando-se nos elementos estipulados por Castro e Costa (2010). Por fim, foi apresentada a discussão dos resultados, no qual foram expostas as similaridades entre as obras e verificada a influência das descrições de figurino do livro nas adaptações cinematográficas. REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2020-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/237REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 n. 1 (2020): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 119-1552357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/237/271Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Taynah SilveiraRizzi, Suelen2020-01-02T14:37:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/237Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-01-02T14:37:47Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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