O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aprile, Tainá Maraucci
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Galego, Luis Gustavo da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/571
Resumo: As produções cinematográficas representam, em nossa cultura, uma ferramenta capaz de formar conceitos a partir de sua desconstrução e reconstrução. Assim, o presente trabalho visa reforçar algumas idéias que algumas vezes são ignoradas em nosso cotidiano: a inclusão. Para isso, foram analisados os filmes “As vantagens de ser invisível” e “Meu filho, meu mundo”, que retratam o autismo  infantil. O autismo é caracterizado como um distúrbio do desenvolvimento infantil caracterizado pelo desvio qualitativo de comunicação, interação social e presença de padrões de comportamento. Este estudo busca desenvolver uma reflexão que auxilie no entendimento desse transtorno através do que os filmes retratam, de modo a facilitar a visualização dos sintomas e como se apresentam. Foram realizados estudos de caso com dois filmes apresentando personagens autistas, para realizar uma análise de como os personagens foram construídos aliados aos recursos cinematográficos ângulo e movimento de câmera, e verificar seu grau de autismo e quais características autísticas apresentam. A partir da análise dos filmes, conclui-se que ambos os personagens são autistas, mas em graus diferentes. 
id UFPR-19_9cc4f31f147e040431a41ede33165a04
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/571
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”As produções cinematográficas representam, em nossa cultura, uma ferramenta capaz de formar conceitos a partir de sua desconstrução e reconstrução. Assim, o presente trabalho visa reforçar algumas idéias que algumas vezes são ignoradas em nosso cotidiano: a inclusão. Para isso, foram analisados os filmes “As vantagens de ser invisível” e “Meu filho, meu mundo”, que retratam o autismo  infantil. O autismo é caracterizado como um distúrbio do desenvolvimento infantil caracterizado pelo desvio qualitativo de comunicação, interação social e presença de padrões de comportamento. Este estudo busca desenvolver uma reflexão que auxilie no entendimento desse transtorno através do que os filmes retratam, de modo a facilitar a visualização dos sintomas e como se apresentam. Foram realizados estudos de caso com dois filmes apresentando personagens autistas, para realizar uma análise de como os personagens foram construídos aliados aos recursos cinematográficos ângulo e movimento de câmera, e verificar seu grau de autismo e quais características autísticas apresentam. A partir da análise dos filmes, conclui-se que ambos os personagens são autistas, mas em graus diferentes. REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2023-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/571REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 10 n. 2 (2023): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 53-722357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/571/474Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessAprile, Tainá MaraucciGalego, Luis Gustavo da Conceição2023-06-12T11:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/571Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2023-06-12T11:52:12Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”
title O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”
spellingShingle O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”
Aprile, Tainá Maraucci
title_short O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”
title_full O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”
title_fullStr O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”
title_full_unstemmed O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”
title_sort O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”
author Aprile, Tainá Maraucci
author_facet Aprile, Tainá Maraucci
Galego, Luis Gustavo da Conceição
author_role author
author2 Galego, Luis Gustavo da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aprile, Tainá Maraucci
Galego, Luis Gustavo da Conceição
description As produções cinematográficas representam, em nossa cultura, uma ferramenta capaz de formar conceitos a partir de sua desconstrução e reconstrução. Assim, o presente trabalho visa reforçar algumas idéias que algumas vezes são ignoradas em nosso cotidiano: a inclusão. Para isso, foram analisados os filmes “As vantagens de ser invisível” e “Meu filho, meu mundo”, que retratam o autismo  infantil. O autismo é caracterizado como um distúrbio do desenvolvimento infantil caracterizado pelo desvio qualitativo de comunicação, interação social e presença de padrões de comportamento. Este estudo busca desenvolver uma reflexão que auxilie no entendimento desse transtorno através do que os filmes retratam, de modo a facilitar a visualização dos sintomas e como se apresentam. Foram realizados estudos de caso com dois filmes apresentando personagens autistas, para realizar uma análise de como os personagens foram construídos aliados aos recursos cinematográficos ângulo e movimento de câmera, e verificar seu grau de autismo e quais características autísticas apresentam. A partir da análise dos filmes, conclui-se que ambos os personagens são autistas, mas em graus diferentes. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/571
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/571/474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 10 n. 2 (2023): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 53-72
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217153605632