A UTILIZAÇÃO DO CINEMA SOB A LEITURA DA LEI 10.639/03
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/284 |
Resumo: | No presente artigo busca-se discorrer sobre a utilização do cinema enquanto recurso metodológico, oportunizando a prática de ensino, de modo, a contribuir para o ensino de diferentes temas em sala de aula, dentre eles a lei 10.639/03 que encontra resistência em diferentes aspectos educacionais e sociais por tratar da história e cultura afro-brasileira e africana. A utilização de filmes é um recurso metodológico comumente empregado em sala de aula, entretanto seu emprego se encontra condicionado a forma com que o professor o emprega de maneira a permitir com que os alunos adentrem na realidade proposta pelos realizadores considerando as peculiaridades de sua aplicação. Refletindo assim sobre o papel do imaginário do espectador, como também, dos significados presentes nas obras e de como as questões socioculturais e as relações raciais se refletem nas telas em um país onde a diversidade apesar de existente ainda é desconsiderada no que se concerne a representação e a forma como estas são interpretadas pelos seus espectadores. |
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A UTILIZAÇÃO DO CINEMA SOB A LEITURA DA LEI 10.639/03No presente artigo busca-se discorrer sobre a utilização do cinema enquanto recurso metodológico, oportunizando a prática de ensino, de modo, a contribuir para o ensino de diferentes temas em sala de aula, dentre eles a lei 10.639/03 que encontra resistência em diferentes aspectos educacionais e sociais por tratar da história e cultura afro-brasileira e africana. A utilização de filmes é um recurso metodológico comumente empregado em sala de aula, entretanto seu emprego se encontra condicionado a forma com que o professor o emprega de maneira a permitir com que os alunos adentrem na realidade proposta pelos realizadores considerando as peculiaridades de sua aplicação. Refletindo assim sobre o papel do imaginário do espectador, como também, dos significados presentes nas obras e de como as questões socioculturais e as relações raciais se refletem nas telas em um país onde a diversidade apesar de existente ainda é desconsiderada no que se concerne a representação e a forma como estas são interpretadas pelos seus espectadores.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/284REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 1 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 67-882357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/284/372Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Luiz Maurício Bentim da RochaSouza, Thaís Vieira Silva de2021-01-01T11:26:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/284Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-01-01T11:26:50Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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