A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224 |
Resumo: | Este trabalho retoma o período que circunscreve desde a época de domínio do mercado cinematográfico americano pela França até o momento em que os Estados Unidos passaram a liderar o mercado francês - que, por sua vez, passou a estabelecer medidas de proteção ao setor. Após esse período de liderança da empresa francesa Pathé, que se deu entre os anos 1905 a 1908, a expansão de Hollywood nos mercados mundiais ocorreu em virtude de ações estratégicas do governo americano e das empresas de produção, distribuição e exibição, para a racionalização da indústria cinematográfica e manutenção da hegemonia americana. Apesar da utilização dessas práticas protecionistas, os Estados Unidos adotaram a defesa das práticas de livre mercado para os bens culturais quando o governo francês reagiu à entrada de filmes americanos em seu mercado, no início da década de 1920. |
id |
UFPR-19_e6785a274b4f1f9a4b79a70ff69174f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/224 |
network_acronym_str |
UFPR-19 |
network_name_str |
Revista Livre de Cinema |
repository_id_str |
|
spelling |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XXEste trabalho retoma o período que circunscreve desde a época de domínio do mercado cinematográfico americano pela França até o momento em que os Estados Unidos passaram a liderar o mercado francês - que, por sua vez, passou a estabelecer medidas de proteção ao setor. Após esse período de liderança da empresa francesa Pathé, que se deu entre os anos 1905 a 1908, a expansão de Hollywood nos mercados mundiais ocorreu em virtude de ações estratégicas do governo americano e das empresas de produção, distribuição e exibição, para a racionalização da indústria cinematográfica e manutenção da hegemonia americana. Apesar da utilização dessas práticas protecionistas, os Estados Unidos adotaram a defesa das práticas de livre mercado para os bens culturais quando o governo francês reagiu à entrada de filmes americanos em seu mercado, no início da década de 1920.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2019-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 6 n. 3 (2019): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 28-442357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224/261Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessAndrietta, Gabriela2020-07-10T18:45:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/224Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-07-10T18:45:44Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
title |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
spellingShingle |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX Andrietta, Gabriela |
title_short |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
title_full |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
title_fullStr |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
title_full_unstemmed |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
title_sort |
A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
author |
Andrietta, Gabriela |
author_facet |
Andrietta, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrietta, Gabriela |
description |
Este trabalho retoma o período que circunscreve desde a época de domínio do mercado cinematográfico americano pela França até o momento em que os Estados Unidos passaram a liderar o mercado francês - que, por sua vez, passou a estabelecer medidas de proteção ao setor. Após esse período de liderança da empresa francesa Pathé, que se deu entre os anos 1905 a 1908, a expansão de Hollywood nos mercados mundiais ocorreu em virtude de ações estratégicas do governo americano e das empresas de produção, distribuição e exibição, para a racionalização da indústria cinematográfica e manutenção da hegemonia americana. Apesar da utilização dessas práticas protecionistas, os Estados Unidos adotaram a defesa das práticas de livre mercado para os bens culturais quando o governo francês reagiu à entrada de filmes americanos em seu mercado, no início da década de 1920. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224 |
url |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224/261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 6 n. 3 (2019): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 28-44 2357-8807 reponame:Revista Livre de Cinema instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Livre de Cinema |
collection |
Revista Livre de Cinema |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
relici@relici.org.br |
_version_ |
1809279216731029504 |