A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrietta, Gabriela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224
Resumo: Este trabalho retoma o período que circunscreve desde a época de domínio do mercado cinematográfico americano pela França até o momento em que os Estados Unidos passaram a liderar o mercado francês - que, por sua vez, passou a estabelecer medidas de proteção ao setor. Após esse período de liderança da empresa francesa Pathé, que se deu entre os anos 1905 a 1908, a expansão de Hollywood nos mercados mundiais ocorreu em virtude de ações estratégicas do governo americano e das empresas de produção, distribuição e exibição, para a racionalização da indústria cinematográfica e manutenção da hegemonia americana. Apesar da utilização dessas práticas protecionistas, os Estados Unidos adotaram a defesa das práticas de livre mercado para os bens culturais quando o governo francês reagiu à entrada de filmes americanos em seu mercado, no início da década de 1920.
id UFPR-19_e6785a274b4f1f9a4b79a70ff69174f4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/224
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XXEste trabalho retoma o período que circunscreve desde a época de domínio do mercado cinematográfico americano pela França até o momento em que os Estados Unidos passaram a liderar o mercado francês - que, por sua vez, passou a estabelecer medidas de proteção ao setor. Após esse período de liderança da empresa francesa Pathé, que se deu entre os anos 1905 a 1908, a expansão de Hollywood nos mercados mundiais ocorreu em virtude de ações estratégicas do governo americano e das empresas de produção, distribuição e exibição, para a racionalização da indústria cinematográfica e manutenção da hegemonia americana. Apesar da utilização dessas práticas protecionistas, os Estados Unidos adotaram a defesa das práticas de livre mercado para os bens culturais quando o governo francês reagiu à entrada de filmes americanos em seu mercado, no início da década de 1920.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2019-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 6 n. 3 (2019): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 28-442357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224/261Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessAndrietta, Gabriela2020-07-10T18:45:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/224Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-07-10T18:45:44Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
title A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
spellingShingle A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Andrietta, Gabriela
title_short A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
title_full A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
title_fullStr A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
title_full_unstemmed A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
title_sort A DISPUTA ENTRE ESTADOS UNIDOS E FRANÇA PELO MERCADO DE EXPORTAÇÃO DE IMAGINÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
author Andrietta, Gabriela
author_facet Andrietta, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrietta, Gabriela
description Este trabalho retoma o período que circunscreve desde a época de domínio do mercado cinematográfico americano pela França até o momento em que os Estados Unidos passaram a liderar o mercado francês - que, por sua vez, passou a estabelecer medidas de proteção ao setor. Após esse período de liderança da empresa francesa Pathé, que se deu entre os anos 1905 a 1908, a expansão de Hollywood nos mercados mundiais ocorreu em virtude de ações estratégicas do governo americano e das empresas de produção, distribuição e exibição, para a racionalização da indústria cinematográfica e manutenção da hegemonia americana. Apesar da utilização dessas práticas protecionistas, os Estados Unidos adotaram a defesa das práticas de livre mercado para os bens culturais quando o governo francês reagiu à entrada de filmes americanos em seu mercado, no início da década de 1920.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/224/261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 6 n. 3 (2019): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 28-44
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279216731029504