INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARARO, ANGELA CRISTINA
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: DAMASCENO FERREIRA, LUIZ DANILO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim de Ciências Geodésicas
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/21893
Resumo: Neste trabalho é aplicado o procedimento de interpolação ao caso das efemérides GPS, que são normalmente disponibilizadas em formato de tabelas, em intervalos de 5 ou 15 minutos. Algumas aplicações GPS necessitam de dados de efemérides a intervalos menores do que isto. Diversos métodos de interpolação têm sido usados para gerar posições e velocidades dos satélites GPS nos pontos intermediários das tabelas. Os métodos de interpolação abordados serão o polinomial e trigonométrico, e serão aplicados sobre as efemérides rápidas IGS, com 24 horas de dados, em intervalos de 5 minutos, contendo a posição (coordenadas x, y e z) dos satélites GPS em dois sistemas de coordenadas: geocêntrico rotacional (ou terrestre) e geocêntrico inercial. Testes para determinar o número ótimo de termos nas interpolações foram conduzidos. Os dois tipos de funções utilizadas se mostraram adequadas, mas a interpolação através de funções trigonométricas mostrou-se o método mais adequado a ser aplicado nas efemérides GPS disponibilizadas pelo IGS no formato SP3. Nesse caso o melhor desempenho do interpolador se deu com 7 termos, com as efemérides-fonte no sistema inercial. O melhor resultado para interpolação polinomial aconteceu no caso da função apresentar entre 9 e 11 termos.
id UFPR-2_34d3baf7bfe7dbd70e3f2cb582f31ca5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/21893
network_acronym_str UFPR-2
network_name_str Boletim de Ciências Geodésicas
repository_id_str
spelling INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPSGeociências; GeodésiaGeodésiaNeste trabalho é aplicado o procedimento de interpolação ao caso das efemérides GPS, que são normalmente disponibilizadas em formato de tabelas, em intervalos de 5 ou 15 minutos. Algumas aplicações GPS necessitam de dados de efemérides a intervalos menores do que isto. Diversos métodos de interpolação têm sido usados para gerar posições e velocidades dos satélites GPS nos pontos intermediários das tabelas. Os métodos de interpolação abordados serão o polinomial e trigonométrico, e serão aplicados sobre as efemérides rápidas IGS, com 24 horas de dados, em intervalos de 5 minutos, contendo a posição (coordenadas x, y e z) dos satélites GPS em dois sistemas de coordenadas: geocêntrico rotacional (ou terrestre) e geocêntrico inercial. Testes para determinar o número ótimo de termos nas interpolações foram conduzidos. Os dois tipos de funções utilizadas se mostraram adequadas, mas a interpolação através de funções trigonométricas mostrou-se o método mais adequado a ser aplicado nas efemérides GPS disponibilizadas pelo IGS no formato SP3. Nesse caso o melhor desempenho do interpolador se deu com 7 termos, com as efemérides-fonte no sistema inercial. O melhor resultado para interpolação polinomial aconteceu no caso da função apresentar entre 9 e 11 termos.Boletim de Ciências GeodésicasBulletin of Geodetic SciencesCNPqCARARO, ANGELA CRISTINADAMASCENO FERREIRA, LUIZ DANILO2011-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/21893Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 17, No 2 (2011)Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 17, No 2 (2011)1982-21701413-4853reponame:Boletim de Ciências Geodésicasinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/21893/14271info:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-05T13:54:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/21893Revistahttps://revistas.ufpr.br/bcgPUBhttps://revistas.ufpr.br/bcg/oaiqdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br1982-21701413-4853opendoar:2011-09-05T13:54:55Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS
title INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS
spellingShingle INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS
CARARO, ANGELA CRISTINA
Geociências; Geodésia
Geodésia
title_short INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS
title_full INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS
title_fullStr INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS
title_full_unstemmed INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS
title_sort INTERPOLAÇÃO DE EFEMÉRIDES GPS
author CARARO, ANGELA CRISTINA
author_facet CARARO, ANGELA CRISTINA
DAMASCENO FERREIRA, LUIZ DANILO
author_role author
author2 DAMASCENO FERREIRA, LUIZ DANILO
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv CARARO, ANGELA CRISTINA
DAMASCENO FERREIRA, LUIZ DANILO
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências; Geodésia
Geodésia
topic Geociências; Geodésia
Geodésia
description Neste trabalho é aplicado o procedimento de interpolação ao caso das efemérides GPS, que são normalmente disponibilizadas em formato de tabelas, em intervalos de 5 ou 15 minutos. Algumas aplicações GPS necessitam de dados de efemérides a intervalos menores do que isto. Diversos métodos de interpolação têm sido usados para gerar posições e velocidades dos satélites GPS nos pontos intermediários das tabelas. Os métodos de interpolação abordados serão o polinomial e trigonométrico, e serão aplicados sobre as efemérides rápidas IGS, com 24 horas de dados, em intervalos de 5 minutos, contendo a posição (coordenadas x, y e z) dos satélites GPS em dois sistemas de coordenadas: geocêntrico rotacional (ou terrestre) e geocêntrico inercial. Testes para determinar o número ótimo de termos nas interpolações foram conduzidos. Os dois tipos de funções utilizadas se mostraram adequadas, mas a interpolação através de funções trigonométricas mostrou-se o método mais adequado a ser aplicado nas efemérides GPS disponibilizadas pelo IGS no formato SP3. Nesse caso o melhor desempenho do interpolador se deu com 7 termos, com as efemérides-fonte no sistema inercial. O melhor resultado para interpolação polinomial aconteceu no caso da função apresentar entre 9 e 11 termos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/21893
url https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/21893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/21893/14271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
dc.source.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 17, No 2 (2011)
Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 17, No 2 (2011)
1982-2170
1413-4853
reponame:Boletim de Ciências Geodésicas
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Boletim de Ciências Geodésicas
collection Boletim de Ciências Geodésicas
repository.name.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br
_version_ 1799771721182478336