CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIXÃO, SILVANE K. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: NICHOLS, SUE, CARNEIRO, ANDREA F.T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim de Ciências Geodésicas
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/26454
Resumo: O cadastro territorial multifinalitário é considerado uma ferramenta eficaz para oordenamento territorial. Com o passar dos tempos, sua aplicação deixa de ser apenasfiscal e passa a ser mais direcionado à gestão territorial, à proteção ambiental e aodesenvolvimento sustentável. Num contexto mais amplo, a implementação docadastro multifinalitário traz benefícios gerenciais e de planejamento para asorganizações governamentais e para o setor privado. Além disso, proporcionabenefícios diretos aos cidadãos, melhoria no acesso às informações territoriais, maisprecisão na avaliação da propriedade em casos de compra ou venda, identificação dalocalização de serviços básicos, entre outros. Considerando esses aspectos, esteartigo tem como finalidade descrever de uma forma geral, os componentes docadastro territorial multinalitário e apresentar algumas reflexões acerca dosbenefícios da sua implementação. Descreve, ainda, os Cadastros 3D e 4D e discutealguns problemas sobre a implantação do cadastro multifinalitário no Brasil.
id UFPR-2_9066b5c2ac612117ed98b103f59d720d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/26454
network_acronym_str UFPR-2
network_name_str Boletim de Ciências Geodésicas
repository_id_str
spelling CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4DGeociências; GeodésiaCadastro Territorial Multifinalitário; Sistema de Informação Territorial (SIT); Cadastro 3D; Cadastro 4D; Gestão Territorial.O cadastro territorial multifinalitário é considerado uma ferramenta eficaz para oordenamento territorial. Com o passar dos tempos, sua aplicação deixa de ser apenasfiscal e passa a ser mais direcionado à gestão territorial, à proteção ambiental e aodesenvolvimento sustentável. Num contexto mais amplo, a implementação docadastro multifinalitário traz benefícios gerenciais e de planejamento para asorganizações governamentais e para o setor privado. Além disso, proporcionabenefícios diretos aos cidadãos, melhoria no acesso às informações territoriais, maisprecisão na avaliação da propriedade em casos de compra ou venda, identificação dalocalização de serviços básicos, entre outros. Considerando esses aspectos, esteartigo tem como finalidade descrever de uma forma geral, os componentes docadastro territorial multinalitário e apresentar algumas reflexões acerca dosbenefícios da sua implementação. Descreve, ainda, os Cadastros 3D e 4D e discutealguns problemas sobre a implantação do cadastro multifinalitário no Brasil.Boletim de Ciências GeodésicasBulletin of Geodetic SciencesPAIXÃO, SILVANE K. S.NICHOLS, SUECARNEIRO, ANDREA F.T.2012-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/26454Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 18, No 1 (2012)Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 18, No 1 (2012)1982-21701413-4853reponame:Boletim de Ciências Geodésicasinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/26454/17655info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-10T17:37:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/26454Revistahttps://revistas.ufpr.br/bcgPUBhttps://revistas.ufpr.br/bcg/oaiqdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br1982-21701413-4853opendoar:2012-04-10T17:37:19Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
title CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
spellingShingle CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
PAIXÃO, SILVANE K. S.
Geociências; Geodésia
Cadastro Territorial Multifinalitário; Sistema de Informação Territorial (SIT); Cadastro 3D; Cadastro 4D; Gestão Territorial.
title_short CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
title_full CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
title_fullStr CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
title_full_unstemmed CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
title_sort CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
author PAIXÃO, SILVANE K. S.
author_facet PAIXÃO, SILVANE K. S.
NICHOLS, SUE
CARNEIRO, ANDREA F.T.
author_role author
author2 NICHOLS, SUE
CARNEIRO, ANDREA F.T.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIXÃO, SILVANE K. S.
NICHOLS, SUE
CARNEIRO, ANDREA F.T.
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências; Geodésia
Cadastro Territorial Multifinalitário; Sistema de Informação Territorial (SIT); Cadastro 3D; Cadastro 4D; Gestão Territorial.
topic Geociências; Geodésia
Cadastro Territorial Multifinalitário; Sistema de Informação Territorial (SIT); Cadastro 3D; Cadastro 4D; Gestão Territorial.
description O cadastro territorial multifinalitário é considerado uma ferramenta eficaz para oordenamento territorial. Com o passar dos tempos, sua aplicação deixa de ser apenasfiscal e passa a ser mais direcionado à gestão territorial, à proteção ambiental e aodesenvolvimento sustentável. Num contexto mais amplo, a implementação docadastro multifinalitário traz benefícios gerenciais e de planejamento para asorganizações governamentais e para o setor privado. Além disso, proporcionabenefícios diretos aos cidadãos, melhoria no acesso às informações territoriais, maisprecisão na avaliação da propriedade em casos de compra ou venda, identificação dalocalização de serviços básicos, entre outros. Considerando esses aspectos, esteartigo tem como finalidade descrever de uma forma geral, os componentes docadastro territorial multinalitário e apresentar algumas reflexões acerca dosbenefícios da sua implementação. Descreve, ainda, os Cadastros 3D e 4D e discutealguns problemas sobre a implantação do cadastro multifinalitário no Brasil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/26454
url https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/26454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/26454/17655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
dc.source.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 18, No 1 (2012)
Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 18, No 1 (2012)
1982-2170
1413-4853
reponame:Boletim de Ciências Geodésicas
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Boletim de Ciências Geodésicas
collection Boletim de Ciências Geodésicas
repository.name.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br
_version_ 1799771722401972224