EXTRAÇÃO SEMIAUTOMÁTICA DE RODOVIAS NO ESPAÇO-OBJETO: USO INTEGRADO DE UM ESTEREOPAR DE IMAGENS AÉREAS E UM MDT
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim de Ciências Geodésicas |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/29210 |
Resumo: | Neste artigo é proposto um método semiautomático para extração de rodoviascombinando um estereopar de imagens aéreas de baixa resolução com um poliedrogerado a partir de um modelo digital do terreno (MDT). O problema é formulado noespaço-objeto através de uma função objetivo que modela o objeto ‘rodovia’ comouma curva suave e pertencente a uma superfície poliédrica. A função objetivoproposta depende também de informações radiométricas, que são acessadas noespaço-imagem via relação de colinearidade entre pontos da rodovia no espaçoobjetoe os correspondentes nos espaços imagem do estereopar. A linha poligonalque melhor modela a rodovia selecionada é obtida por otimização no espaço-objetoda função objetivo, tendo por base o algoritmo de programação dinâmica. Oprocesso de otimização é iterativo e dependente do fornecimento por um operadorde uma aproximação inicial para a rodovia selecionada. Os resultados obtidosmostraram que o método é robusto frente a anomalias existentes ao longo dasrodovias, tais como obstruções causadas por sombras e árvores. |
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EXTRAÇÃO SEMIAUTOMÁTICA DE RODOVIAS NO ESPAÇO-OBJETO: USO INTEGRADO DE UM ESTEREOPAR DE IMAGENS AÉREAS E UM MDTGeociências; FotogrametriaProgramação Dinâmica; Modelo de Rodovia; Extração de Feição; Extração de Rodovia; Imagens Aéreas.Neste artigo é proposto um método semiautomático para extração de rodoviascombinando um estereopar de imagens aéreas de baixa resolução com um poliedrogerado a partir de um modelo digital do terreno (MDT). O problema é formulado noespaço-objeto através de uma função objetivo que modela o objeto ‘rodovia’ comouma curva suave e pertencente a uma superfície poliédrica. A função objetivoproposta depende também de informações radiométricas, que são acessadas noespaço-imagem via relação de colinearidade entre pontos da rodovia no espaçoobjetoe os correspondentes nos espaços imagem do estereopar. A linha poligonalque melhor modela a rodovia selecionada é obtida por otimização no espaço-objetoda função objetivo, tendo por base o algoritmo de programação dinâmica. Oprocesso de otimização é iterativo e dependente do fornecimento por um operadorde uma aproximação inicial para a rodovia selecionada. Os resultados obtidosmostraram que o método é robusto frente a anomalias existentes ao longo dasrodovias, tais como obstruções causadas por sombras e árvores.Boletim de Ciências GeodésicasBulletin of Geodetic SciencesMARTINS, ÉRICO FERNANDO DE OLIVEIRADAL POZ, ALUIR PORFÍRIOZANIN1, RODRIGO BRUNO2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/29210Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 18, No 3 (2012)Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 18, No 3 (2012)1982-21701413-4853reponame:Boletim de Ciências Geodésicasinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/29210/19007info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-27T09:03:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/29210Revistahttps://revistas.ufpr.br/bcgPUBhttps://revistas.ufpr.br/bcg/oaiqdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br1982-21701413-4853opendoar:2012-09-27T09:03:51Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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Neste artigo é proposto um método semiautomático para extração de rodoviascombinando um estereopar de imagens aéreas de baixa resolução com um poliedrogerado a partir de um modelo digital do terreno (MDT). O problema é formulado noespaço-objeto através de uma função objetivo que modela o objeto ‘rodovia’ comouma curva suave e pertencente a uma superfície poliédrica. A função objetivoproposta depende também de informações radiométricas, que são acessadas noespaço-imagem via relação de colinearidade entre pontos da rodovia no espaçoobjetoe os correspondentes nos espaços imagem do estereopar. A linha poligonalque melhor modela a rodovia selecionada é obtida por otimização no espaço-objetoda função objetivo, tendo por base o algoritmo de programação dinâmica. Oprocesso de otimização é iterativo e dependente do fornecimento por um operadorde uma aproximação inicial para a rodovia selecionada. Os resultados obtidosmostraram que o método é robusto frente a anomalias existentes ao longo dasrodovias, tais como obstruções causadas por sombras e árvores. |
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