MUNDO: O WALTEN SOBERANO DE MARTIN HEIDEGGER E SEU ADVOGADO JACQUES DERRIDA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/33480 |
Resumo: | Soberania e a questão do mundo. Seguindo a proposta de Jacques Derrida de ler de perto a vinda, a chegada da Soberania por meio do conceito de mundo em Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude e solidão, de Martin Heidegger, este artigo expande seu escopo para alcançar anteriores significados de mundo em sua obra. Este movimento permite uma compreensão muito mais ampla dos caminhos que conduzem Heidegger ao ponto em que a soberania se transforma em questão. Após esta recapitulação, guiada sobretudo pela Fenomenologia da vida religiosa e por Sobre a Essência do fundamento, são tratados os temas envolvidos na análise comparativa feita por Heidegger, a qual impede que o animal tenha acesso à diferença ontológica e, por essa mesma razão, coloca o ser humano, o Dasein, numa posição única de superioridade e solidão. Enquanto Heidegger está interessado em traçar uma linha que distingue os homens de todos os demais entes, Derrida ressalta como o verbo alemão walten é empregado com o objetivo de estabelecer aquela diferença com apoio em algo maior que qualquer espécie de poder onto-teo-lógico ou antropológico conhecido pela tradição filosófica. O walten apela para algo completamente outro: soberania para além de toda soberania, ultra-soberania. |
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MUNDO: O WALTEN SOBERANO DE MARTIN HEIDEGGER E SEU ADVOGADO JACQUES DERRIDAMundo; Soberania; Martin Heidegger.Soberania e a questão do mundo. Seguindo a proposta de Jacques Derrida de ler de perto a vinda, a chegada da Soberania por meio do conceito de mundo em Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude e solidão, de Martin Heidegger, este artigo expande seu escopo para alcançar anteriores significados de mundo em sua obra. Este movimento permite uma compreensão muito mais ampla dos caminhos que conduzem Heidegger ao ponto em que a soberania se transforma em questão. Após esta recapitulação, guiada sobretudo pela Fenomenologia da vida religiosa e por Sobre a Essência do fundamento, são tratados os temas envolvidos na análise comparativa feita por Heidegger, a qual impede que o animal tenha acesso à diferença ontológica e, por essa mesma razão, coloca o ser humano, o Dasein, numa posição única de superioridade e solidão. Enquanto Heidegger está interessado em traçar uma linha que distingue os homens de todos os demais entes, Derrida ressalta como o verbo alemão walten é empregado com o objetivo de estabelecer aquela diferença com apoio em algo maior que qualquer espécie de poder onto-teo-lógico ou antropológico conhecido pela tradição filosófica. O walten apela para algo completamente outro: soberania para além de toda soberania, ultra-soberania..Pinto, Gabriel Rezende de Souza2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/direito/article/view/3348010.5380/rfdufpr.v56i0.33480Revista da Faculdade de Direito UFPR; v. 56 (2012)2236-72840104-331510.5380/rfdufpr.v56i0reponame:Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/direito/article/view/33480/21034info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-27T16:57:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/33480Revistahttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direitoPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/direito/oai||revistadireito@ufpr.br2236-72840104-3315opendoar:2014-06-27T16:57:46Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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