Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420 |
Resumo: | Este artigo teve o objetivo de compreender, por meio das narrativas autobiográficas, como os sujeitos percebem-se e constituem-se como agentes da própria formação no cotidiano de experiências escolares, através do processo da aprendizagem autorregulada. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Estadual de Ensino Fundamental, localizadas no município de Porto Alegre-RS. Participaram desse estudos 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi baseada nos ateliês biográficos de projetos. Foram organizadas sete sessões em grupos de cinco a dez alunos, com duração de 45 minutos cada uma. Todas as etapas foram realizadas no ambiente escolar. A análise dos resultados foi realizada por meio de um ângulo diferenciado e inovador inspirado na compreensão cênica. Os resultados evidenciaram três cenas que revelaram as relações dos múltiplos sujeitos envolvidos, a compreensão de si por meio da escuta do outro e as cenas esquecidas ou reprimidas. As etapas vivenciadas nos ateliês ajudaram os alunos participantes a compreenderem como eles se constroem enquanto alunos e como se auto-organizam para regular suas aprendizagens, para superar obstáculos e para se adaptarem o mundo escolar. Concluiu-se que a abordagem inspirada nos ateliês biográficos de projetos pode auxiliar na reflexão dos processos de autorregulação da aprendizagem, inserindo-se adequadamente numa dinâmica evolutiva do percurso educativo. |
id |
UFPR-4_06affb50d0c4878a2ff367de00a08dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49420 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de ProjetosEducação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagemPesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem.ensino-aprendizagemEste artigo teve o objetivo de compreender, por meio das narrativas autobiográficas, como os sujeitos percebem-se e constituem-se como agentes da própria formação no cotidiano de experiências escolares, através do processo da aprendizagem autorregulada. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Estadual de Ensino Fundamental, localizadas no município de Porto Alegre-RS. Participaram desse estudos 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi baseada nos ateliês biográficos de projetos. Foram organizadas sete sessões em grupos de cinco a dez alunos, com duração de 45 minutos cada uma. Todas as etapas foram realizadas no ambiente escolar. A análise dos resultados foi realizada por meio de um ângulo diferenciado e inovador inspirado na compreensão cênica. Os resultados evidenciaram três cenas que revelaram as relações dos múltiplos sujeitos envolvidos, a compreensão de si por meio da escuta do outro e as cenas esquecidas ou reprimidas. As etapas vivenciadas nos ateliês ajudaram os alunos participantes a compreenderem como eles se constroem enquanto alunos e como se auto-organizam para regular suas aprendizagens, para superar obstáculos e para se adaptarem o mundo escolar. Concluiu-se que a abordagem inspirada nos ateliês biográficos de projetos pode auxiliar na reflexão dos processos de autorregulação da aprendizagem, inserindo-se adequadamente numa dinâmica evolutiva do percurso educativo.UFPRCNPqBasso, Fabiane PuntelAbrahão, Maria Helena Menna Barreto2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-1891984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420/32579https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26638https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26639https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26640https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26641https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26642https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26643https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26644https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26645Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/49420Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos |
title |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos |
spellingShingle |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos Basso, Fabiane Puntel Educação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagem Pesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem. ensino-aprendizagem |
title_short |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos |
title_full |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos |
title_fullStr |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos |
title_full_unstemmed |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos |
title_sort |
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos |
author |
Basso, Fabiane Puntel |
author_facet |
Basso, Fabiane Puntel Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Fabiane Puntel Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagem Pesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem. ensino-aprendizagem |
topic |
Educação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagem Pesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem. ensino-aprendizagem |
description |
Este artigo teve o objetivo de compreender, por meio das narrativas autobiográficas, como os sujeitos percebem-se e constituem-se como agentes da própria formação no cotidiano de experiências escolares, através do processo da aprendizagem autorregulada. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Estadual de Ensino Fundamental, localizadas no município de Porto Alegre-RS. Participaram desse estudos 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi baseada nos ateliês biográficos de projetos. Foram organizadas sete sessões em grupos de cinco a dez alunos, com duração de 45 minutos cada uma. Todas as etapas foram realizadas no ambiente escolar. A análise dos resultados foi realizada por meio de um ângulo diferenciado e inovador inspirado na compreensão cênica. Os resultados evidenciaram três cenas que revelaram as relações dos múltiplos sujeitos envolvidos, a compreensão de si por meio da escuta do outro e as cenas esquecidas ou reprimidas. As etapas vivenciadas nos ateliês ajudaram os alunos participantes a compreenderem como eles se constroem enquanto alunos e como se auto-organizam para regular suas aprendizagens, para superar obstáculos e para se adaptarem o mundo escolar. Concluiu-se que a abordagem inspirada nos ateliês biográficos de projetos pode auxiliar na reflexão dos processos de autorregulação da aprendizagem, inserindo-se adequadamente numa dinâmica evolutiva do percurso educativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420/32579 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26638 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26639 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26640 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26641 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26642 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26643 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26644 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898205159424 |