Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Fabiane Puntel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420
Resumo: Este artigo teve o objetivo de compreender, por meio das narrativas autobiográficas, como os sujeitos percebem-se e constituem-se como agentes da própria formação no cotidiano de experiências escolares, através do processo da aprendizagem autorregulada. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Estadual de Ensino Fundamental, localizadas no município de Porto Alegre-RS. Participaram desse estudos 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi baseada nos ateliês biográficos de projetos. Foram organizadas sete sessões em grupos de cinco a dez alunos, com duração de 45 minutos cada uma. Todas as etapas foram realizadas no ambiente escolar. A análise dos resultados foi realizada por meio de um ângulo diferenciado e inovador inspirado na compreensão cênica. Os resultados evidenciaram três cenas que revelaram as relações dos múltiplos sujeitos envolvidos, a compreensão de si por meio da escuta do outro e as cenas esquecidas ou reprimidas. As etapas vivenciadas nos ateliês ajudaram os alunos participantes a compreenderem como eles se constroem enquanto alunos e como se auto-organizam para regular suas aprendizagens, para superar obstáculos e para se adaptarem o mundo escolar. Concluiu-se que a abordagem inspirada nos ateliês biográficos de projetos pode auxiliar na reflexão dos processos de autorregulação da aprendizagem, inserindo-se adequadamente numa dinâmica evolutiva do percurso educativo.
id UFPR-4_06affb50d0c4878a2ff367de00a08dbe
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49420
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de ProjetosEducação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagemPesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem.ensino-aprendizagemEste artigo teve o objetivo de compreender, por meio das narrativas autobiográficas, como os sujeitos percebem-se e constituem-se como agentes da própria formação no cotidiano de experiências escolares, através do processo da aprendizagem autorregulada. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Estadual de Ensino Fundamental, localizadas no município de Porto Alegre-RS. Participaram desse estudos 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi baseada nos ateliês biográficos de projetos. Foram organizadas sete sessões em grupos de cinco a dez alunos, com duração de 45 minutos cada uma. Todas as etapas foram realizadas no ambiente escolar. A análise dos resultados foi realizada por meio de um ângulo diferenciado e inovador inspirado na compreensão cênica. Os resultados evidenciaram três cenas que revelaram as relações dos múltiplos sujeitos envolvidos, a compreensão de si por meio da escuta do outro e as cenas esquecidas ou reprimidas. As etapas vivenciadas nos ateliês ajudaram os alunos participantes a compreenderem como eles se constroem enquanto alunos e como se auto-organizam para regular suas aprendizagens, para superar obstáculos e para se adaptarem o mundo escolar. Concluiu-se que a abordagem inspirada nos ateliês biográficos de projetos pode auxiliar na reflexão dos processos de autorregulação da aprendizagem, inserindo-se adequadamente numa dinâmica evolutiva do percurso educativo.UFPRCNPqBasso, Fabiane PuntelAbrahão, Maria Helena Menna Barreto2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-1891984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420/32579https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26638https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26639https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26640https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26641https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26642https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26643https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26644https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26645Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/49420Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
title Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
spellingShingle Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
Basso, Fabiane Puntel
Educação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagem
Pesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem.
ensino-aprendizagem
title_short Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
title_full Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
title_fullStr Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
title_full_unstemmed Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
title_sort Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
author Basso, Fabiane Puntel
author_facet Basso, Fabiane Puntel
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
author_role author
author2 Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Fabiane Puntel
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagem
Pesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem.
ensino-aprendizagem
topic Educação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagem
Pesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem.
ensino-aprendizagem
description Este artigo teve o objetivo de compreender, por meio das narrativas autobiográficas, como os sujeitos percebem-se e constituem-se como agentes da própria formação no cotidiano de experiências escolares, através do processo da aprendizagem autorregulada. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Estadual de Ensino Fundamental, localizadas no município de Porto Alegre-RS. Participaram desse estudos 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi baseada nos ateliês biográficos de projetos. Foram organizadas sete sessões em grupos de cinco a dez alunos, com duração de 45 minutos cada uma. Todas as etapas foram realizadas no ambiente escolar. A análise dos resultados foi realizada por meio de um ângulo diferenciado e inovador inspirado na compreensão cênica. Os resultados evidenciaram três cenas que revelaram as relações dos múltiplos sujeitos envolvidos, a compreensão de si por meio da escuta do outro e as cenas esquecidas ou reprimidas. As etapas vivenciadas nos ateliês ajudaram os alunos participantes a compreenderem como eles se constroem enquanto alunos e como se auto-organizam para regular suas aprendizagens, para superar obstáculos e para se adaptarem o mundo escolar. Concluiu-se que a abordagem inspirada nos ateliês biográficos de projetos pode auxiliar na reflexão dos processos de autorregulação da aprendizagem, inserindo-se adequadamente numa dinâmica evolutiva do percurso educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420/32579
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26638
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26639
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26640
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26641
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26642
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26643
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26644
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26645
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898205159424