Autonarrativas no fluxo da pesquisa: operando com operações dos observadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellanda, Nize Maria Campos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinto, Maira Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41109
Resumo: Os autores relatam o processo de investigação, em movimento, de um grupo de pesquisa transdisciplinar, constituído de cinco projetos de pesquisa vinculados, tendo como elemento organizador, o princípio de convergência, e, como eixo de convergência, o tema Educação e Complexidade.  A ênfase, aqui, é dada nas autonarrativas dos membros do grupo, que se constituem em dispositivos metodológicos de uma epistemologia complexa, considerando-se a necessidade de inclusão do observador na realidade observada. Nesse sentido, o que estamos fazendo com estas práticas é dar conta das operações dos próprios operadores, exercendo os pressupostos de segunda ordem, advindos da Segunda Cibernética. Palavras-chave: epistemologia da complexidade; autonarrativas, observador e observado.
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