Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13924 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é propor pesquisas que verifiquem como o contextoinstitucional brasileiro vem afetando as transformações ocorridas no ensinoprofissionalizante, a partir de 1964. Trata-se de um ensaio teórico querecomenda a pesquisa histórica, de caráter descritivo. A contextualizaçãodos fatos permite interpretar e compor o cenário das transformações daeducação profissional, no período em análise. A relação de influênciaentre o contexto institucional e as transformações ocorridas na educaçãoprofissional brasileira pode ser verificada mediante análise qualitativa queutilize mapeamentos de relação a serem gerados por análise documental.Os resultados a serem obtidos permitirão confirmar ou refutar as hipótesesde que os contextos institucionais e os valores disseminados, por ocasião dosancionamento das duas LDBs consideradas: 1971 e 1996, não se diferenciame caracterizam-se como neoliberais e que as pressões contextuais coercitivase normativas vêm afetando significativamente as transformações ocorridas naeducação profissional brasileira. A investigação destas hipóteses propiciaráum estudo relevante e ampliará a compreensão dos rumos determinadospara a educação profissional e suas conseqüências ao longo do tempo, possibilitando,inclusive, uma projeção futura, face à tendência de manutençãoe homogeneização dos valores legitimados na sociedade brasileira mediantemecanismos de dominação eficazes. |
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Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissionalReflections on the contemporary institutional Brazilian context and the changes in professional educationprofessional education; institutional context; educational legislation; educação profissional; contexto institucional; legislação educacionalO objetivo deste artigo é propor pesquisas que verifiquem como o contextoinstitucional brasileiro vem afetando as transformações ocorridas no ensinoprofissionalizante, a partir de 1964. Trata-se de um ensaio teórico querecomenda a pesquisa histórica, de caráter descritivo. A contextualizaçãodos fatos permite interpretar e compor o cenário das transformações daeducação profissional, no período em análise. A relação de influênciaentre o contexto institucional e as transformações ocorridas na educaçãoprofissional brasileira pode ser verificada mediante análise qualitativa queutilize mapeamentos de relação a serem gerados por análise documental.Os resultados a serem obtidos permitirão confirmar ou refutar as hipótesesde que os contextos institucionais e os valores disseminados, por ocasião dosancionamento das duas LDBs consideradas: 1971 e 1996, não se diferenciame caracterizam-se como neoliberais e que as pressões contextuais coercitivase normativas vêm afetando significativamente as transformações ocorridas naeducação profissional brasileira. A investigação destas hipóteses propiciaráum estudo relevante e ampliará a compreensão dos rumos determinadospara a educação profissional e suas conseqüências ao longo do tempo, possibilitando,inclusive, uma projeção futura, face à tendência de manutençãoe homogeneização dos valores legitimados na sociedade brasileira mediantemecanismos de dominação eficazes. The objective of this article is to consider research that verifies how theBrazilian institutional context has affected the occurred transformations inprofessionalizing education, since 1964. One is about a theoretical essaythat recommends the historical research, of descriptive character. Thecontextualization of the facts allows us to interpret and to compose thescene of the transformations of the professional education, in the periodof analysis. The relation of influence between the institutional context andthe occurred transformations in the Brazilian professional education can beverified by means of qualitative analysis that uses relation mappings to begenerated for documentary analysis. The results to be gotten will allow usto confirm or to refute the hypotheses that the institutional contexts and thespread values, for occasion of considered the two promulgation of LDBs:1971 and 1996. They are not differentiated and they are characterizedas neoliberal and the coercitive and normative contextual pressureshave significantly affected the occurred transformations in the Brazilianprofessional education. The inquiry of these hypotheses will propitiate anexcellent study and will extend the understanding of the routes determinedfor the professional education and its consequences throughout time,making also possible, a future projection, facing the maintenance trendand homogenization of the legitimated values in the Brazilian society bymeans of efficient mechanisms of domination.UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13924Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 233-250Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 233-250Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 233-2501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13924/9383https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13924/31124Jacometti, Márcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:06:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/13924Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:06:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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