Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206 |
Resumo: | Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola. |
id |
UFPR-4_0d086ee725c7aaf0bf143c5ae04db2c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/47206 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivasEducaçãoPaulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivasEducaçãoPaulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola.UFPRFreitas, Ana Lúcia Souza deForster, Mari Margarete dos Santos2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206/29223https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206/30241Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/47206Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas |
title |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas |
spellingShingle |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas Freitas, Ana Lúcia Souza de Educação Paulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivas Educação |
title_short |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas |
title_full |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas |
title_fullStr |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas |
title_full_unstemmed |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas |
title_sort |
Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas |
author |
Freitas, Ana Lúcia Souza de |
author_facet |
Freitas, Ana Lúcia Souza de Forster, Mari Margarete dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Forster, Mari Margarete dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Ana Lúcia Souza de Forster, Mari Margarete dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Paulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivas Educação |
topic |
Educação Paulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivas Educação |
description |
Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206/29223 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206/30241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894189113344 |