Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Lúcia Souza de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Forster, Mari Margarete dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206
Resumo: Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi  realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise  preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola.
id UFPR-4_0d086ee725c7aaf0bf143c5ae04db2c0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/47206
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivasEducaçãoPaulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivasEducaçãoPaulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi  realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise  preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola.UFPRFreitas, Ana Lúcia Souza deForster, Mari Margarete dos Santos2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206/29223https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206/30241Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/47206Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
title Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
spellingShingle Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
Freitas, Ana Lúcia Souza de
Educação
Paulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivas
Educação
title_short Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
title_full Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
title_fullStr Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
title_full_unstemmed Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
title_sort Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas
author Freitas, Ana Lúcia Souza de
author_facet Freitas, Ana Lúcia Souza de
Forster, Mari Margarete dos Santos
author_role author
author2 Forster, Mari Margarete dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Lúcia Souza de
Forster, Mari Margarete dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Paulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivas
Educação
topic Educação
Paulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivas
Educação
description Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi  realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise  preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206/29223
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206/30241
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 55-69
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894189113344