Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de apresentar a proposta de formação permanentede Paulo Freire como um paradigma contra-hegemônico, capaz de reagircriticamente aos modelos dominantes de formação. O texto expõe um panorama das críticas que vêm sendo feitas às políticas e práticas de formação de educadores e às racionalidades subjacentes às propostas que disputam projetos nesse campo de estudos e pesquisas. Na sequência, o paradigma de formação permanente de Paulo Freire, posto em ação na Secretaria de Educação do município de São Paulo (1989-1992), é discutido como uma possibilidade para construir, coletivamente, novas formas de agir e pensar na formação docente, em uma perspectiva crítico-transformadora. Por fim, são apontados resultados da pesquisa “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção”, que busca evidenciar a materialidade e a reinvenção do pensamento de Freire, em diferentes contextos educativos da realidade brasileira, no eixo da formação docente. A pesquisa tem sua origem na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vem se desenvolvendo em uma rede que congrega 28 pesquisadores vinculados a 14 Programas de Pós-Graduação em Educação, em 10 estados. |
id |
UFPR-4_1187aba1516a8989961222cef9a80a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/46865 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônicoEducaçãoPaulo Freire; Formação de educadores; Formação permanente; Cátedra Paulo FreireEducaçãoO artigo tem o objetivo de apresentar a proposta de formação permanentede Paulo Freire como um paradigma contra-hegemônico, capaz de reagircriticamente aos modelos dominantes de formação. O texto expõe um panorama das críticas que vêm sendo feitas às políticas e práticas de formação de educadores e às racionalidades subjacentes às propostas que disputam projetos nesse campo de estudos e pesquisas. Na sequência, o paradigma de formação permanente de Paulo Freire, posto em ação na Secretaria de Educação do município de São Paulo (1989-1992), é discutido como uma possibilidade para construir, coletivamente, novas formas de agir e pensar na formação docente, em uma perspectiva crítico-transformadora. Por fim, são apontados resultados da pesquisa “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção”, que busca evidenciar a materialidade e a reinvenção do pensamento de Freire, em diferentes contextos educativos da realidade brasileira, no eixo da formação docente. A pesquisa tem sua origem na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vem se desenvolvendo em uma rede que congrega 28 pesquisadores vinculados a 14 Programas de Pós-Graduação em Educação, em 10 estados.UFPRSaul, Ana MariaSaul, Alexandre2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 19-35Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 19-35Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 19-351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865/29221https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865/30239Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/46865Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico |
title |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico |
spellingShingle |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico Saul, Ana Maria Educação Paulo Freire; Formação de educadores; Formação permanente; Cátedra Paulo Freire Educação |
title_short |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico |
title_full |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico |
title_fullStr |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico |
title_full_unstemmed |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico |
title_sort |
Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico |
author |
Saul, Ana Maria |
author_facet |
Saul, Ana Maria Saul, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Saul, Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saul, Ana Maria Saul, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Paulo Freire; Formação de educadores; Formação permanente; Cátedra Paulo Freire Educação |
topic |
Educação Paulo Freire; Formação de educadores; Formação permanente; Cátedra Paulo Freire Educação |
description |
O artigo tem o objetivo de apresentar a proposta de formação permanentede Paulo Freire como um paradigma contra-hegemônico, capaz de reagircriticamente aos modelos dominantes de formação. O texto expõe um panorama das críticas que vêm sendo feitas às políticas e práticas de formação de educadores e às racionalidades subjacentes às propostas que disputam projetos nesse campo de estudos e pesquisas. Na sequência, o paradigma de formação permanente de Paulo Freire, posto em ação na Secretaria de Educação do município de São Paulo (1989-1992), é discutido como uma possibilidade para construir, coletivamente, novas formas de agir e pensar na formação docente, em uma perspectiva crítico-transformadora. Por fim, são apontados resultados da pesquisa “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção”, que busca evidenciar a materialidade e a reinvenção do pensamento de Freire, em diferentes contextos educativos da realidade brasileira, no eixo da formação docente. A pesquisa tem sua origem na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vem se desenvolvendo em uma rede que congrega 28 pesquisadores vinculados a 14 Programas de Pós-Graduação em Educação, em 10 estados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865/29221 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865/30239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 19-35 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 19-35 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 19-35 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900973400064 |