Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835 |
Resumo: | O livro Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro inscreve-se na perspectiva de registrar e publicizar, um processo produzido por sujeitos que se arriscam a transformar em prática o que defendem teoricamente. É um trabalho organizado coletivamente, por educadores e intelectuais do MST, sobre o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), descrevendo o cotidiano de estudantes e educadores integrados à escola através de uma vinculação política e militante a um Movimento Social, atendendo demandas formativas de um projeto político determinado. Escrito a partir de uma iniciativa de sistematização da prática do IEJC, adensado pela produção de trabalhos de pesquisa sobre o Instituto, segue uma lógica cronológica, não pretendendo fazer uma análise da prática e, inclui, reflexões a serem aprofundadas. Compõe-se de oito capítulos, em duas partes: a primeira trata do percurso histórico e da concepção de educação do IEJC e, a segunda, descreve seu funcionamento. Por ser uma produção realizada pelos participantes do processo tem uma escrita peculiar, propõem-se contribuir com a escola, o Movimento Social e no diálogo com outros processos. É uma obra descritiva, cujo percurso, com riqueza de detalhes e narrativa, mostra a construção dessa escola, sua “engenharia” e “arquitetura”. A primeira parte do livro apresenta as condições objetivas do lugar e do tempo em que se deu o percurso histórico do IEJC, o processo de constituição da escola, identificando seus principais períodos, os antecedentes, a construção inicial, os movimentos de construção pedagógica e o período de consolidação, acrescido da discussão do futuro do IEJC. |
id |
UFPR-4_0de1a0feef1f6927e0a359b6bac4e578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/39835 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de CastroO livro Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro inscreve-se na perspectiva de registrar e publicizar, um processo produzido por sujeitos que se arriscam a transformar em prática o que defendem teoricamente. É um trabalho organizado coletivamente, por educadores e intelectuais do MST, sobre o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), descrevendo o cotidiano de estudantes e educadores integrados à escola através de uma vinculação política e militante a um Movimento Social, atendendo demandas formativas de um projeto político determinado. Escrito a partir de uma iniciativa de sistematização da prática do IEJC, adensado pela produção de trabalhos de pesquisa sobre o Instituto, segue uma lógica cronológica, não pretendendo fazer uma análise da prática e, inclui, reflexões a serem aprofundadas. Compõe-se de oito capítulos, em duas partes: a primeira trata do percurso histórico e da concepção de educação do IEJC e, a segunda, descreve seu funcionamento. Por ser uma produção realizada pelos participantes do processo tem uma escrita peculiar, propõem-se contribuir com a escola, o Movimento Social e no diálogo com outros processos. É uma obra descritiva, cujo percurso, com riqueza de detalhes e narrativa, mostra a construção dessa escola, sua “engenharia” e “arquitetura”. A primeira parte do livro apresenta as condições objetivas do lugar e do tempo em que se deu o percurso histórico do IEJC, o processo de constituição da escola, identificando seus principais períodos, os antecedentes, a construção inicial, os movimentos de construção pedagógica e o período de consolidação, acrescido da discussão do futuro do IEJC.UFPRGhedini, Cecília Maria2015-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-3291984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835/24754https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835/30406info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/39835Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro |
title |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro |
spellingShingle |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro Ghedini, Cecília Maria |
title_short |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro |
title_full |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro |
title_fullStr |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro |
title_full_unstemmed |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro |
title_sort |
Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro |
author |
Ghedini, Cecília Maria |
author_facet |
Ghedini, Cecília Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghedini, Cecília Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O livro Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro inscreve-se na perspectiva de registrar e publicizar, um processo produzido por sujeitos que se arriscam a transformar em prática o que defendem teoricamente. É um trabalho organizado coletivamente, por educadores e intelectuais do MST, sobre o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), descrevendo o cotidiano de estudantes e educadores integrados à escola através de uma vinculação política e militante a um Movimento Social, atendendo demandas formativas de um projeto político determinado. Escrito a partir de uma iniciativa de sistematização da prática do IEJC, adensado pela produção de trabalhos de pesquisa sobre o Instituto, segue uma lógica cronológica, não pretendendo fazer uma análise da prática e, inclui, reflexões a serem aprofundadas. Compõe-se de oito capítulos, em duas partes: a primeira trata do percurso histórico e da concepção de educação do IEJC e, a segunda, descreve seu funcionamento. Por ser uma produção realizada pelos participantes do processo tem uma escrita peculiar, propõem-se contribuir com a escola, o Movimento Social e no diálogo com outros processos. É uma obra descritiva, cujo percurso, com riqueza de detalhes e narrativa, mostra a construção dessa escola, sua “engenharia” e “arquitetura”. A primeira parte do livro apresenta as condições objetivas do lugar e do tempo em que se deu o percurso histórico do IEJC, o processo de constituição da escola, identificando seus principais períodos, os antecedentes, a construção inicial, os movimentos de construção pedagógica e o período de consolidação, acrescido da discussão do futuro do IEJC. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835/24754 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835/30406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329 Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329 Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902544166912 |