Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghedini, Cecília Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835
Resumo: O livro Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro inscreve-se na perspectiva de registrar e publicizar, um processo produzido por sujeitos que se arriscam a transformar em prática o que defendem teoricamente. É um trabalho organizado coletivamente, por educadores e intelectuais do MST, sobre o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), descrevendo o cotidiano de estudantes e educadores integrados à escola através de uma vinculação política e militante a um Movimento Social, atendendo demandas formativas de um projeto político determinado.  Escrito a partir de uma iniciativa de sistematização da prática do IEJC, adensado pela produção de trabalhos de pesquisa sobre o Instituto, segue uma lógica cronológica, não pretendendo fazer uma análise da prática e, inclui, reflexões a serem aprofundadas. Compõe-se de oito capítulos, em duas partes: a primeira trata do percurso histórico e da concepção de educação do IEJC e, a segunda, descreve seu funcionamento. Por ser uma produção realizada pelos participantes do processo tem uma escrita peculiar, propõem-se contribuir com a escola, o Movimento Social e no diálogo com outros processos. É uma obra descritiva, cujo percurso, com riqueza de detalhes e narrativa, mostra a construção dessa escola, sua “engenharia” e “arquitetura”. A primeira parte do livro apresenta as condições objetivas do lugar e do tempo em que se deu o percurso histórico do IEJC, o processo de constituição da escola, identificando seus principais períodos, os antecedentes, a construção inicial, os movimentos de construção pedagógica e o período de consolidação, acrescido da discussão do futuro do IEJC.
id UFPR-4_0de1a0feef1f6927e0a359b6bac4e578
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/39835
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Escola em Movimento: Instituto de Josué de CastroO livro Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro inscreve-se na perspectiva de registrar e publicizar, um processo produzido por sujeitos que se arriscam a transformar em prática o que defendem teoricamente. É um trabalho organizado coletivamente, por educadores e intelectuais do MST, sobre o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), descrevendo o cotidiano de estudantes e educadores integrados à escola através de uma vinculação política e militante a um Movimento Social, atendendo demandas formativas de um projeto político determinado.  Escrito a partir de uma iniciativa de sistematização da prática do IEJC, adensado pela produção de trabalhos de pesquisa sobre o Instituto, segue uma lógica cronológica, não pretendendo fazer uma análise da prática e, inclui, reflexões a serem aprofundadas. Compõe-se de oito capítulos, em duas partes: a primeira trata do percurso histórico e da concepção de educação do IEJC e, a segunda, descreve seu funcionamento. Por ser uma produção realizada pelos participantes do processo tem uma escrita peculiar, propõem-se contribuir com a escola, o Movimento Social e no diálogo com outros processos. É uma obra descritiva, cujo percurso, com riqueza de detalhes e narrativa, mostra a construção dessa escola, sua “engenharia” e “arquitetura”. A primeira parte do livro apresenta as condições objetivas do lugar e do tempo em que se deu o percurso histórico do IEJC, o processo de constituição da escola, identificando seus principais períodos, os antecedentes, a construção inicial, os movimentos de construção pedagógica e o período de consolidação, acrescido da discussão do futuro do IEJC.UFPRGhedini, Cecília Maria2015-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-3291984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835/24754https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835/30406info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/39835Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
title Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
spellingShingle Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
Ghedini, Cecília Maria
title_short Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
title_full Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
title_fullStr Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
title_full_unstemmed Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
title_sort Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro
author Ghedini, Cecília Maria
author_facet Ghedini, Cecília Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghedini, Cecília Maria
dc.subject.none.fl_str_mv


description O livro Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro inscreve-se na perspectiva de registrar e publicizar, um processo produzido por sujeitos que se arriscam a transformar em prática o que defendem teoricamente. É um trabalho organizado coletivamente, por educadores e intelectuais do MST, sobre o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), descrevendo o cotidiano de estudantes e educadores integrados à escola através de uma vinculação política e militante a um Movimento Social, atendendo demandas formativas de um projeto político determinado.  Escrito a partir de uma iniciativa de sistematização da prática do IEJC, adensado pela produção de trabalhos de pesquisa sobre o Instituto, segue uma lógica cronológica, não pretendendo fazer uma análise da prática e, inclui, reflexões a serem aprofundadas. Compõe-se de oito capítulos, em duas partes: a primeira trata do percurso histórico e da concepção de educação do IEJC e, a segunda, descreve seu funcionamento. Por ser uma produção realizada pelos participantes do processo tem uma escrita peculiar, propõem-se contribuir com a escola, o Movimento Social e no diálogo com outros processos. É uma obra descritiva, cujo percurso, com riqueza de detalhes e narrativa, mostra a construção dessa escola, sua “engenharia” e “arquitetura”. A primeira parte do livro apresenta as condições objetivas do lugar e do tempo em que se deu o percurso histórico do IEJC, o processo de constituição da escola, identificando seus principais períodos, os antecedentes, a construção inicial, os movimentos de construção pedagógica e o período de consolidação, acrescido da discussão do futuro do IEJC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835/24754
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39835/30406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 325-329
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902544166912