Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Gilberto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2095
Resumo: A partir de três histórias de aula de português, cujos desencontros de interpretação exemplificam bem a distância grande que muitas vezes existe entre o que se ensina e o que se aprende, o texto propõe uma reflexão sobre o problema do confronto cultural que ocorre diariamente entre a linguagem da escola (do professor e dos textos) e a fala dos alunos, chamando a atenção para o aspecto educacionalmente danoso de ignorarmos a imensa diversidade cultural existente sob o teto falso da crença de que por sermos brasileiros falamos todos uma mesma língua. Portuguese class: teaching a foreign language for Brazilians Abstract With three histories of Portuguese language classes, whose misunderstandings exemplify the wide distance that not rarely exists between what is tough and what is learnt, this text propose a reflection about the problem of daily cultural confrontation that occurs between school language (from teacher and texts) and student speech. This text pays special attention for the specially damaging aspect of our ignorance to the immense cultural diversity, under the false belief that because we are Brazilians we speak the same language.
id UFPR-4_0fec0ceafae9cfb24a6d68fa23039837
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2095
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileirosensino de língua portuguesa; lingüística; língua portuguesa; leitura; Portuguese language teaching; linguistic; Portuguese language; reading. A partir de três histórias de aula de português, cujos desencontros de interpretação exemplificam bem a distância grande que muitas vezes existe entre o que se ensina e o que se aprende, o texto propõe uma reflexão sobre o problema do confronto cultural que ocorre diariamente entre a linguagem da escola (do professor e dos textos) e a fala dos alunos, chamando a atenção para o aspecto educacionalmente danoso de ignorarmos a imensa diversidade cultural existente sob o teto falso da crença de que por sermos brasileiros falamos todos uma mesma língua. Portuguese class: teaching a foreign language for Brazilians Abstract With three histories of Portuguese language classes, whose misunderstandings exemplify the wide distance that not rarely exists between what is tough and what is learnt, this text propose a reflection about the problem of daily cultural confrontation that occurs between school language (from teacher and texts) and student speech. This text pays special attention for the specially damaging aspect of our ignorance to the immense cultural diversity, under the false belief that because we are Brazilians we speak the same language. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2095Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 23-34Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 23-34Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 23-341984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2095/1747https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2095/31239de Castro, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2095Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
title Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
spellingShingle Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
de Castro, Gilberto
ensino de língua portuguesa; lingüística; língua portuguesa; leitura; Portuguese language teaching; linguistic; Portuguese language; reading.
title_short Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
title_full Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
title_fullStr Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
title_full_unstemmed Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
title_sort Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
author de Castro, Gilberto
author_facet de Castro, Gilberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua portuguesa; lingüística; língua portuguesa; leitura; Portuguese language teaching; linguistic; Portuguese language; reading.
topic ensino de língua portuguesa; lingüística; língua portuguesa; leitura; Portuguese language teaching; linguistic; Portuguese language; reading.
description A partir de três histórias de aula de português, cujos desencontros de interpretação exemplificam bem a distância grande que muitas vezes existe entre o que se ensina e o que se aprende, o texto propõe uma reflexão sobre o problema do confronto cultural que ocorre diariamente entre a linguagem da escola (do professor e dos textos) e a fala dos alunos, chamando a atenção para o aspecto educacionalmente danoso de ignorarmos a imensa diversidade cultural existente sob o teto falso da crença de que por sermos brasileiros falamos todos uma mesma língua. Portuguese class: teaching a foreign language for Brazilians Abstract With three histories of Portuguese language classes, whose misunderstandings exemplify the wide distance that not rarely exists between what is tough and what is learnt, this text propose a reflection about the problem of daily cultural confrontation that occurs between school language (from teacher and texts) and student speech. This text pays special attention for the specially damaging aspect of our ignorance to the immense cultural diversity, under the false belief that because we are Brazilians we speak the same language.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2095
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2095/1747
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2095/31239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 23-34
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 23-34
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 23-34
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902841962496