A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krawczyk, Nora Rut
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Vieira, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175
Resumo: Este artigo busca resgatar a inflexão ocorrida recentemente nas políticas educacionais da América Latina a partir de duas situações específicas, a do México e a do Chile. Considerando que tais políticas têm sido implementadas a partir de uma lógica relacionada à globalização capitalista em curso e são expressões da correlação de forças sociais num espaço concreto, propõe-se identificar de que forma diretrizes comuns, definidas por organismos internacionais, interagem com as características culturais vigentes em cada país. Tal preocupação advém da percepção acerca da função social da área educacional e de sua dinâmica como expressão das contradições. Conclui-se que, embora alvo de políticas semelhantes, a realidade educacional nos dois países expressa situações distintas: no México, tem-se uma “ruptura conservadora”, pelo seu caráter regressivo, e no Chile uma “continuidade conservadora”. The education reform in Mexico and Chile: appointments on ruptures and continuities Abstract This article intends to rescue the inflection recently occurred on the education politics of Latin America, taking as starting point two specific situations: Mexico and Chile. It considers that such politics have been implemented since a logic related to capitalist globalization in course, whose are expressions of the correlation of social forces in a concrete space; This article intends to identify in which way common guidelines, defined by international organisms, interact with effective cultural characteristics of each country. Such preoccupation is product of the perception of social function of the education area and its dynamics as contradictions expression. It is ended that, although goal of similar politics, education reality in these two countries expresses different situations: in Mexico, there is a “conservative rupture”, by its regressive character, and in Chile there is a “conservative continuity”.
id UFPR-4_102a66370f93139c7a9509e60096a797
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2175
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidadespolíticas educacionais, globalização, reformas educacionais na América Latina; education politics, globalization, education reforms in Latin America. Este artigo busca resgatar a inflexão ocorrida recentemente nas políticas educacionais da América Latina a partir de duas situações específicas, a do México e a do Chile. Considerando que tais políticas têm sido implementadas a partir de uma lógica relacionada à globalização capitalista em curso e são expressões da correlação de forças sociais num espaço concreto, propõe-se identificar de que forma diretrizes comuns, definidas por organismos internacionais, interagem com as características culturais vigentes em cada país. Tal preocupação advém da percepção acerca da função social da área educacional e de sua dinâmica como expressão das contradições. Conclui-se que, embora alvo de políticas semelhantes, a realidade educacional nos dois países expressa situações distintas: no México, tem-se uma “ruptura conservadora”, pelo seu caráter regressivo, e no Chile uma “continuidade conservadora”. The education reform in Mexico and Chile: appointments on ruptures and continuities Abstract This article intends to rescue the inflection recently occurred on the education politics of Latin America, taking as starting point two specific situations: Mexico and Chile. It considers that such politics have been implemented since a logic related to capitalist globalization in course, whose are expressions of the correlation of social forces in a concrete space; This article intends to identify in which way common guidelines, defined by international organisms, interact with effective cultural characteristics of each country. Such preoccupation is product of the perception of social function of the education area and its dynamics as contradictions expression. It is ended that, although goal of similar politics, education reality in these two countries expresses different situations: in Mexico, there is a “conservative rupture”, by its regressive character, and in Chile there is a “conservative continuity”. UFPR2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 77-98Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 77-98Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 77-981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175/1827https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175/31322Krawczyk, Nora RutVieira, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:17:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/2175Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:17:53Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades
title A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades
spellingShingle A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades
Krawczyk, Nora Rut
políticas educacionais, globalização, reformas educacionais na América Latina; education politics, globalization, education reforms in Latin America.
title_short A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades
title_full A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades
title_fullStr A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades
title_full_unstemmed A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades
title_sort A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre as rupturas e continuidades
author Krawczyk, Nora Rut
author_facet Krawczyk, Nora Rut
Vieira, Vera Lúcia
author_role author
author2 Vieira, Vera Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krawczyk, Nora Rut
Vieira, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv políticas educacionais, globalização, reformas educacionais na América Latina; education politics, globalization, education reforms in Latin America.
topic políticas educacionais, globalização, reformas educacionais na América Latina; education politics, globalization, education reforms in Latin America.
description Este artigo busca resgatar a inflexão ocorrida recentemente nas políticas educacionais da América Latina a partir de duas situações específicas, a do México e a do Chile. Considerando que tais políticas têm sido implementadas a partir de uma lógica relacionada à globalização capitalista em curso e são expressões da correlação de forças sociais num espaço concreto, propõe-se identificar de que forma diretrizes comuns, definidas por organismos internacionais, interagem com as características culturais vigentes em cada país. Tal preocupação advém da percepção acerca da função social da área educacional e de sua dinâmica como expressão das contradições. Conclui-se que, embora alvo de políticas semelhantes, a realidade educacional nos dois países expressa situações distintas: no México, tem-se uma “ruptura conservadora”, pelo seu caráter regressivo, e no Chile uma “continuidade conservadora”. The education reform in Mexico and Chile: appointments on ruptures and continuities Abstract This article intends to rescue the inflection recently occurred on the education politics of Latin America, taking as starting point two specific situations: Mexico and Chile. It considers that such politics have been implemented since a logic related to capitalist globalization in course, whose are expressions of the correlation of social forces in a concrete space; This article intends to identify in which way common guidelines, defined by international organisms, interact with effective cultural characteristics of each country. Such preoccupation is product of the perception of social function of the education area and its dynamics as contradictions expression. It is ended that, although goal of similar politics, education reality in these two countries expresses different situations: in Mexico, there is a “conservative rupture”, by its regressive character, and in Chile there is a “conservative continuity”.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175/1827
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2175/31322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 77-98
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 77-98
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 77-98
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893434138624